5 truques de design para consultórios

5 truques de design para consultórios

Hoje eu trouxe aquele artigo que me dá um quentinho no coração. São dicas e truques de design para consultórios.

E por que fico tão feliz com este tema? Bem, pois eu amo ser designer. Essa é a verdade.

Apesar de no dia a dia as tarefas de gerenciar e liderar uma equipe acabem tomando grande parte do dia. Eu realmente me encontro quando sento e converso sobre desenvolver projetos e encontrar soluções.

Então, nada melhor do que falar sobre esta disciplina que eu tanto amo e trazer conteúdo de qualidade para vocês. Não é mesmo?

Muito bem, vem ver de perto os meus 5 truques de design para consultórios. 

Leia mais: 8 segredos que vão aumentar a produtividade do seu escritório

Invista em um bom projeto

A primeira das dicas de design para consultório que você precisa seguir é, logicamente, apostar em um bom projeto. Caso a construção não seja adequada para esse tipo de utilização, ou a planta da unidade não permita mudanças estratégicas, talvez seja importante reconsiderar a sua escolha.

Procure encontrar um equilíbrio entre as suas preferências e o que você acredita ser a melhor aparência para os pacientes. Ao mesmo tempo em que o local deve ser agradável aos seus olhos, afinal você trabalhará diariamente ali, é importante que ele cumpra sua função enquanto um empreendimento da área de saúde.

Considere com calma o revestimento

A melhor opção de revestimento de piso é o porcelanato por trazerem mais leveza e modernidade. Caso seu espaço seja mais limitado, mantenha a uniformidade com apenas um modelo para ampliar o ambiente.

Se atente à harmonia dos objetos decorativos expostos na parede, mesa e em bancadas. O ideal é colocar certificados importantes com a mesma moldura para que o paciente tenha mais segurança e confiança no profissional. E tente, se possível, evitar expor sua vida particular com fotos de viagens em família e amigos.

Lembre-se de cumprir as normas da Anvisa ao montar ou reformar a clínica. Por isso, contrate um serviço especializado para desenvolver o projeto, dessa forma, não haverá erros em relação aos regulamentos exigidos e aspectos relevantes da arquitetura.

Veja também: Aprenda como se comporta o consumidor de 2021

Acerte nas cores

A dica é optar por cores mais claras para seu consultório. Elas devem transmitir a sensação de tranquilidade, paz e aconchego. Não apenas para seus pacientes, mas também aos familiares, acompanhantes e a todos que transitam pelo local.

Nas paredes, evite tons muito chamativos e que possam provocar agitação nos pacientes. As cores intensas, como o preto e o vermelho, devem ser deixadas para objetos de decoração.

5 truques de design para consultórios

Olhe com carinho para o espaço

O ambiente precisa proporcionar mobilidade e segurança, permitindo o trânsito de uma cadeira de rodas de forma fácil e tranquila. Para receber crianças, é importante não deixar objetos pequenos ou pontiagudos ao alcance.

Para fugir da rigidez, monotonia e frieza, predominantes nos consultório e clínicas, os detalhes fazem toda a diferença. 

O uso de esculturas, adornos e elementos de destaque em alguns pontos específicos pode trazer sensação de surpresa e tornar a decoração mais encantadora e menos fria. Outros elementos que podem ser abordados são os tecidos e revestimentos dos móveis. Aqueles de toque macio e agradável são interessantes.

Para encerrar, uma mensagem das profissionais resume tudo: Saber atender vai muito além do conhecimento técnico, ele passa pelo cuidado no atendimento, no espaço e nas instalações.

Não deixe de ver: Como o e-commerce transformou o varejo

O que evitar na decoração de consultórios médicos

Se as primeiras dicas eram voltadas para o que fazer, também convém pensar bem no que não fazer. Então trouxe uma lista interessante de dicas para você evitar erros e gafes no seu consultório. 

Há algumas práticas que podem afetar o conforto, o bem-estar e a sensação de acolhida e de hospitalidade percebidas pelos pacientes. Entre elas, podemos destacar:

  • Ambiente mal iluminado;
  • Falta de organização na decoração dos espaços, o que pode transmitir, também, falta de profissionalismo e credibilidade;
  • Falta de itens para ajudar no entretenimento, no conforto e no relaxamento do paciente – tais como água, TV, climatização, revistas, elementos naturais (como plantas, móveis ou acessórios de madeira), entre outros;
  • Não posicionar ornamentos pontudos ou pequenos, que possam ser colocados na boca, em locais altos e distantes do acesso das crianças;
  • Consultórios com decoração que gere a sensação de “frieza” e de grande impessoalidade e que não sejam convidativos;
  • Layout dos ambientes feitos sem favorecer a circulação segura e intuitiva dos pacientes.
  • Decoração com foco apenas na estética, sem levar em conta a funcionalidade, a acessibilidade e o conforto do paciente;
  • Excesso de superfícies e materiais que dificultem a privacidade do paciente – como vidros transparentes do teto ao chão, etc.
  • Além dessas questões, é importante também informar-se sobre portarias técnicas do Ministério da Saúde e as resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que possam ser aplicáveis ao seu tipo de negócio. 

Leia também: Use os gatilhos mentais mais eficazes do Design

Palavras finais: truques de design para consultórios

Como você pode perceber, o design de um consultório embora pareça simples é capaz de oferecer inúmeros desafios.

Espero que o artigo de hoje tenha levantado boas ideias para você e para a sua equipe.

Quer ajuda para o design do seu consultório? Entre em contato comigo. Vamos marcar uma reunião e falar em detalhes sobre todas as suas necessidades.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação