Você sabe o que é branding? Essa palavra está tão na moda, sobretudo no Instagram. Hoje, há um mar de profissionais que são “gestores de marca”, que fazem “a sua marca brilhar”, que vão “construir a melhor marca possível para o seu negócio”.
Ou seja, existem inúmeros profissionais de branding.
E muitos deles são incríveis. Veja, com esses profissionais você aprende coisas como:
- Tenha um design de marca bem construído
- Defina a sua mensagem de marca
- Integre sua marca
- Defina um “tom de voz” para a sua empresa, que reflita a sua marca
- Desenvolva um slogan
- Defina modelos e padrões da marca para seus materiais de marketing
- Seja fiel a sua marca
- Seja consistente
Que são elementos importantes para o dia a dia de uma empresa que seja conquistar o mercado.
Hoje eu trouxe alguns truques de brandin que podem parecer até óbvios à primeira vista. Mas acredite, fazem toda a diferença no longo prazo.
Então, vem ver de perto.
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Aplique os 4P’s do Marketing – Branding começa no básico
Se você nunca ouviu falar desse termo, é um bom momento para se familiarizar.
Eles são os alicerces básicos de qualquer estratégia e guiam a construção e a consolidação de uma marca. Os 4 Ps (também conhecidos como “Mix de Marketing” ou “Composto de Marketing”) se dividem em:
- Produto (ou serviço) – O que será ofertado? Quais os atributos do seu produto ou serviço?
- Preço – Quanto valerá o seu produto e por quê? O valor é atrativo para o público?
- Praça – Onde você vai comercializar o produto? Na internet? Em loja física? Como vai se dar a logística e a distribuição?
- Promoção – Quais serão as suas estratégias para ofertar o seu produto? Como a sua marca vai chegar até o cliente?
Depois de responder a essas perguntas, o ideal é entender como o público reage a tais definições – fazer ajustes, sempre que necessário – e encontrar equilíbrio entre os pilares.
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Branding também é identidade visual
São as representações visuais da sua marca que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor: logo, um estilo de foto, fontes, cores etc.
Quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.
Adeque o seu logo
É extremamente importante que, no momento da criação da sua marca, ela também seja pensada para web.
Os formatos de arquivo que são usados para materiais impressos são diferentes dos usados para a internet.
Assim, pense na aplicação da sua marca, na facilidade de leitura e entendimento do nome quando ela estiver em versões reduzidas.
Crie o seu manual de marca
No manual, devem estar todas as cores que a marca pode ter, qual a fonte foi usada na sua criação dela, quais são os códigos das cores, como ela deve ser aplicada em materiais, versões verticais e horizontais etc.
Determine uma unidade de estilo
Busque exemplos de fotos que tenham uma mesma linha e que sirvam de exemplo para o estilo que você quer adotar para a marca. Procure seguir um estilo, pois ele comunicará muito da sua marca.
Dá uma olhada no Instagram da Romero Lab, você vai perceber que existe uma unidade de estilos, mesmo que as postagens sejam diferentes.. É sobre isso que estamos falando: unidade visual e estilo.
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Marque presença nas redes sociais
A sua empresa possui perfis nas redes sociais? Eles são alimentados com regularidade, sempre com conteúdo relevante e atrativo ao público?
É fundamental marcar presença nas principais mídias digitais, pois elas são uma possibilidade e tanto de melhoria dos resultados da empresa.
Ao criar relacionamento estreito com o público, a marca consegue conhecer melhor o cliente, podendo entendê-lo melhor principalmente frente aos seus desejos e necessidades, sendo assim criando produtos e serviços que atendam às suas dores e preferências através de produtos exclusivos.
Antes, o serviço de atendimento ao consumidor se restringia ao site e ao telefone. Hoje, pode muito bem ser feito também pelas redes sociais e seus canais de comunicação.
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Otimize o seu website
A primeira impressão conta muito para a consciência que sua marca vai causar no público.
Nos dias de hoje, é praticamente obrigatório ter um site corporativo, pois a maioria esmagadora do público consumidor, seja de qual for o setor, está de alguma forma conectado no mundo online.
Por isso, um site otimizado para o seu público-alvo (user experience) e para os motores de busca (SEO) vai ajudar a atrair mais tráfego qualificado, prolongar o tempo de permanência no site e, principalmente, impulsionar a conversão do cliente.
Alguns pontos importantes a considerar:
- Desenvolvimento do website — layout, responsividade (amigável para mobile), acessibilidade, logotipo, cores, fontes, conexão aos perfis e páginas sociais são algumas características que devem ser pensadas durante a criação;
- Otimização para motores de busca (SEO) — otimizar cada página do site utilizando palavras-chave, tag title, tag alt e meta descrição para melhorar o posicionamento na página de resultados de pesquisa do Google e outros buscadores;
- Otimização da taxa de conversão (CRO) — aumentar o percentual de visitantes de um site para convertê-los em clientes, utilizando-se métodos de personalização, oferecendo uma excelente experiência de uso (UX), utilizando call-to-actions (CTA) apropriadas, mensagens persuasivas (copywriting) e depoimentos de outros clientes.
Comece um blog
O blog é outra excelente maneira de estabelecer sua marca, engajar seu público e criar autoridade sobre o tema.
É aqui que a marca da sua voz é fundamental. Seja consistente em seu tom e processo de comunicação.
Estabeleça sua experiência no setor, discuta tendências, apresente informações relevantes para seu público-alvo, compartilhe histórias reais sobre sua equipe e crie seu relacionamento com os clientes.
A chave para a promoção da marca é fornecer conteúdo novo em uma base consistente que faça com que seu público sempre volte para ver mais. Existem várias plataformas de blogs gratuitas e baratas, como o WordPress, por exemplo, que pode ser colocado em funcionamento em minutos.
Sua marca é a base do seu negócio, mas você não precisa gastar milhares de dólares para estabelecer e dar suporte a ela.
O guia de estilo da marca deve informar todos os aspectos de seus compromissos profissionais, do seu logotipo ao seu blog, para comunicar de forma clara e consistente quem é sua empresa e seu público-alvo. Uma marca forte sempre proporcionará retornos financeiros, portanto, comece hoje mesmo.
Se você precisa de orientações técnicas para formatar a sua marca, entre em contato comigo. Nós vamos agendar uma reunião onde eu vou mostrar para você como construir uma marca forte, coesa e conectada com o seu público.
Agradeço a leitura e até a próxima.