Já parou para pensar o que é uma marca consciente? Alguns correriam para dizer que é uma marca focada em sustentabilidade e diversidade, como se apenas estes dois elementos fossem fundamentais para construir uma marca de sucesso.
Mas e se eu te falar que uma marca consciente do seu papel também é uma marca que sabe como selecionar e trabalhar até mesmo o design das lojas?
Pois é, no último artigo eu falei sobre o que é Design, o que é Produto e o que é Conteúdo. Se você não leu, dá uma olhada aqui.
Hoje eu vou falar sobre o papel do design em uma marca consciente. Então, vem comigo!
Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?
O Papel do Design em uma marca consciente
Design não é somente um investimento que você faz para ter logotipos mais bonitos e agradáveis, para conquistar melhores resultados com a sua organização ou para ter postagens interessantes nas redes sociais.
Todas as suas ações de Design são escolhidas, também, para passar uma mensagem.
E é neste momento que um problema aparece: em uma mentalidade 100% voltada para acúmulo de capital e riquezas, as mensagens tendem a ficar cada vez mais feias.
Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar
Faça o teste visual
Tente se lembrar de empresas que estão, obviamente, apenas atrás do dinheiro. Aquelas organizações que não se preocupam nem um pouco com posicionamento, motivação, valores, etc. Elas querem a grana.
Agora avalie as escolhas artísticas dessas empresas, você vai perceber que há dois tipos:
- Escolhas copiadas (ou até plagiadas) feitas apenas para impressionar o público
- Ou os designs “sem alma”, que existem apenas para cumprir uma função.
Nos dois casos, não existe uma profundidade artística verdadeira. O Design foi esvaziado do seu sentido de prazer estético e está mais como coisa. Como elemento vazio.
O Design pode ser bonito, atraente, agradável, mas não tem espírito. Está apenas como ferramenta de uma função. E com o passar do tempo, tende a ser esquecido.
Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?
Agora lembre-se do Design das empresas que possuem uma camada extra
Ter uma marca consciente também é ter uma marca com diversas camadas, são elas:
- Valores
- Desejos
- Objetivos
- Paixões
- Posições claras
Essas empresas usam o Design como uma maneira de materializar todo este conteúdo. Ou seja, cada escolha é feita com base em sentimentos reais, em mensagens reais. Mais do que “querer vender a qualquer custo”, essas empresas são realmente apaixonadas pelo o que entregam.
Basta comparar um produto da Apple com qualquer celular produzido pela pirataria.
Veja como a Pixar produz seus filmes, seus roteiros, seus conteúdos, e como grandes produtoras que fazem apenas filmes clichês investem em Design.
No fundo, no fundo. Todos nós sabemos distinguir conteúdo genuíno de conteúdo vazio.
Romero Lab te explica: o que são espaços instagramáveis?
Mas eu não posso me preocupar com dinheiro e ter conteúdo?
Aí vem a dúvida, será que as empresas que focam em acumular capital estão todas erradas: bom, é claro que não.
Mas, uma marca consciente é uma marca que deseja crescer e se expandir, pois é capaz de assim ajudar mais pessoas e desenvolver mais soluções.
Aqui eu volto ao conceito de produto. Produto é aquilo que resolve um problema. Se o produto é apenas ego, então a marca será apenas ego.
Espero que o artigo de hoje tenha feito você refletir sobre o Papel do Design na sua Marca e como garantir que você tenha uma marca consciente, sobretudo nas questões sociais.
Agradeço a leitura e até a próxima!