Empresário: o que fazer para o impacto nas finanças ser menor

As notícias vêm gerando preocupação em todo o Brasil, os números de contaminações ainda estão na curva de subida e a bem da verdade é muito difícil saber exatamente qual decisão tomar. O varejo foi pego de surpresa por essa transformação e agora as lojas precisam entrar em estado de alerta e ter planos de contenção de danos urgentemente. 

Nesse cenário deixamos uma pergunta: como fazer para o impacto nas finanças ser menor? Há uma resposta para essa pergunta? 

Sim. Há, e hoje vamos falar sobre ela. 

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Qual é a situação atual e o qual é o impacto previsto para as finanças

O país passa pelo maior desafio de saúde pública em muito tempo, com desdobramentos na economia. Se deve ter em mente é que é preciso agir em duas frentes: segurança para consumidores e colaboradores e redução do impacto econômico.

Medidas de segurança para os consumidores e para os colaboradores

Independentemente do tamanho do estabelecimento, é preciso lembrar que o cliente e os colaboradores estão expostos a um vírus que se espalha rapidamente, portanto, é dever criar meios para garantir a segurança de todos.

Mantenha uma comunicação constante com os funcionários, esclareça os métodos de prevenção da doença; disponibilize o álcool 70% para higienização de mãos de todos; aumente a frequência de limpeza e tenha um cuidado especial quanto à manipulação dos alimentos.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) criou um e-book com orientações para evitar a transmissão da doença em estabelecimentos de alimentação. 

Uma importante dica é diminuir em 30% a capacidade de atendimento do local e estabelecer a distância de 1 metro e meio entre todos os frequentadores da sua loja

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Redução do impacto econômico para as lojas

Evidente que as medidas apontadas acima servem para as lojas que ainda podem atuar, pois estão dentro dos grupos de necessidades essenciais. Já para os outros casos nós vamos apresentar dicas importantíssimas. Acompanhe!

O Sebrae definiu 5 passos que servem para orientar os pequenos empreendedores durante o período mais crítico da pandemia.

1º PASSO – Garanta a segurança de todos

Informe os funcionários sobre métodos preventivos e ofereça os ítens necessários para a proteção deles e dos clientes. Além de tudo, tenha certeza de que todos os colaboradores tenham consciência sobre a seriedade do tema. 

É muito prejudicial para qualquer ambiente, seja ele de trabalho ou doméstico, se algumas pessoas “relaxarem” e não tomarem os devidos cuidados. Estamos falando de uma doença que até a publicação deste artigo não tem cura e se espalha com incrível velocidade. 

Não deixe que a sua equipe baixe a guarda. 

2º PASSO – Descubra quais são as despesas prioritárias

Você precisa compreender a realidade financeira do seu negócio, sabendo exatamente quais são os compromissos de pagamentos futuros (salários de colaboradores, fornecedores, aluguel, água, luz, internet, etc.). A dica é encontrar esse valor para os próximos seis meses. 

Depois será o momento de definir quais são prioritários.

Então chega o momento de cortar despesas e diminuir os custos da loja. 

3º PASSO – Negocie prazos

Com as pessoas trabalhando em casa durante o período de quarentena é normal que a produção de diversos setores diminua ou até mesmo seja interrompida completamente. Diminuindo a oferta e aumentando os preços dos produtos. 

Com a alta dos preços, o poder de compra do cliente diminui. Nesse cenário, é essencial negociar prazos de pagamento mais longos com fornecedores.

Em outras palavras: você vai precisar equilibrar o quanto poderá cobrar dos seus clientes e o quanto pode postergar os seus pagamentos para os fornecedores. 

Neste período o poder de negociação será testado à exaustão. Negocie tudo o que puder. 

4º PASSO – Respire fundo, é o momento de analisar cada passo

Veja bem, pouquíssimas pessoas atuantes no mercado realmente têm respostas concretas para as situações que estamos vivendo. E isso também vale para você.

Não saber o que fazer é inteiramente natural e ninguém lhe julgará por isso, mas  tome cuidado para não se precipitar. 

Dispensar um trabalhador especialmente talentoso, ou investir os recursos em determinadas soluções pode não ser interessante agora. Avalie as ações com calma, coloque tudo na ponta do lápis. 

5º PASSO –  Controle o fluxo de caixa

Só ele pode mostrar para você qual é a saúde financeira da sua empresa. Esse é o momento de concentrar todos os esforços em manter o fluxo de caixa atualizado e sob controle. 

6º PASSO – Invista no Delivery e no E-commerce

Assim como muitas pessoas descobriram que são capazes de trabalhar em casa sem a perda significativa de produtividade, muitas lojas também estão descobrindo que são capazes de entrar no universo E-commerce sem sofrer grandes consequências.

Pesquise sobre o assunto, veja quais são as possibilidades, invista nas suas redes sociais, cadastre-se em serviços e aplicativos online e coloque a sua loja para vender produtos e-commerce. Nem que seja ao menos para queimar o estoque que ficou encalhado na loja física. 

Comunique-se com a sua equipe diariamente

Saiba como seus colaboradores estão se sentindo, como tem sido esse momento de quarentena. Se estão conseguindo executar os trabalhos e como andou funciona a rotina. É imprescindível estar presente neste momento.

Você pode marcar reuniões periódicas para conversar sobre assuntos extra trabalho, isso aproxima a equipe e traz confiabilidade. O que nos leva a nossa próxima dica. 

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Seja transparente sobre os rumos da loja

Seus colaboradores também estão sentindo insegurança, neste cenário a sua sinceridade é fundamental para manter a equipe com os nervos no lugar e garantir que todos possam trabalhar bem. 

Tenha certeza de que tudo isso irá passar

Esta é uma frase que vem sendo repetida por todos ao longo das últimas semanas, e quer saber? Eu também vou entrar no coro. Sim, tudo isso irá passar. Nós vamos sair dessa melhores, mais fortes, mais inteligentes, com decisões afiadas e conhecimento de campo que não teríamos em tempos de tranquilidade.

Mares calmos não fazem bons marinheiros. 

Esperamos que você e todas as pessoas na sua vida estejam em segurança. A Romero Lab se manterá alerta durante todo o período de crise e o nosso papel aqui é garantir que as lojas possam superar essa fase tão difícil. 

Entre em contato conosco e marque uma reunião online, adoraria conversar com você e trocar experiências. 

Obrigada pela leitura. 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação