Hoje eu quero conversar com você sobre os 12 arquétipos de marca mais importantes para o seu varejo.
Arquétipos são ferramentas que ajudam na construção de uma marca forte. Com eles é possível criar identificação com o seu público e assim garantir que a sua marca esteja alinhada com certos comportamentos.
Adotar arquétipos na sua loja fará com que você traga o público certo para adquirir os seus produtos. Além de tudo, também cria a diferenciação contra a concorrência.
Então, vamos lá. Vamos falar sobre os 12 arquétipos de marca importantes para o seu varejo.
Fique confortável e aproveite a leitura.
Fora da lei
Alguém rebelde, selvagem, que quebra todas as regras. Este personagem se vê em um mundo no qual ele faz as regras, deseja vingança ou então revolução. A liberdade é muito importante, sem contar o medo de perder o controle ou ser comum. O fora da lei precisa aparecer, então ele resolve quebrar, brigar, humilhar, fazer de tudo para manter o poder sob seu domínio.
Perceba que a meia idade ou adolescência são períodos da vida com grandes conflitos na família e sociedade, então se a sua marca vende para este público, vá em frente com este arquétipo. A Harley Davidson, MTV ou Apple são marcas que seguem esta linha, basta olhar as propagandas.
Explorador
Quando o arquétipo do Explorador está presente no DNA da marca, seu propósito maior é o de construir uma jornada proporcionando experiências marcantes a seus consumidores. Marcas com esse arquétipo gostam de contar histórias e se abastecer de aventura em suas comunicações, assim como nas experiências que criam para seus clientes.
Sábio
O arquétipo do Sábio representa a ideia de aprendizado contínuo e eleva o conhecimento a um nível “canônico”. Para este arquétipo de personalidade, estudos, pesquisas, tendências e estatísticas tem forte apelo, são ferramentas para o conhecimento e aprendizado.
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Inocente
Esse arquétipo se baseia em algumas características como ética, honestidade, auto realização, autenticidade e transparência.
O Inocente tem a tendência de fazer tudo da forma mais correta possível, procura ser livre, sem rótulos e com características quase infantis e puras.
Ele é previsível, passa ideias positivas e de esperança para as pessoas. Inspira simplicidade e pureza em sua relação com o mundo e com o cliente.
Ele acredita que as soluções podem ser encontradas de forma simples e transparente.
Herói
Avançando nos principais arquétipos de marca, encontramos o herói. Destinado a mudar o mundo, esforçado, corajoso e bem “sangue nos olhos”, esse perfil é altamente produtivo e está pronto para encarar qualquer desafio que surja em seu caminho.
Nas ações publicitárias, você vai reparar na maioria das vezes um certo ar de que com o devido esforço e dedicação, tudo é possível.
A superação de falhas do cotidiano é vista de maneira muito forte como forma de vencer no final: heróis não se deixam abalar com respostas negativas ou processos que caminharam contra o previsto.
É impossível não pensar na Nike como uma das principais marcas que reforçam esse arquétipo. Seja nas produções em vídeo ou nas imagens que estampam lojas, e-commerce, outdoors e redes sociais, existe uma sensação de esforço, dedicação e muito suor envolvido.
A força é muito bem retratada de formas sutis, mas, ao mesmo tempo, muito impactantes. Um dos principais artifícios é o uso de “modelos da vida real” — como atletas ou figuras de superação — em meio a alguma atividade física ou com um semblante inspirador.
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Criador
Criar algo novo é o lema, pois se algo não existe pode ser construído. Este tipo de personagem tem como aliados a criatividade e imaginação, sempre inovando em algo duradouro e evitando a mediocridade na hora de elaborar uma grande sacada.
São personagens que ao se depararem com um dia difícil vão para casa e pintam, criam alguma coisa além do esperado. O desejo e satisfação tem muito a contribuir na hora de se envolver em projetos criativos.
Os produtos e serviços oferecidos por marcas associadas a este arquétipo prestam assistência ao usuário, além de chamar a atenção para o status, pois engloba a ideia de construção e personalização. A venda de pinturas, quadros, móveis, serviços de decoração e muito mais, são exemplos de produtos e serviços que se acoplam a este perfil.
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Mago
Quando o arquétipo do mago está ativo na identidade de uma marca, seu propósito maior é a transformação, gerando conhecimento aplicado. Marcas com esse arquétipos são engajadas nos processos de mudança, muito competentes na autoria de suas produções.
Marcas com esse arquétipo buscam transformar vidas por meio do conhecimento e da informação. Escolas e Universidades passam em sua comunicação e em sua essência esse arquétipo promovendo o empoderamento de seus consumidores por meio da informação.
Pessoa comum
Este arquétipo é literalmente o que seu nome diz: a representação de uma pessoa comum, que por sua vez representa um grupo de pessoas semelhantes. Dessa forma, o senso de comunidade e coletividade é muito importante para as marcas com este arquétipo. A comunicação aqui tende para informalidade.
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Amante
Esse arquétipo não envolve necessariamente o amor como o nome sugere, mas sim o conceito de personalização.
O ponto é, a marca entrega tanto ao cliente a ponto de despertar o prazer.
Dessa forma, o diferencial desse arquétipo é o limite, poucas pessoas terão acesso a aquele produto, despertado um sentimento de exclusividade.
A ideia é criar uma comunicação bem direta com o espectador, como se fosse uma conversa com cada pessoa que está assistindo.
É elegante, lúdico e intenso para despertar diversos prazeres.
Cuidador
O cuidador se importa em oferecer soluções que melhorem a vida das pessoas. Com carinho e bondade, promete ajudar o próximo sem medir esforços, por isso, se afasta do egoísmo.
Bobo da corte
Também conhecido como bobo da corte, aqui a ideia é se divertir. Despreocupados, engraçados e acessíveis, esse perfil é conhecido por fazer graça de si mesmo e ver a vida de forma muito tranquila.
Marcas que trabalham com esse arquétipo têm como visão o fato de que viver é simples, basta colocar um sorriso no rosto e não “entrar na pilha” do cotidiano.
Não espere grandes posicionamentos ou ideias extremamente disruptivas. A chave, aqui, é conquistar um grupo de pessoas com a premissa de que eles serão aceitos independente de quem são.
Por isso, vemos marcas com produtos de acesso mais fácil se inserindo nesse formato. Afinal, a ideia não é segregar, mas sim aproximar.
Nesta propaganda, a marca de cerveja Skol acertou ao usar seu produto — de fácil acesso e consumido pela população brasileira de forma massiva — em uma ação lá em Paris.
O personagem leva a cerveja para vários destinos famosos ao redor do mundo, mas não promove nada do que se espera de uma campanha internacional: o resultado é muito humor e um conteúdo que gerou grande identificação por parte dos leitores.
Governante
O controle, poder, revolução e liderança pertencem a este arquétipo. Apesar de ser alguém responsável e com muito peso nas costas, precisa liderar, ser o chefe.
No marketing poderíamos associá-lo a uma marca que reforça atributos de liderança e prestígio, reafirmando o poder que o consumidor tem, que o cliente está no poder.
Marcas que possuem o target focado em classes sociais mais altas e empresas relacionadas a crédito e dinheiro em geral tendem a ser governantes.
Prestativo
Sempre dispostos a lutar por causas sociais, Os Cuidadores são “implementados” em marcas que desejam promover uma vida melhor para sua audiência, independentemente da forma como fazem isso.
Prontinho, agora você já sabe quais são os 12 arquétipos comuns mais indicados para o seu varejo.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo das marcas fortes para varejo.
Agradeço a leitura e até a próxima.