Dicas de Inovações incríveis para o varejo de 2021

Dicas de Inovações incríveis para o varejo de 2021

As dicas de inovações incríveis para o varejo são aqueles conselhos que todos nós queremos ouvir de vez em quando. São pequenos pontos para prestar atenção no mercado moderno e assim antecipar mudanças, ou encontrar oportunidades.

Hoje nós trouxemos um artigo recheado de ótimas práticas que o varejista precisa incorporar no dia a dia. 

Lembrando que cada marca encontrará a sua própria forma de aplicar as dicas apresentadas. Nós, como especialistas em design de serviços, mostramos quais são os caminhos que deram certo e que possuem vantagens para o futuro.

Entretanto, você tem toda a liberdade para adaptar os conselhos da melhor forma que precisar. E até ignorar outros completamente, se considerar que eles não fazem sentido com a sua marca.

Muito bem, vejamos quais são as dicas de inovações incríveis para o varejo de 2021. 

Veja também: Vantagens de um bom design: como a ergonomia traz produtividade

Omnichannel

Uma tendência que cresce todos os anos e encontrou em 2020 o seu ápice, agora, 2021, é provável que o Omnichannel seja a regra para todas as lojas. Ainda mais com os avanços do e-commerce e a presença marcante dos profissionais em home office. 

Omnichannel é a ampliação dos canais de contato com os seus clientes. Mas, diferente do multichannel, em que cada canal envia mensagens “isoladas”, amarradas apenas pela personalidade da marca. No Omni há realmente uma coesão de mensagens e todos os canais falam a mesma língua e atuam em conjunto.

Então, em uma estratégia Omni o cliente não terá mais aquele choque entre o atendimento do e-commerce e o presencial. Tão comum em muitas lojas do varejo que fizeram a transição recentemente para a o mundo virtual.

Para investir em Omnichannel você deve garantir que todo o seu atendimento, que toda a experiência vivida pelo cliente, tenha coesão. E aí temos a primeira dica de tendência para 2021. 

Leia mais: É hora de pensar em reformulação: Arquitetura de Varejo para trazer resultados

Customização

Embora ela seja comum e esteja até bem incorporada ao nosso mercado moderno, algumas lojas de varejo ainda insistem em um modelo não customizável de oferta. E isso pode ser negativo.

Esteja você no setor de vestuário, alimentação, ou até artigos para casa, é importante que as suas ofertas tenham, ao menos, algum nível de customização. Isso é ainda mais relevante para restaurantes.

Chega de vender apenas o que está no cardápio, hoje o cliente quer escolher e vai valorizar as empresas que respeitam essa individualidade. A palavra da vez é: personalidade. Cada cliente tem a sua e não aceita mais ser tratado como um número. 

Dicas de Inovações incríveis para o varejo de 2021

PIX (e todos os pagamentos instantâneos disponíveis)

Quanto mais rápido for o momento do pagamento, menores serão as filas. Quanto menores as filas, mais felizes estarão os consumidores. Vivemos a cultura da pressa, pense honestamente, você também não tem mais energia para esperar em uma fila por longos minutos.

Portanto, o PIX (e os pagamentos instantâneos correlatos) trazem uma nova possibilidade para que o lojista modernize o atendimento. Dessa forma, o varejo que contar com serviços assim estará sempre na frente da concorrência.

Aproveite essa brecha no mercado e mostre para o público que a sua loja é moderna e atualizada com os últimos lançamentos. 

Mais sobre Design: Entenda a importância do Design de Varejo

Shop Streaming

Shop Streaming é algo relativamente antigo, mas que vem sofrendo reformulações e surge em 2021 com uma nova roupagem e abordagens inteiramente modernas. Trata-se de utilizar a tecnologia como forma de oferecer uma nova experiência para os clientes.

Por exemplo, a Realidade Aumentada pode ser utilizada em conjunto com o Shop Streaming para fazer o cliente, literalmente, caminhar na loja, sem que ele tenha que sair de casa.

Ou seja, Shop Streaming são vídeos e plataformas que trazem a experiência do ao vivo para a tela. Seja em forma de sites, ou de vídeos, ou plataformas de compras, aplicativos, enfim, há uma infinidade de utilizações para essa novidade.

As empresas também estão utilizando essa tecnologia para despertar a atenção do consumidor em um produto específico. Como por exemplo: lives no Instagram, onde produtos são ofertados por preços especiais.

Essa técnica também pode ser considerada Shop Streaming. Já que está dentro do mesmo guarda-chuva de interação virtual. 

Leia em seguida: Não me faça pensar: Dicas práticas de Design para o PdV

Crescer depende de visão empreendedora e ação no momento certo

Temos certeza de que o mercado de 2021 será intenso. Há muitas mudanças no cenário e a perspectiva é que com a diminuição dos problemas de 2020 o público se anime e as vendas fiquem aquecidas.

Fazer uso das principais tendências para este tem toda força para colocar uma empresa na liderança do seu segmento. 

Esperamos que as dicas de hoje tenham resultado em ótimos insights. Quer saber como colocá-las em prática de modo eficiente? Marque uma reunião conosco. Estamos disponíveis para conversar e trocar experiências.

Agradecemos a leitura e até a próxima.  

 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação