Com um bom banco de dados você é capaz de prever ações no seu varejo, melhorar as suas vendas e até entender muito melhor o comportamento do consumidor.
E quem pensa que para gerir um banco de dados é preciso muito, hoje vou explicar que, na realidade, é possível fazer isso de uma maneira muito mais simples.
Então, veja essas dicas de como montar um banco de dados para o seu varejo e aumentar as suas vendas.
Vem comigo.
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O que é um Banco de Dados
Um banco de dados de clientes é uma coleção de dados estruturados sobre o perfil, interesses e comportamentos dos consumidores que se relacionam com uma marca.
Em inglês, pode ser chamada de Customer Database ou Customer Data Platform.
Estas são algumas informações que podem constar em uma base de dados de clientes:
- Dados de contato: nome, endereço, telefone, email etc.
- Dados demográficos: idade, gênero, estado civil, renda, composição familiar etc.
- Comportamento de navegação: páginas visitadas, formulários preenchidos, conteúdos baixados etc.
- Comportamento de compra: últimas compras, preferências por categorias de produtos, gastos mensais, etapa da jornada de compra etc.
- Dados de negócio (para clientes B2B): setor de atuação, número de funcionários, faturamento anual etc.
Essas informações podem ser reunidas em uma planilha simples, mas o ideal é gerenciá-las em uma plataforma de CRM (gestão de relacionamento com cliente), que oferece mais eficiência, agilidade e recursos de automação de marketing.
Dessa forma, os dados dos clientes podem ser usados para embasar a tomada de decisões das empresas, criar melhores estratégias e automatizar o relacionamento com os consumidores.
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Os dados podem vir de vários canais como:
- reuniões com possíveis clientes;
- pesquisas de satisfação com o trabalho;
- feedback pelo site da empresa;
- avaliações nas redes sociais;
- perfil de público nas redes sociais;
- pesquisas de mercado, etc.
As informações sobre o desempenho interno da empresa como faturamento, crescimento anual, total de investimentos, dentre outros fatores, também contribuem para fortalecer seu banco de dados para pequenas empresas.
Ofereça conteúdos relevantes
Caso a sua empresa já tenha uma conta nas redes sociais, o primeiro passo a se dar é elaborar um cronograma para as publicações.
Portanto, esse canal digital permite que você oferte os seus serviços ou produtos, divulgue notícias da sua área de atuação ou, até mesmo, exponha dicas relevantes e que agreguem valor para o seu público.
Aproveite também para explorar o blog no seu site com a divulgação de textos que ajudem a solucionar o problema ou a dor da sua persona.
Esses conteúdos podem ser divulgados por blog, post, infográficos, planilhas, podcast e outras formas de comunicação digital.
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Um CRM ajuda muito
Já que coletar e analisar dados é tão importante para fidelizar clientes no varejo, o ideal é contar com um CRM. Esse recurso vai criar um “histórico” de interação e de preferências de cada shopper, o que facilita a análise e até a segmentação de público.
Alguns CRM possuem uma opção diferenciada para o varejo, pois tem integração no PDV.
Assim que o cliente finaliza uma compra, ele já digita o CPF e as informações são captadas na hora. Com o uso adequado desses conhecimentos, é possível tomar decisões cada vez melhores.
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E-mail marketing
O e-mail é um ótimo canal para direcionar ações de fidelização de clientes.
Assim como na dica anterior, ele também precisa ser bem pensado e de acordo com o perfil que o seu consumidor ideal tem.
Por isso, vale investir em ações bem segmentadas de e-mail marketing.
Crie listas de segmentação para enviar campanhas por e-mail, como por exemplo: conteúdos diferenciados para clientes recorrentes; clientes que compraram apenas uma vez; clientes com ticket médio mais alto; clientes com faixas etárias diferentes e muito mais!
SMS
Muitos empreendedores cometem o erro de achar que a mensagem SMS morreu. Pelo contrário!
Esse tipo de mensagem tem também suas funções no dia de hoje para atrair e fidelizar clientes.
Além do envio de promoções e alertas por mensagem de texto, a tecnologia já permite pensar em ações como SMS por proximidade.
Nesse formato de campanha, a loja consegue enviar uma mensagem para clientes que estão nas redondezas, via Bluetooth.
Um ótimo jeito de convidar o cliente a voltar, oferecendo um brinde ou divulgando uma promoção.
File-based
Em 1968 foi o ano em que os bancos de dados file-based foram introduzidos.
Em banco de dados file-based, bancos de dados eram mantidos em flat file, ou seja, arquivos sem nível hierárquico. Embora os arquivos tenham muitas vantagens, há diversas limitações.
Uma das maiores vantagens é que o sistema de arquivos tem vários métodos de acesso, por exemplo: sequencial, indexado, e aleatório.
Isso exige programação de terceira geração com linguagens como COBOL, BASIC.
Prontinho.
Seguindo essas dicas você terá um banco de dados muito mais organizado e pronto.
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Agradeço a leitura e até a próxima.