Tendências de Varejo para 2022

Tendências de Varejo para 2022

Hoje eu quero trazer para você uma lista de grandes tendências de varejo para 2022.

São dicas para garantir que você entenda como o cenário do varejo está se transformando e quais são os caminhos seguidos por essa transformação.

Então, continue a leitura e venha entender como o varejo será nos próximos anos.

Aproveite a leitura e até a próxima.

Veja também: Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

Tendências de Varejo para 2022: entenda o cenário

Para colocar o cliente no centro das atenções, o varejo precisa investir em processos e ferramentas inovadoras, impulsionando as práticas ESG (sigla em inglês para meio ambiente, responsabilidade social e governança) e valorizando a reputação sustentável das marcas modelos de negócios.

Segundo o estudo, os consumidores buscam empresas que apresentam engajamento, posicionamento social e ações positivas de inclusão e diversidade.

Toda a experiência do cliente deve ser aprimorada, tudo deve ser pensado meticulosamente, desde a usabilidade, até o design e o conteúdo dos sites.

A tecnologia por trás dos e-commerces também devem oferecer uma experiência cada vez mais conveniente ao cliente, para que a jornada de compra seja cada vez mais fluida e eficiente.

Identificar e resolver gargalos na jornada são prioridade nos e-commerces

O consumidor de hoje, pós pandemia, é exigente e tem consciência digital.

Oferecer estratégias como clique e retire, checkout sem caixa, despacho a partir da loja, são indispensáveis para conquistar o cliente omnichannel de 2021.

As pessoas ficaram mais conectadas e isso não é segredo para ninguém. Prova disso é que o e-commerce cresceu 47% já no primeiro semestre de 2020.

O número representa o maior aumento desse comércio dos últimos 20 anos.

Isso significa que quem já possuía uma loja física passou também a investir no modelo virtual.

Além disso, registros de casos de negócios que abriram 100% online podem ser destacados como influentes na melhora deste número.

Leia também: 7 dicas para desenvolver a sua criatividade empreendedora

Outra grande tendência é a centralização da base de dados dos clientes

É preciso investir em sistemas e tecnologias para identificar os gostos e hábitos do consumidor independentemente do canal onde é feita a compra.

Não deixe somente para os marketplaces e aplicativos de delivery o conhecimento sobre o seu consumidor.

Entenda as preferências de quem compra em sua empresa para saber o quanto e como investir em cada cliente. Isso ajudará a servi-lo melhor, gerando personalização e fidelização.

Na pandemia, 66% dos players do varejo trocaram algum ponto da experiência de compra física por digital

A adoção de chats ao vivo, as compras sociais, a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR), os vídeos e o livestreaming foram alguns dos recursos adotados por 70% das marcas; Sinal de que o comércio – inclusive aqueles que dependiam basicamente da venda pessoal – apostará, cada vez mais, em formatos inovadores e novos canais, como jogos online, por exemplo, para conquistar outros públicos e cativar os já existentes.

Essa Realidade “Figital” (híbrido entre o físico e o digital) é, justamente, o que grandes players, inclusive do segmento de luxo, fizeram para vender seus produtos e serviços online, nos períodos de isolamento.

Eles transportaram para o online algumas das preferências dos consumidores no ambiente físico, por exemplo, navegar pelos displays, fazer compras com amigos e pedir sugestões a vendedores, humanos ou virtuais.

Tendências de Varejo para 2022

Ferramentas serviram ao propósito de conectar as pessoas ao mundo exterior, independente da distância física

Um estudo da Euromonitor Internacional mostrou que os mais jovens, com idade entre 15 e 19 anos, foram os que mais utilizaram VR e AR, em 2020 (60%).

E quando a pandemia acabar?

Bem, já que eles dispõem de tais ferramentas, possivelmente, não deixarão de utilizá-las, passando a não mais distinguir entre o físico e o digital, aponta o estudo da Euromonitor.

E por falar em personalização, esse item descreve perfeitamente outra tendência do varejo para os próximos anos: permitir que o consumidor, a partir de um canal online direto com a marca, realize pedidos personalizados para a aquisição em lojas físicas.

É o caso de uma grande rede de cafeterias que possibilita que os clientes peçam seus produtos por meio de aplicativos ou chatbots nas redes sociais da empresa.

Leia em seguida: 5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

Sem necessariamente depender da intervenção de um atendente humano

A experiência também permite que os consumidores realizem seus pedidos por áudio, o que dá espaço para que eles personalizem o produto de acordo com suas preferências.

A partir daí, criam-se mais oportunidades para que os gestores obtenham canais de venda direta, proporcionando uma experiência mais prática e confortável aos seus clientes.

Assim, aumentam-se as chances de fidelização da marca.

O relatório “Tendências de varejo a serem observadas em 2022”, que leva a assinatura da consultoria americana Insider Intelligence, traz algumas destas respostas e revela boas perspectivas para o setor.

Tecnologia, quick commerce (entrega do produto no mesmo dia da compra), retail media (compra através de uma plataforma própria do varejo), social commerce (comércio dentro de redes sociais) e, como não poderia faltar, sustentabilidade são as principais tendências apontadas para o segmento no próximo ano.

Saiba mais: Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Passamos – e ainda estamos passando –  por uma experiência que transformou a todos e acabou por criar tendências e novos hábitos de consumo

O chamado quick commerce, o social commerce ou o fortalecimento de modelos de negócios de revenda, hoje já são essenciais para o setor, são alguns deles.

Quem quiser sobreviver no mercado, precisa se adaptar a estes novos modelos como forma de reter e fidelizar consumidores. 

De forma geral, o relatório aponta para alguns pontos-chave que nortearão o próximo ano no universo do varejo.

A necessidade de inovação, o aumento da conveniência e da flexibilidade do processo de compra para o consumidor, a importância de uma presença omnichannel para as marcas, a diversificação dos fluxos de receita e uma atenção maior a todos os pontos de contato da marca com o consumidor são alguns dos destaques do relatório.

O documento da Insider Intelligence identifica cinco principais tendências para o próximo ano no setor

O primeiro deles é a tecnologia. Para a consultoria, a tecnologia irá impulsionar a ponte entre o digital e o ponto de venda físico e será cada vez mais forte a indefinição da fronteira entre o físico e o online.

A expectativa é de que consumidores, passada a pandemia e ao voltarem às lojas físicas em 2022, encontrem nas marcas ferramentas que conectem o digital com experiências de compras físicas, como opções de pagamento com QR code, ou outros recursos.

Diversão, encantamento, entretenimento deverão conduzir as experiências: o uso de realidade aumentada a realidade (AR) nas lojas e os provadores virtuais para quem está em casa são apenas alguns dos exemplos das muitas possibilidades que a tecnologia deverá oferecer para o próximo ano. 

Gostou da publicação de hoje? Então, continue acompanhando as postagens. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo e das marcas fortes.


Agradeço a leitura e até a próxima!

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação