Saber é poder. Essa é uma das verdades que funciona muito bem para empresas está sempre na cabeça da equipe de gestão. Todos compreendem que com os dados corretos é possível prever situações e desenvolver estratégias. Daí nasce a análise de mercado.
Por meio da informação possível tomar decisões assertivas e crescer a marca e a empresa em diversas direções.
O desafio consiste em obter informação com qualidade, mais do que em quantidade. Informações confiáveis, que ofereçam uma visão concreta do que acontece no mercado.
Sendo assim: fazer a análise de mercado é uma maneira eficiente de avaliar as oportunidades – ou os perigos – presentes no mercado.
Contudo, uma análise de mercado precisa ser feita com muito cuidado, ou o efeito poderá ser negativo. A empresa coletar dados incorretamente, ter posições imprecisas sobre o mercado e então tomar decisões com base em informações irrelevantes.
Veja as nossas dicas de hoje e saiba como desenvolver a boa análise de mercado, aquela que serve como mapa para a sua empresa.
Quais são os tipos de análise de mercado?
Antes de fazer a análise de mercado é preciso compreender que há tipos principais de análises:
- Análise de mercado de gabinete
- Pesquisa de mercado.
Elas são opções complementares, que lidam cada informações específicas.
Tem mais, dependendo do momento da empresa é possível que um tipo faça mais sentido do que o outro. Vamos explica-las em detalhe
Análise de mercado de gabinete
É aquela realizada com dados coletados de maneira ativa. Leva este nome pois pode ser realizada internamente. Ou seja, sem que precise haver contato direto entre a empresa e os elementos externos, como o público.
Essa análise acontece de maneira mais genérica e mais ampla. Uma vez que a quantidade de dados é limitada em sites, redes sociais e canais de pesquisa, ela oferece uma visão mais genérica sobre todo o cenário.
Por exemplo: Analisar um concorrente em detalhes pode ser desafiador por meio da análise de gabinete. Já que ela usa somente as informações que estão disponíveis ao “grande público”.
Entretanto, ela é uma forma eficaz de conhecer mais sobre o mercado.
Pesquisa de mercado
Por outro lado, a pesquisa de mercado entra em contato direto com o cliente. Coletando informações precisas e detalhadas sobre os hábitos de consumo dele.
Essa pesquisa pode incluir perguntas diretas sobre os níveis de serviço esperados, as expectativas sobre a empresa, a comparação com outras lojas, enfim, são inúmeras possibilidades.
Essa ferramenta é especialmente útil para quem pretende lançar um produto e busca validar a ideia baseando-se na aderência da solução com o público.
Como fazer uma excelente análise de mercado?
Uma excelente análise de mercado inclui a avaliação dos principais fatores que influenciam o negócio. Significa levar em conta os fatores de maneira integrada para ter uma visão ampla do mercado.
Buscar esse nível de excelência é tarefa desafiadora, mas há ótimos caminhos para se chegar lá. Vamos a eles.
Estude o mercado consumidor
O mercado consumidor deve ser o principal foco de um negócio, pois é através dele que acontece a captação de receitas.
Perceba que as relações de consumo estão mudando rapidamente, sendo assim, fazer uma análise do mercado consumidor é indispensável para estar sempre a par do que querem os clientes.
Esse tipo de avaliação apresenta novas dores e necessidades do mercado. Encontrar o que o cliente deseja antes da concorrência coloca a sua empresa em larga vantagem.
Sem o conhecimento desse mercado, por outro lado, a empresa se torna progressivamente menos relevante e deixa de obter boas oportunidades de negócio e de crescimento.
Leia em seguida: 7 tendências de Mercado para acompanhar em 2020
Saiba tudo sobre os concorrentes
Após analisar o que desejam os clientes: protagonistas na ótima análise de mercado, chegou o momento de avaliar como os concorrentes estão se comportando.
Por qual razão aprender sobre a concorrência?
Se você já sabe o que o seu cliente quer, então precisa saber como a entrega desse desejo é feita no dia a dia. O que a concorrência faz para agradar esse cliente que você pode fazer melhor?
Se esquecer de olhar para o lado tira poder competitivo da sua empresa, ainda pode tornar a sua marca indefesa contra o mercado cada vez mais dinâmico.
A atuação da sua empresa será pautada pelos desejos dos consumidores e pelas decisões que façam sentido dentro da Missão, Visão e Valores da sua empresa. Não estamos falando para você copiar a concorrência.
Contudo, é bom avaliar as transformações no mercado e a maneira como outras marcas abordam um mesmo cliente e um mesmo problema. Referências valem muito.
Além disso, essa avaliação é necessária para reconhecer ameaças de outros produtos ou serviços, preços mais competitivos e atendimentos com mais qualidade.
Sempre considere os fornecedores na sua análise de mercado
A menos que a sua empresa seja totalmente independente do fornecimento de matérias-primas, é indispensável fazer uma análise de mercado que coloque em cena os fornecedores.
Essa análise permite que você avalie se a matriz de fornecimento da sua empresa está atendendo aos padrões de qualidade esperados pelos clientes. Há mais, você também saberá se os preços estão competitivos dentro do mercado e assim por diante.
Leia também: Quais são as novas tendências de consumo
Avalie projeções do mercado
Aqui estamos falando da avaliação do mercado em si. Que permite a empresa se tornar mais robusta e se preparar para encarar os principais desafios apresentados. Por exemplo, avaliar qual será o provável crescimento dentro das condições financeiras do mercado.
Muitas empresas – e aqui estamos falando especialmente com os lojistas – estabelecem metas de crescimento que não fazem sentindo com a saúde econômica do seu público comprador. E como essas empresas caem nesse erro?
Fácil, elas avaliam quais são os desejos de consumo desse cliente. Coletam dados e mais dados sobre como esse consumidor deseja adquirir tal item ou contratar tal serviço. Com os olhos brilhando essas empresas colocam todos estes itens e serviços no mercado, mas se esquecem de analisar se o cliente será capaz de pagar por aquilo ou não.
Saber como está o mercado é ser capaz de tomar decisões em terreno sólido.
Quais ferramentas são necessárias para análise de mercado
A análise de mercado exige o uso de ferramentas corretas, pois elas serão responsáveis por oferecer confiabilidade aos dados apresentados. Quanto mais adequada for a ferramenta, melhor e mais assertiva é a análise.
As ferramentas incluem:
Coletores de dados
Há muitos softwares e aplicativos responsáveis por realizar uma coleta de dados dinâmica sobre um determinado mercado.
Um exemplo são os sites que apresentam informações sobre quais empresas receberam investimentos recentemente ou aqueles que reúnem os relatórios de desempenho de uma série de negócios.
Dispondo destas informações fica mais fácil realizar análises e projeções para o próprio negócio, já que é possível fazer essa coleta de dados por setor de atuação.
Veja mais: Novas estratégias de Visual Merchandising
Analisadores sociais
A partir da análise de dados estatísticos do site da empresa é possível identificar qual é o comportamento do público e o que gera mais interesse em forma de visitas.
Já nas redes sociais é possível acompanhar o engajamento e compreender mais sobre o que tem ressonância com o público. Estes dados permitem a criação de um relacionamento estruturado. Oferecendo resultados melhores.
Há sites que indicam o desempenho da concorrência e as principais palavras-chave utilizadas, o que proporciona uma excelente inteligência corporativa.
O grande resultado de uma análise contínua e assertiva é que a empresa ganha inteligência de mercado, se torna mais competitiva e mais preparada para absorver uma fatia maior do nicho no qual está.
Essas foram as nossas principais dicas para que você desenvolva a sua análise de mercado.
Quer saber mais sobre varejo? Escalar, formatar, transformar, criar ou apenas trocar experiências? Entre em contato conosco. Nós vivemos o varejo diariamente e para nós será um prazer marcar uma reunião com você.
Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.