5 estratégias de design para o inverno no varejo

5 estratégias de design para o inverno no varejo

Chegou o inverno, para muitos, a estação mais elegante do ano, para outros, tempo de ficar em casa e fugir do frio. Independente de qual seja o seu perfil, essas 5 estratégias de design para o inverno no varejo vão fazer a sua loja brilhar.

Então, vem comigo, pois eu trago conselhos que meus clientes e meus parceiros usam todos os dias em suas lojas. Transformando resultados e melhorando as vendas.

Vamos lá? Bora! 

Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar

Vamos começar com a Vitrine

Uma vitrine bem decorada é um excelente chamariz para os clientes. Por isso, vale a pena caprichar nesse quesito.

Veja algumas opções para não errar na sua loja:

  • Aposte no vintage: objetos atraentes do passado estão na moda. Portanto, use-os para compor sua vitrine. Aposte em metais e peças antigas. Os tons de cobre também o ajudarão a aperfeiçoar essa atmosfera que lembra o passado.
  • Dê um toque pessoal: outra tendência muito popular nesta temporada nas vitrines é o design artesanal. Se você é bom em desenhar ou conhece algum profissional das artes, não hesite em utilizar alguns elementos na decoração de sua vitrine.
  • Decoração emocional: você também tem a possibilidade de utilizar sua vitrine para escrever mensagens positivas e, assim, anunciar a chegada do outono de maneira original aos seus clientes.
  • Decoração ecológica: a natureza está na moda! Você pode utilizar elementos, caixas de madeira ou cestas cheias de frutas ou legumes artificiais, paletes ou regadores. Com certeza, sua vitrine não passará despercebida.

Saiba mais: O que é Rollout e por que você está perdendo $ com projetos?

O Barroco vem forte

Desde o inverno passado a moda vem permitindo aos poucos a inserção de elementos decorativistas ao visual.

Assim, pedras preciosas passaram a iluminar as produções, maxicolares tiraram camisetas simples da mesmice e sapatos ultra ornamentados passaram a fazer parte do closet das fashionistas.

O universo barroco, estilo artístico que despontou entre o final do século 16 e sobreviveu até meados do século 18, recheado de dinamismo, contrastes fortes, dramaticidade, exuberância e profusão de brilhos e formas, mostra seu viés mais opulento e invade as roupas românticas da estação.

Estampas florais, bordados, aplicações e ornamentos que lembram o estilo não se limitam às roupas e invadem tiaras, brincos, bolsas e sapatos.

Grifes como Dolce & Gabbana, Alexander McQueen, Balmain e Emilio Pucci beberam na fonte carregada que passa a dominar a moda. Na estação, o mais importante é chamar atenção com exuberância de sofisticação.

Leia também: O que é Digital Storytelling para varejo e como usar?

Atenção à simbologia

Visto que se trata de vitrines sazonais, as ambientações invernais devem valer-se de simbologias que remetem o passante ao conceito da temporada em poucos segundos.

O contraste entre frio e calor é bastante utilizado neste processo.

Cenografias que associam o espaço da vitrine à ideia de um local gelado, mas que mostram que os acessórios aquecem os looks são bem-sucedidas”, defende ele.

Nesta linha, pelos e pelúcias podem servir de acabamento a displays e mostruários, sobre cenários de aspecto gélido.

Outro tipo de cenografia, que vai e volta, é a ligado ao gelo.

Apesar de no Brasil não termos um inverno tão rigoroso quanto no Hemisfério Norte, é interessante trabalhar com este tema.

5 estratégias de design para o inverno no varejo
5 estratégias de design para o inverno no varejo

Acredite na Empatia (lições de Design Thinking para o Design de Varejo)

Ter empatia é saber se colocar no lugar do outro e agir de acordo com essa perspectiva. 

Para isso, é importante entender as emoções que motivam as ações do consumidor, porque são elas que determinam seus comportamentos.

Muitas pessoas decidiram estocar produtos de limpeza e alimentação básica por conta da quarentena, gerando desafios para o varejo.

Nesse cenário, algumas lojas aumentaram os preços das mercadorias para controlar a demanda e ainda garantir o próprio lucro. Mas isso é a solução?

Com empatia, fica fácil entender que a ansiedade causada pela pandemia faz as pessoas estocarem recursos básicos.

Aumentar os preços só aumenta a sensação de escassez, além de ser crime contra a economia doméstica.

O design thinking, por outro lado, te ajuda a encontrar soluções para controlar esse fluxo no varejo.

Tenha um plano para lucrar 

De nada ainda uma boa localização e bons produtos se você não criar um ótimo planejamento para a sua loja de roupas.

E um planejamento vai muito além de saber o quanto você está lucrando.

Além de tabelas de um controle através de planilhas (de estoque, do financeiro, etc), é  preciso colocar na ponta do lápis suas metas, planejando-as da seguinte maneira: 

  • Planejamento estratégico: de longo prazo, que consiste no que você quer alcançar no período de 5 a 10 anos.
  • Planejamento tático: de médio prazo, que delimita o planejamento dos setores da sua loja, como financeiro, vendas e as estratégias para as vendas de inverno. 
  • Planejamento operacional: de curto prazo, consiste em direcionar as funções do dia a dia de cada área, delimitando as tarefas de cada funcionário.

Prontinho, essas foram as 5 dicas de design para o inverno no varejo


Gostou do conteúdo de hoje? Então, continue acompanhando o Blog. Pois estamos iniciando uma sequência de publicações que vão falar especialmente desta estação tão amada pelos clientes.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação