Como ter uma marca consciente do seu papel Muito além da sustentabilidade

Como ter uma marca consciente do seu papel? Muito além da sustentabilidade

Já parou para pensar o que é uma marca consciente? Alguns correriam para dizer que é uma marca focada em sustentabilidade e diversidade, como se apenas estes dois elementos fossem fundamentais para construir uma marca de sucesso.

Mas e se eu te falar que uma marca consciente do seu papel também é uma marca que sabe como selecionar e trabalhar até mesmo o design das lojas?


Pois é, no último artigo eu falei sobre o que é Design, o que é Produto e o que é Conteúdo. Se você não leu, dá uma olhada aqui.


Hoje eu vou falar sobre o papel do design em uma marca consciente. Então, vem comigo!

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O Papel do Design em uma marca consciente

Design não é somente um investimento que você faz para ter logotipos mais bonitos e agradáveis, para conquistar melhores resultados com a sua organização ou para ter postagens interessantes nas redes sociais. 

Todas as suas ações de Design são escolhidas, também, para passar uma mensagem.

E é neste momento que um problema aparece: em uma mentalidade 100% voltada para acúmulo de capital e riquezas, as mensagens tendem a ficar cada vez mais feias.

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Tente se lembrar de empresas que estão, obviamente, apenas atrás do dinheiro. Aquelas organizações que não se preocupam nem um pouco com posicionamento, motivação, valores, etc. Elas querem a grana.


Agora avalie as escolhas artísticas dessas empresas, você vai perceber que há dois tipos:

  • Escolhas copiadas (ou até plagiadas) feitas apenas para impressionar o público
  • Ou os designs “sem alma”, que existem apenas para cumprir uma função.

Nos dois casos, não existe uma profundidade artística verdadeira. O Design foi esvaziado do seu sentido de prazer estético e está mais como coisa. Como elemento vazio.


O Design pode ser bonito, atraente, agradável, mas não tem espírito. Está apenas como ferramenta de uma função. E com o passar do tempo, tende a ser esquecido.

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Como ter uma marca consciente do seu papel Muito além da sustentabilidade
Como ter uma marca consciente do seu papel Muito além da sustentabilidade

Agora lembre-se do Design das empresas que possuem uma camada extra

Ter uma marca consciente também é ter uma marca com diversas camadas, são elas:

  • Valores
  • Desejos
  • Objetivos
  • Paixões
  • Posições claras

Essas empresas usam o Design como uma maneira de materializar todo este conteúdo. Ou seja, cada escolha é feita com base em sentimentos reais, em mensagens reais. Mais do que “querer vender a qualquer custo”, essas empresas são realmente apaixonadas pelo o que entregam.


Basta comparar um produto da Apple com qualquer celular produzido pela pirataria.

Veja como a Pixar produz seus filmes, seus roteiros, seus conteúdos, e como grandes produtoras que fazem apenas filmes clichês investem em Design.


No fundo, no fundo. Todos nós sabemos distinguir conteúdo genuíno de conteúdo vazio.

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Mas eu não posso me preocupar com dinheiro e ter conteúdo?

Aí vem a dúvida, será que as empresas que focam em acumular capital estão todas erradas: bom, é claro que não.

Mas, uma marca consciente é uma marca que deseja crescer e se expandir, pois é capaz de assim ajudar mais pessoas e desenvolver mais soluções.


Aqui eu volto ao conceito de produto. Produto é aquilo que resolve um problema. Se o produto é apenas ego, então a marca será apenas ego.

Espero que o artigo de hoje tenha feito você refletir sobre o Papel do Design na sua Marca e como garantir que você tenha uma marca consciente, sobretudo nas questões sociais.


Agradeço a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação