Arquétipo do Criador as marcas que colocam a mão na massa

Arquétipo do Criador: as marcas que colocam a mão na massa

O Arquétipo do Criador é um dos meus preferidos para marcas do varejo, já que essas são as empresas que colocam a mão na massa.

Apesar de, normalmente, estarem presentes em lojas para materiais de construção empresas similares, os criadores também são encontrados em muitos outros setores do varejo.

Então, vem comigo entender quem são os criadores e como eles podem transformar a sua relação com as empresas.

É hora de falar do Arquétipo do Criador. Fique confortável e aproveite a leitura! 

Veja também: Como atrair clientes e aumentar o fluxo da sua loja

Quem é o Arquétipo do Criador?

Arquétipo criador é a típica pessoa que põe a mão na massa e cria utilizando a imaginação, com o intuito de mudar o mundo. 

Pessoas com o arquétipo criador podem ser: artistas, inovadores, empreendedores, desenhistas e até publicitários.

De forma resumida, o criador cria a partir da auto expressão, quebrando barreiras e reconstruindo novas, com muita autenticidade.

Criador não para até desenvolver algo que atinja os seus objetivos.

Além disso, tem seus traços artísticos, gosta de compartilhar o conhecimento que tem e não descarta ideias.

Seu maior desejo é criar algo que deixe a sua marca no mundo, dando forma a sua visão de determinado assunto, porém o seu maior medo o atrapalha.

Tem medo de ter uma visão medíocre, ou que não consiga reproduzir as suas ideias da forma perfeita, já que é um perfeccionista.

Leia também: 7 dicas para desenvolver a sua criatividade empreendedora

Como o Arquétipo do Criador atua?

 O Arquétipo Criador  faz parte do grupo que deseja estabilidade.

Tem o foco na inovação – novos produtos, novos processos, novas estruturas e abordagens de marketing.

Atrai pessoas que querem acreditar em algo maior do que elas e querem estar perto dele porque se sentem inspiradas por sua visão.

O Criador exerce autoridade escrevendo uma música, um poema, uma pintura ou criando um produto.

A prática de estruturar a experiência em estilo artístico dá uma sensação de poder e também proporciona ao mundo uma beleza excepcional.

Arquétipo do Criador Inovador

O Criador, um dos Arquétipos de Carl Jung,  tem a capacidade de mostrar às pessoas algo novo e emocionante que elas nunca poderiam ter imaginado por conta própria.

Esse arquétipo ensina às pessoas um ofício que elas podem usar para melhorar sua própria criatividade.

As pessoas querem estar perto de pessoas e marcas CRIADORAS porque se sentem inspiradas por sua visão.

O Criador Inovador atrai pessoas que querem acreditar em algo maior do que elas.

O indivíduo do arquétipo do criador é imaginativo e engenhoso, com um forte ímpeto para inovar e desenvolver novos projetos.

Artista, quer promover suas ideias e imprimir sua marca no mundo, deixando um legado de valor único e duradouro.

Leia em seguida: 5 Dicas fantásticas de Merchandising no ponto de venda

Arquétipo do Criador as marcas que colocam a mão na massa

Elementos importantes do Arquétipo do Criador

Maior medo: mediocridade.

Grande meta: genialidade, apresentar um conceito original e revolucionário.

Exemplos de marcas que incorporam o arquétipo: Apple, Lego e Faber-Castell.

Aplicações práticas: empresas voltadas para o arquétipo do criador difundem a ideia de que tudo é possível e que cada pessoa pode transformar a própria vida e o mundo, criando uma nova realidade.

O Arquétipo do Criador pode ser visto em qualquer atividade humana que utilize a criatividade e a imaginação.

Está presente tanto nos artistas, escritores e músicos como nos inventores, cientistas disruptivos e empresários inovadores.

A maior motivação do Criador é a auto-expressão e a criação de algo que nunca existiu antes. O poeta escreve o que traz em sua alma.

Saiba mais: Como fazer uma boa comunicação visual para sua loja física

Funções especiais do Arquétipo do Criador

O empreendedor faz negócios ao seu modo, sem qualquer garantia, confiando apenas na sua visão e experiência.

Quando o Arquétipo do Criador está ativo numa pessoa, ela se sente compelida a criar ou inovar – do contrário sente-se sufocada.

A autenticidade é um valor fundamental para esse Arquétipo.

Tipicamente, as grandes obras de arte e inovações que mudam o mundo, submergem das profundezas da alma ou curiosidade desenfreada de alguém que é, de algum modo, um pioneiro ou iconoclasta.

Os criadores temem que suas criações sejam julgadas severamente pelos outros.

Por isso, muitos deles têm um senso crítico implacável (que pode se transformar em auto-censura), que diz a eles que nada está suficientemente bom.

Desejos do Arquétipo do Criador

O Criador deseja dar forma a uma obra de arte que, por ser única e especial, irá perdurar.

  • Desejo básico: proteger os outros do mal.
  • Desejo: criar algo de valor duradouro.
  • Meta: dar forma a uma visão.
  • Medo: ter uma visão medíocre ou ser medíocre na execução.
  • Estratégia: desenvolver controle e aptidão na área artística.
  • Tarefa: criar cultura, expressar a própria visão.
  • Armadilha: perfeccionismo, criação equivocada.
  • Criador também é conhecido como o artista, o inovador, o inventor, o músico, o escritor ou o sonhador.

Lema: “Se pode ser imaginado, pode ser criado”.

Pronto, isso era tudo o que eu tinha a dizer sobre o Arquétipo do Criador. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando as publicações.


Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre as marcas fortes.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação