Chegou o inverno, para muitos, a estação mais elegante do ano, para outros, tempo de ficar em casa e fugir do frio. Independente de qual seja o seu perfil, essas 5 estratégias de design para o inverno no varejo vão fazer a sua loja brilhar.
Então, vem comigo, pois eu trago conselhos que meus clientes e meus parceiros usam todos os dias em suas lojas. Transformando resultados e melhorando as vendas.
Vamos lá? Bora!
Você sabe o que é Marketing Emocional no varejo? Vou explicar
Vamos começar com a Vitrine
Uma vitrine bem decorada é um excelente chamariz para os clientes. Por isso, vale a pena caprichar nesse quesito.
Veja algumas opções para não errar na sua loja:
- Aposte no vintage: objetos atraentes do passado estão na moda. Portanto, use-os para compor sua vitrine. Aposte em metais e peças antigas. Os tons de cobre também o ajudarão a aperfeiçoar essa atmosfera que lembra o passado.
- Dê um toque pessoal: outra tendência muito popular nesta temporada nas vitrines é o design artesanal. Se você é bom em desenhar ou conhece algum profissional das artes, não hesite em utilizar alguns elementos na decoração de sua vitrine.
- Decoração emocional: você também tem a possibilidade de utilizar sua vitrine para escrever mensagens positivas e, assim, anunciar a chegada do outono de maneira original aos seus clientes.
- Decoração ecológica: a natureza está na moda! Você pode utilizar elementos, caixas de madeira ou cestas cheias de frutas ou legumes artificiais, paletes ou regadores. Com certeza, sua vitrine não passará despercebida.
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O Barroco vem forte
Desde o inverno passado a moda vem permitindo aos poucos a inserção de elementos decorativistas ao visual.
Assim, pedras preciosas passaram a iluminar as produções, maxicolares tiraram camisetas simples da mesmice e sapatos ultra ornamentados passaram a fazer parte do closet das fashionistas.
O universo barroco, estilo artístico que despontou entre o final do século 16 e sobreviveu até meados do século 18, recheado de dinamismo, contrastes fortes, dramaticidade, exuberância e profusão de brilhos e formas, mostra seu viés mais opulento e invade as roupas românticas da estação.
Estampas florais, bordados, aplicações e ornamentos que lembram o estilo não se limitam às roupas e invadem tiaras, brincos, bolsas e sapatos.
Grifes como Dolce & Gabbana, Alexander McQueen, Balmain e Emilio Pucci beberam na fonte carregada que passa a dominar a moda. Na estação, o mais importante é chamar atenção com exuberância de sofisticação.
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Atenção à simbologia
Visto que se trata de vitrines sazonais, as ambientações invernais devem valer-se de simbologias que remetem o passante ao conceito da temporada em poucos segundos.
O contraste entre frio e calor é bastante utilizado neste processo.
Cenografias que associam o espaço da vitrine à ideia de um local gelado, mas que mostram que os acessórios aquecem os looks são bem-sucedidas”, defende ele.
Nesta linha, pelos e pelúcias podem servir de acabamento a displays e mostruários, sobre cenários de aspecto gélido.
Outro tipo de cenografia, que vai e volta, é a ligado ao gelo.
Apesar de no Brasil não termos um inverno tão rigoroso quanto no Hemisfério Norte, é interessante trabalhar com este tema.
Acredite na Empatia (lições de Design Thinking para o Design de Varejo)
Ter empatia é saber se colocar no lugar do outro e agir de acordo com essa perspectiva.
Para isso, é importante entender as emoções que motivam as ações do consumidor, porque são elas que determinam seus comportamentos.
Muitas pessoas decidiram estocar produtos de limpeza e alimentação básica por conta da quarentena, gerando desafios para o varejo.
Nesse cenário, algumas lojas aumentaram os preços das mercadorias para controlar a demanda e ainda garantir o próprio lucro. Mas isso é a solução?
Com empatia, fica fácil entender que a ansiedade causada pela pandemia faz as pessoas estocarem recursos básicos.
Aumentar os preços só aumenta a sensação de escassez, além de ser crime contra a economia doméstica.
O design thinking, por outro lado, te ajuda a encontrar soluções para controlar esse fluxo no varejo.
Tenha um plano para lucrar
De nada ainda uma boa localização e bons produtos se você não criar um ótimo planejamento para a sua loja de roupas.
E um planejamento vai muito além de saber o quanto você está lucrando.
Além de tabelas de um controle através de planilhas (de estoque, do financeiro, etc), é preciso colocar na ponta do lápis suas metas, planejando-as da seguinte maneira:
- Planejamento estratégico: de longo prazo, que consiste no que você quer alcançar no período de 5 a 10 anos.
- Planejamento tático: de médio prazo, que delimita o planejamento dos setores da sua loja, como financeiro, vendas e as estratégias para as vendas de inverno.
- Planejamento operacional: de curto prazo, consiste em direcionar as funções do dia a dia de cada área, delimitando as tarefas de cada funcionário.
Prontinho, essas foram as 5 dicas de design para o inverno no varejo
Gostou do conteúdo de hoje? Então, continue acompanhando o Blog. Pois estamos iniciando uma sequência de publicações que vão falar especialmente desta estação tão amada pelos clientes.
Agradeço a leitura e até a próxima!