8 Dicas maravilhosas para varejistas

8 Dicas maravilhosas para varejistas

O artigo que eu quero te mostrar hoje é bem direto ao ponto, são 10 dicas maravilhosas para varejistas.

Aquelas dicas que quando você coloca em prática mudam completamente as regras do jogo para a sua empresa.

Então, vamos lá, vamos falar sobre essas 10 dicas para varejistas.

Fique confortável e aproveite a leitura! 

Veja também: Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

Capacite sua equipe

Existem diversos perfis de clientes e cada um deve ser tratado de uma maneira diferente. Por isso mesmo é que a sua equipe de vendas precisa de capacitações constantes.

Assim, você traz novas habilidades interpessoais e de negociação, visando sempre promover um atendimento de excelência.

Portanto, somente o treinamento constante ajuda a lapidar a equipe e motivar a todos no alcance das metas. A sua equipe está treinando ou só jogando?

Presença online

Mesmo que você não seja adepto das ferramentas online, sua loja precisa estar presente nesse universo.

Uma presença online alcança mais potenciais clientes, amplia a divulgação e facilita a interação com o público.

No mínimo, mantenha um site, escolha (e atualize constantemente) as redes sociais que mais têm a ver com seu negócio e público-alvo e invista em uma estratégia de SEO, para que seu site tenha um bom posicionamento nas buscas do Google.

Criar um blog de sua loja com uma estratégia de conteúdo consistente também auxilia muito neste último quesito. Se preciso, procure empresas ou profissionais especializados nesses serviços para te ajudar.

E se você quiser se aventurar mais no mundo online, experimente fazer vídeos e lives!

A transmissão ao vivo online é uma ótima ferramenta para que você dê destaque ao lançamento de um produto e venda mais.

Confira neste link como a rede de livrarias Saraiva conseguiu vender 647 exemplares de um livro e faturar cerca de R$ 32 mil durante uma única live de 40 minutos.

Leia também: 7 dicas para desenvolver a sua criatividade empreendedora

8 Dicas maravilhosas para varejistas

Estratégias

Nas redes sociais, estratégias e bons conteúdos são indispensáveis na hora de atrair e fidelizar seus clientes. 

Uma boa gestão em seu perfil, gera sustentabilidade perene para o seu negócio, uma vez que cria uma reputação para sua marca.

Gestão

Trabalhar com vendas no varejo é um desafio: é preciso manter o controle financeiro em dia, fazer controle de estoque, acompanhar o atingimento das metas de venda e ainda planejar os preparativos para aproveitar datas especiais.

Os computadores podem te ajudar nessa tarefa.

Sistemas de Gestão Integrada facilitam o controle das informações financeiras, prazos, estoque e até da gestão de documentos do seu negócio.

Há sistemas desenvolvidos para diversas funções de gestão. Pesquise a alternativa que cabe em seu bolso e, se possível, seja integrada à sua plataforma de vendas on-line. Isso economiza tempo e facilita a visualização do que é preciso ser feito para melhorar as suas vendas.

Leia em seguida: 5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

Informe-se

Analise o cenário atual e as demandas por produtos de diferentes categorias para compreender as necessidades dos seus clientes.

Recursos como Google Trends e Google Alertas podem ajudar você a se manter atualizado sobre as condições locais e a entender melhor o estado de espírito do seu público.

Revise métricas por categorias de varejo para ver o que o público pode estar buscando nas suas campanhas no Search e no Google Shopping, principalmente se você estiver vendendo produtos com alta demanda durante esse período.

Relacionamento ganha-ganha

Ainda hoje, muitos varejistas buscam um relacionamento ganha-perde, em que apenas eles saem vencedores.

Esse modelo, no entanto, afasta os clientes, gera uma péssima reputação para o negócio e coloca a loja no caminho certo para o insucesso.

Construir um relacionamento ganha-ganha significa preocupar-se com o benefício mútuo — da loja e do cliente.

Esse tipo de mentalidade, além de fidelizar clientes, resulta em outras vantagens, como o aumento do lucro nas operações diárias.

É importante humanizar o atendimento da sua loja para que seja construído um relacionamento saudável entre vendedores e clientes.

Os consumidores anseiam por ser bem atendidos, terem suas necessidades sanadas e suas dores compreendidas. Por isso, seus vendedores devem gostar de atender, gostar das pessoas e de seus clientes.

Entenda o seu público-alvo

O primeiro passo para garantir um bom desempenho no mercado é compreender quais são as pessoas que consomem a sua marca e para qual perfil de indivíduos ela deve se comunicar.

Entender o que público busca em seu estabelecimento, qual é a sua realidade financeira, o padrão de qualidade esperado nos produtos, seus meios preferidos de compra e comunicação, dentre outros aspectos são indispensáveis.

Esse tipo de informação contribui para que seja estabelecido o posicionamento adotado para as vendas no varejo, as ações promovidas pela marca, suas campanhas de marketing, o tipo de atendimento, preços, formas de pagamento, etc.

Humanize

Não importa se você tem um comércio físico ou online.

É importante que você humanize o seu atendimento.

E o que isso significa? Significa que os clientes querem ser compreendidos e atendidos em suas necessidades, de preferência com a maior rapidez possível.

Dessa forma, coloque pessoas para lidar com pessoas e evite inserir muitas barreiras para que o seu cliente chegue até um representante da sua empresa. Contrate sempre pessoas que gostam de servir, gente que gosta de gente!

Fique atento com os sistemas de SAC com URA (Unidade de Redirecionamento Audível, também conhecido por atendimento eletrônico), eles são eficazes, mas também podem tirar a paciência do cliente.

Prontinho, essas foram as dicas de hoje. 


Gostou da publicação? Continue acompanhando o Blog.

Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.

Agradeço a leitura e até a próxima!

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação