Este artigo tem o objetivo de ser um guia rápido e descomplicado para você que deseja criar conteúdos para as suas redes sociais, mas encontra dificuldades no processo.
Meu interesse aqui é derrubar algumas lendas e trazer para você informações relevantes sobre o processo de produzir conteúdo de valor para os seus clientes.
Muito bem, vamos sem demora.
Jab! Jab! Jab! Gancho!
Segundo Gary Vaynerchuk, especialista em Marketing, muitas empresas precisam adotar a estratégia que ele chamou de “soco, soco, soco, gancho”. Trazendo os ensinamentos do boxe para o marketing digital.
Ou seja, não comece uma estratégia vendendo. Na verdade, vá investindo em estratégias aparentemente inofensivas (falarei delas no próximo item). Jamais tente fazer uma grande venda antes da hora, isso irá abrir a sua guarda e o cliente poderá acertar um gancho direto na sua empresa, levando a sua estratégia ao nocaute.
Entregue, entregue mais, entregue ainda mais!
Todo conteúdo é uma entrega. Vou repetir, todo conteúdo é uma entrega. Quando você cria conteúdo para a sua marca, está se conectando com os seus clientes. Então, garanta que a produção possa ensinar algo, possa agregar, possa levantar, possa informar.
Invista em conexão
Primeiro vem a conexão, depois virão as vendas. Se o seu conteúdo é incapaz de se conectar com os clientes, ele dificilmente vai dar resultados no futuro. Deixe as estratégias agressivas de lado, invista em empatia.
Construa a sua reputação
Reputação leva tempo para ser construída – aliás, o sucesso nas redes sociais leva tempo para acontecer, talvez anos – sendo assim. Vá, pouco a pouco, conteúdo por conteúdo, somando os tijolos que farão parte da sua reputação no futuro.
Esqueça o curto prazo, conteúdo de valor foca no longo, ou até no longuíssimo prazo. O importante é manter uma constância de entrega, empatia, conexão e muito carinho.
Pare de olhar para as métricas erradas
Likes não são tudo nos conteúdos de valor. É muito mais importante que você mantenha uma consistência e a sabedoria de que está construindo um futuro sólido para a sua marca.
Com o tempo, os resultados aparecerão, o nome da empresa entrará em evidência e os leads se tornarão conversões. Criar conteúdo com foco apenas em número de likes gera resultados rasos, sem conexão genuína, feitos e consumidos apenas no momento. O que não melhora em nada a reputação da empresa.
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Crie conteúdos especiais para cada rede social
A linguagem do Instagram é completamente diferente da linguagem do LinkedIn, sendo assim, não há razões para que as duas redes sociais recebam, exatamente, o mesmo tratamento.
Portanto, tome cuidado para que a sua empresa tenha posicionamentos específicos para cada canal de comunicação. Aqui cabe um aviso: a comunicação pode mudar, mas a essência da marca precisa ser preservada.
Ou seja, uma marca de linguagem realmente jovem não pode ficar descaracterizada quando for adotar a linguagem do LinkedIn. O mesmo para uma empresa de tom formal que pretenda utilizar o Instagram.
A comunicação precisa mudar, mas a essência deve ser mantida. Afinal de contas, é com a essência que os seus clientes se comunicam. O que nos leva para o próximo item do artigo
Você não precisa estar em todos os lugares, o tempo todo
Já foi o tempo em que a principal regra do marketing digital era “você precisa estar em todos os lugares, esteja em todos os lugares agora!”. Aí as empresas corriam para criar contas no Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, Vine, SnapChat, entre muitas outras redes sociais.
O que acontecia? Simples. Como não há profissional de marketing que dê conta de tantos canais de comunicação, a comunicação ficava deficiente.
Então, a empresa tinha uma conta em todas as redes sociais, mas não estava verdadeiramente em nenhuma delas.
Portanto, avalie quais são os canais que fazem mais sentido para você e abra mão dos demais. Isso mesmo, se a sua empresa não tem um perfil que se encaixe no Twitter, não há motivos para utilizar um.
Seus clientes vão te achar onde você estiver, desde que a comunicação seja eficiente e de valor. Muitas vezes, investir em apenas duas redes sociais traz mais resultados do que investir em 5 ou 6.
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Tenha algo para falar (inspire-se)
Essa dica foi tirada diretamente do livro “Mostre o seu trabalho” do autor Austin Klein, e ela poderia ser apresentada para muitas (muitas empresas) atualmente.
Acontece que a grande presença de clientes em potencial nas redes sociais transformou o feed em uma verdadeira corrida. Aos olhos de muitos gestores, vence quem conseguir postar algo mais rápido.
Entretanto, a velocidade de uma postagem tem pouco efeito se o conteúdo for irrelevante, desinteressante ou mesmo fraco – a pressa para postar algo pode custar caro.
Existem até mesmo as empresas que querem pegar carona em uma tendência e tentam linkar o seu conteúdo com algo que esteja fazendo sucesso no momento.
E o melhor modo de evitar esses problemas é buscando inspiração. Aprenda quais são os assuntos preferidos dos seus clientes, leia bons livros sobre diversos assuntos, assistir inúmeros filmes, faça um curso totalmente novo, mesmo que seja só para alimentar a imaginação.
Aí está o segredo do conteúdo de valor: a imaginação. Você precisa exercitar ela, e garantir que os responsáveis pelo conteúdo da sua marca façam o mesmo. Só assim estarão seguros contra os artigos irrelevantes, ou a corrida insana para postar “qualquer coisa”.
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Palavras finais sobre conteúdo de valor
Sabe qual é o conteúdo de valor? Aquele que você sente prazer em consumir. Se você, que conhece a sua empresa por dentro, sabe que aquele conteúdo reflete o espírito da sua marca, então fique tranquilo.
O caminho para o sucesso é pavimentado com honestidade. Como eu disse no início deste artigo: todo conteúdo é uma entrega. Se a sua empresa está se doando nas publicações, os clientes vão surgir. Isso é certo.
O mesmo que vale para o seu produto, vale para o seu conteúdo. Quando feito com cuidado e amor, tem tudo para dar certo.
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Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.