Rebranding a oportunidade para mudanças drásticas

Rebranding: a oportunidade para mudanças drásticas

Vamos imaginar que ao longo dos anos as estratégias de comunicação da sua marca tenham afastado cada vez mais o cliente que você considera essencial para a sua empresa. E por alguma razão ela tenha chamado a atenção de outro consumidor, um que não faz parte da sua visão de mercado ou dos objetivos de futuro. 

Neste caso, existe a necessidade de um Rebranding.

Também pode acontecer de, em algum momento da jornada, a sua empresa ter pisado feio na bola. Ou alguns produtos acabaram sendo lançados com a qualidade inferior ao que a marca originalmente acreditava.

Então também é preciso investir em Rebranding.

Existem inúmeros outros exemplos onde essa estratégia é fundamental. Você pode buscar um novo posicionamento na mentalidade dos clientes, pode querer alçar voos maiores, ou até mesmo limpar os excessos da marca e voltar ao básico.

Tudo isso depende de um Rebranding, que pode ser profundo e estrutural, ou apenas cosmético e simplificado. 

Hoje eu quero conversar com você sobre Rebranding do ponto de vista de uma Designer. E mostrar a importância dessa estratégia para as empresas.

Vamos lá?! Então fique confortável e aproveite a leitura. 

Veja também: Vantagens de um bom design: como a ergonomia traz produtividade

O que é Rebranding?

Rebranding é um termo originário do nosso bem conhecido Branding. Em palavras gerais, se trata de buscar um novo posicionamento no mercado. E assim desenvolver tudo outra vez: tom de voz, imagem, comunicação visual, etc.

O principal objetivo do Rebranding é buscar uma nova percepção do consumidor. Quebrar os padrões existentes associados à marca e construir outros novos, alinhados com os objetivos futuros da organização.

Todo esforço de Rebranding tem a intenção de ressignificar a imagem da empresa ou de um produto. São estratégias que podem envolver uma série de elementos e fatores, desde a atualização do logo, até mesmo a troca das cores, entre muitas outras funções. 

Passos para aplicar Rebranding

Como eu disse no início, pode ser que a sua empresa tenha gerado ruídos ao longo dos anos. E esses problemas são os mais diversos. Vamos imaginar que o seu produto deveria ser acessível e simplificado, mas acabou passando uma mensagem sofisticada e complexa, ou o oposto.

Pode ser que o produto tenha ganhado fama pelos motivos errados (virado meme), ou que o Design tenha chamado a atenção, mas a funcionalidade se mostrasse ineficaz. 

Talvez você queira aumentar o valor do ticket médio dos seus serviços, mas esteja com dificuldades para se posicionar como uma marca sofisticada. Há inúmeros motivos para fazer um Rebranding, entretanto, ele começa sempre respondendo duas perguntas:

  • Quem é a minha marca hoje? – Diagnóstico frio e direto da situação atual
  • Como eu quero que a marca seja percebida após o Rebranding? – elaboração dos objetivos concretos, traçando uma linha de chegada. 

Rebranding a oportunidade para mudanças drásticas

Leia mais: É hora de pensar em reformulação: Arquitetura de Varejo para trazer resultados

Como encontrar uma nova Identidade de Marca?

Pois bem, após responder às perguntas mostradas no item anterior fica muito mais fácil compreender qual é a nova Identidade de Marca desejada. 

Você deve iniciar o processo fazendo uma análise fria e sem ressalvas da sua situação atual. Ou seja, qual é a imagem que o consumidor tem da sua marca hoje?

E nessa hora é preciso deixar o Ego em casa e sabe que este é um processo que vai doer na carne. Afinal, se a sua empresa precisa de um Rebranding é por que apresenta falhas e deficiências latentes. 

Depois, com uma visão clara de todos os defeitos da marca. As deficiências na comunicação e os objetivos não atingidos, é chegada a hora de desenhar o mapa para o  tesouro.

E assim elaborar um novo tom de voz, uma nova identidade visual, enfim, criar o pacote completo do novo Branding, com base nos objetivos de mudança. 

Mais sobre Design: Entenda a importância do Design de Varejo

Algumas palavras sobre posicionamento: Rebranding no Design

Nenhuma empresa começa no mercado imaginando que no futuro terá que mudar 100% a sua forma de atuar. Entretanto, o Rebranding surge como uma oportunidade de renascimento para diversas empresas, e a coragem para fazê-lo é sempre um investimento no futuro.

Se a marca acredita que tem ótimos profissionais, sabe que pode oferecer mais para o mercado e se entende que tem um papel a cumprir. Então ela faz o Rebranding e mostra para todos que ainda tem muita lenha para queimar. 

Fazer o Rebranding pode ser simples como apenas ajustar o Tom de Voz das publicações, ou complexo e profundo, modificando até mesmo as cores da marca.

Independentemente, lembre-se sempre de contar com profissionais especializados no desenvolvimento de marcas, para que o processo seja orgânico, natural e eficiente.

Se você quer saber mais sobre Identidade de Marca, continue acompanhando o Blog. Estou sempre falando sobre aspectos de Marca com essa visão baseada em Design Thinking.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação