Design e Mindfulness lições para os novos tempos

Design e Mindfulness: lições para os novos tempos

Como o Design pode se beneficiar do Mindfulness e trazer ainda melhores soluções para o nosso dia a dia? Eu acredito, honestamente, que é possível criar uma junção  entre os dois e assim começar o novo ano com ferramentas mentais mais poderosas para os desafios.

Hoje quero conversar com você sobre aspectos do Design que vão além de um produto bonito, a ideia é falar também sobre propósito. E dentro disso, trazer a atenção plena (o mindfulness) para incluir mais propósito ao nosso dia a dia.

Qual é a promessa? De que você termine este artigo compreendendo que um bom design vai muito além de funcionalidade ou beleza. Ele está conectado com inúmeras outras áreas do nosso dia a dia.

E também quero mostrar para você como as estratégias de mindfulness podem melhorar, em muito, a sua vida criativa.

Muito bem, vamos começar.

Veja também: Vantagens de um bom design: como a ergonomia traz produtividade

O que é mindfulness?

Mindfulness é a tarefa de atenção pela. Trata-se de uma prática que visa colocar todas as suas atenções no hoje, no agora. Para isso, é preciso empregar estratégias de disciplina e inteligência emocional.

Entretanto, praticantes do mindfulness mostram melhoras em praticamente todas as áreas da vida. Desde autocontrole, decisões mais assertivas, maior capacidade de lidar com a dor, resiliência emocional e claro, criatividade.

É por essa razão que o Design se beneficia enormemente do Mindfulness, já que um designer está em constante luta contra inúmeros desafios. 

Leia mais: É hora de pensar em reformulação: Arquitetura de Varejo para trazer resultados

Mindfulness no Design

Um bom design começa todos os dias sabendo que terá que derrubar inúmeras barreiras, fugir do bloqueio criativo, desenvolver soluções práticas e eficientes. Tudo isso dentro de um tempo hábil. 

Assim, o criativo, nos últimos meses, se tornou uma das profissões que mais sofrem com o chamado burnout, esgotamento completo. E aí surge o mindfulness como uma salvação inegável para quem vive de criar. 

Design e Mindfulness lições para os novos tempos

Como iniciar no Mindfulness para criar

Longe de ser uma praticante perfeita, acredito que muito pode ser aprendido em relação ao mindfulness. Entretanto, posso passar aqui algumas dicas práticas para que você comece hoje mesmo sua jornada em busca da atenção plena. 

Separe um tempo todos os dias

Se você deseja praticar o mindfulness para lhe ajudar com o seu design, então você precisa separar um tempo diário para a prática. 

Comprometa-se com um valor diário, mesmo que mínimo. Entenda que é melhor dedicar 5 minutos todos os dias, do que 2 horas aos finais de semana.

A prática do mindfulness é um hábito e será incorporada lentamente aos alicerces do seu cotidiano. Sendo assim, estipule um tempo que você seja capaz de honrar diariamente e passe para o próximo item. 

Mais sobre Design: Entenda a importância do Design de Varejo

Sinta suas emoções sem censura

Essa parte é desafiadora e vai levar um tempo até que você tenha prática o bastante para executá-la com perfeição. Trata-se de deixar as suas emoções ocuparem o seu corpo sem censura. Apenas observando cada uma delas.

Se você sente irritação por algum motivo, deixe que ela circule dentro do seu corpo. Observe, pense nos motivos que trouxeram este sentimento, avalie o que poderia ser feito para evitar que isso aconteça outra ves. Sem julgamentos. Não há culpados, apenas uma visão externa do que aconteceu.

Isso é importante para você realmente começar a conhecer os seus próprios limites e avaliar quais são as coisas importantes para a sua vida. Toda pessoa que vive da criatividade só é capaz de gerar resultados incríveis quando consegue expressar os próprios sentimentos por meio do trabalho.

Ou seja, ao conhecer o que você sente estará trabalhando para conseguir concentrar esses sentimentos em resultados incríveis para a sua vida criativa. 

Leia em seguida: Não me faça pensar: Dicas práticas de Design para o PdV

Cultive a gratidão pelo seu dia

Essa prática parece simples, e algumas pessoas até consideram ela boba, mas faz toda a diferença. Estudos comprovam que o pensamento positivo coloca a nossa mente em um mindset focado em resultados e ações concretas. 

A gratidão surge como uma maneira de trazer a sua mente para o que deu certo no seu dia. Portanto, todas as noites faça uma lista de três coisas que você agradece naquele dia. 

Pode ser algo simples como: hoje eu tomei um banho quentinho e demorado, ou coisas mais complexas do tipo “hoje nós fechamos o maior contrato do ano”. Agradecer é olhar para o dia e encontrar nele pontos positivos. 

Caminhe

Essa prática também é incrível para o mindfulness e muitos escritores e designers afirmam que ela traz inúmeros benefícios para a criatividade. Movimentar o corpo torna o seu organismo mais saudável, oxigenar os músculos e o cérebro e melhora o seu estado como um todo. 

Tenha o hábito de caminhar e você vai ver como a sua vida vai melhorar em muitas áreas. 

Tenha uma refeição lenta, contemplativa e pacífica

Essa é a dica perfeita para aquelas pessoas que adoram almoços empresariais apressados e cheios de conversas. Ou para quem não desgruda do celular enquanto faz uma refeição. 

Pelo menos duas vezes por semana tenha certeza de que a sua refeição será pacífica, lenta, e quieta. Não olhe no celular, não responda e-mails e não fale do trabalho.

Apenas desfrute cada pequeno pedaço da sua refeição com paciência. Sinta o gosto do alimento dentro da boca, a textura, os aromas, a temperatura. Coma respirando fundo.

Degustar uma refeição lenta e contemplativa funciona como um descanso. É importante especialmente em dias mais atarefados, ou complexos. Vamos imaginar que você tenha uma apresentação complicada para o dia, então faça a sua refeição contemplativa, não pense na apresentação, não olhe no celular, respire fundo, dê a si essa pausa.

E eu tenho certeza que depois você terá muito mais calma para prosseguir com os desafios do dia. 

Resumo: Mindfulness para o design

O Design Thinking nos ensina que temos que prototipar, testar e seguir em frente. Sempre focando na velocidade para encontrar um resultado. Por outro lado, também é dever de toda pessoa criativa pisar no freio e enxergar a vida com outros olhos.

Hoje eu trouxe para você as estratégias de mindfulness que me ajudam a conseguir resultados melhores no meu trabalho. 

Se você gostou das dicas, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo novidades sobre o universo do design e da criatividade.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação