Olá, tudo bacana? Hoje nós queremos conversar sobre as transformações do varejo nos últimos anos e como o e-commerce mudou o panorama do mercado moderno. E qual a razão deste assunto? Pois acreditamos que você tem melhores chances de prosperar se tiver informações valiosas.
Ou seja, compreender o mercado dá para você ferramentas que garantem melhores decisões no futuro. E como você já sabe, a tomada de decisão é parte fundamental do sucesso de qualquer empresa.
Saber o que fazer, como fazer, quando fazer e quais serão as consequência traz ao empreendedor vantagens sobre a concorrência e garante solidez da empresa.
Então, vamos lá. Vejamos como o e-commerce transformou o varejo e o que os empreendedores podem fazer para garantir ótimos resultados.
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Primeiro: o e-commerce não é um vilão
Temos que começar trazendo esta verdade e é importante lembrarmos: o e-commerce não é um vilão. Há empresas sérias e bem orientadas que trabalham nas vendas online diariamente, e por trás delas há empreendedores e empreendedoras que também buscam o melhor do mercado.
Ou seja, criar a dicotomia entre lojas físicas contra lojas virtuais só traz complicações. Além de tudo, no longo prazo, nós sabemos que o e-commerce acaba vencendo a briga, pois é capaz de oferecer preços menores.
Então, o que o varejo pode fazer? Parar de brigar e apostar no que ele tem de melhor para oferecer, que é a experiência do cliente, o serviço centrado no cliente.
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Números do e-commerce e o que os lojistas podem aprender com os dados
Então vamos lá, houve uma transformação completa na nossa relação com a tecnologia. Se nos anos 2000 as pessoas ainda tinham certa resistência para adquirir produtos online, isso acabou completamente na última década.
Começamos em 2021 em um universo absolutamente dominado pelo mundo web. Por conta dos diversos problemas sanitários, sim, mas também por que os responsáveis pelos sites e pelas plataformas foram capazes de suportar todo o fluxo de novos consumidores.
Hoje o e-commerce cresce em média 30% ao ano, com participações dobrando em diversos segmentos. Coisas que antes eram seguras do varejo, como cama, mesa e banho, já estão ganhando espaço nas lojas virtuais.
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O varejo do futuro terá que ter elementos de e-commerce
A tendência “veja, clique e compre” está presente nas lojas virtuais. Hoje, qualquer site tem algum botão do tipo “adquirir com um clique”. E isso também deverá aparecer nas lojas do varejo.
Sendo assim, um cliente não quer mais ter que passar pelo enorme estresse de enfrentar uma fila ou ter que encarar outras burocracias. Tudo o que ele quer é pegar o produto da prateleira e levar para casa.
Algumas lojas já possuem serviços correlatos que são capazes de entregar experiências parecidas.
E essa é a palavra que o varejista precisa ter em mente sempre que tomar qualquer decisão interna: experiência do cliente.
A briga por preços ficará cada vez mais desleal, assim como alguns fatores de comodidade. Portanto, a melhor arma do lojista é investir em uma experiência positiva, inigualável e vencedora.
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Falta de paciência se tornou uma regra
Estudos mostram que a nossa capacidade de aguardar está cada vez menor. Conforme nos acostumamos com as redes sociais, os filmes em streaming e a conexão cada vez mais rápida, vamos perdendo gradualmente a paciência para outros momentos.
Responda sinceramente: qual foi a última vez que você esperou em uma fila sem ficar olhando no seu smartphone?
Pois é, essa análise é importante. Pois estar na fila e olhar no celular implica que o seu cliente pode, naquele momento, acessar a página de uma concorrência do e-commerce. E aquela foi a última fila que ele pegou na sua loja.
Embora essa frase pareça alarmista e até um tanto trágica, ela acontece. A solução? Desenvolver novos canais de comunicação com o cliente.
Varejo e e-commerce unidos: o cliente sai ganhando
Não dá para vencer a tecnologia. Todas as pessoas que tentaram acabaram derrotadas. O disco foi sim substituído pelo CD, que por sua vez foi substituído pelo MP3, e este foi trocado pelos serviços que disponibilizam músicas online.
O mesmo nós podemos falar sobre a fotografia, que tornou-se digital e hoje está em todos os celulares. Seu smartphone pode ser capaz de fazer imagens muito melhores do que máquinas profissionais de apenas 5 anos atrás.
Tudo isso para dizer que o e-commerce veio para ficar e vai crescer. O lojista pode investir em conexões, criar a sua própria loja virtual, garantir que os dois modelos tenham conexão e que o cliente também obtenha vantagens ao frequentar o ponto físico.
Tudo o que o lojista não pode fazer é apenas cruzar os braços e esperar “que a moda do e-commerce passe”. Pois ela não vai passar.
Arquitetura de varejo e e-commerce
Agora vamos falar da parte que nos toca e somos especialistas. Um escritório focado em arquitetura para varejo não deveria estar preocupado com o crescimento do e-commerce? Lógico que não.
Pois a verdade é que a arquitetura para varejo age em diversas frentes, entre elas a experiência do consumidor. Em outras palavras, está no cerne da designer de varejo, da arquitetura de varejo, desenvolver soluções justamente focadas em trazer melhores vivências para os clientes.
Nós vivemos de superar desafios. É o que nos move, nosso drive principal.
Esperamos que a reflexão de hoje sobre as transformações do e-commerce no varejo tenham gerado ótimos insights no seu dia.
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Agradecemos a sua leitura e até a próxima.