Quem trabalha em sorveteria sabe que qualquer dia nublado, de chuva ou mesmo com um ventinho mais acentuado representa queda no número de clientes. E tem mais, se nada for feito quando chegar o inverno as coisas ficarão ainda mais difíceis, mas há estratégias para manter a sorveteria crescendo mesmo no frio.
Apesar de não estarmos em um período de realmente frio, sabemos que agora é o momento ideal para seguir essas dicas, pois você irá perceber que muitas deles exigem preparação.
Então, vamos lá, acompanhe as dicas para manter a sua sorveteria crescendo mesmo no frio, comece a se preparar agora e garanta que seus números não despenquem (como vai acontecer com as temperaturas).
Ótima leitura para você!
Leia em seguida: 7 tendências de Mercado para acompanhar em 2020
Climatize e invista na ambientação
Prepare a sorveteria com antecedência para o inverno. Invista em climatizadores, pois eles são ótimos para refrescar no verão e aquecer no inverno. Garanta que o clima dentro da sorveteria seja mais agradável e acolhedor que o clima externo.
Já a ambientação pode ser feita com o uso correto de uma iluminação especial. Você pode investir no charme das luminárias para trazer os clientes para dentro.
Tome nota de uma lição: no inverno os clientes procuram conforto. O que muda o jogo para as sorveterias. Uma sorveteria passa o verão todo investindo em apelar para despertar no cliente o desejo por frescor. Essa estratégia é anulada pelo tempo frio.
Então, quando os dias frios chegarem mude a chavinha e invista em conforto e aconchego. Assim o ambiente da sua sorveteria irá atrair clientes com muito mais facilidade.
Diversifique as opções de sabores
Perceba que a primeira dica irá se estender por todos os quesitos dentro da sua sorveteria, agora chegou a hora de falarmos sobre o cardápio.
Se durante o verão as pessoas buscaram por sorvetes e picolés leves, à base de água, e com sabores de frutas cítricas e tropicais, no inverno eles desejarão sabores mais encorpados e recheados.
Invista em robustos que combinem com o frio – a dica de ouro é: busque derivados do chocolate. Tem mais, as quantidades de gordura presentes nesses sabores também contribui para aquecer o organismo de dentro para fora, acelerando o metabolismo.
Resultado? As pessoas se sentirão quentinhas e confortáveis mesmo tomando sorvete.
Leia também: Quais são as novas tendências de consumo
Coloque no cardápio acompanhamentos para o sorvete
Não vamos ficar com meias palavras: o inverno é cruel para as sorveterias que não tiverem jogo de cintura. Então, uma estratégia excelente consiste em aliar o seu produto principal à elementos que possam chamar a atenção dos clientes.
Você pode incluir no seu cardápio elementos como:
- Bolos com recheio de sorvete ou acompanhados por sorvete;
- Rocamboles de chocolate também acompanhados por sorvete;
- Torta de limão;
- Frozen de chocolate;
- Petit Gateau.
Enfim, o segredo está em pesquisar e descobrir quais são os elementos que fazem sentido ao lado de um sorvete e colocar essa ideia em prática.
A lista acima é muito bem aceita em diversas regiões do Brasil, mas você vai precisar descobrir quais são os costumes locais e o que os clientes gostam de comer junto com sorvete aí na sua região.
Veja mais: Novas estratégias de Visual Merchandising
Assuma a mistura do quente com o frio
Essa ótima pedida para garantir que a sua sorveteria continue crescendo mesmo no frio. Sirva o sorvete acompanhado de pratos que possuem composições quentinhas, como petit gâteau, brownies, taças com caldas, café e chocolate quente.
Além de ser uma alternativa sofisticada, ela garante que a sua sorveteria não fique descaracterizada (falaremos disso neste artigo), o que mantém as vendas no topo, mas não fere a imagem que o cliente tem sobre a loja.
Inove para manter a sorveteria crescendo mesmo no frio
É a hora de mostrar que a sua marca pode vencer desafios, momento de inovar e colocar as cabeças para trabalharem.
Com as inovações nos sabores, nas texturas e com o desenvolvimento de novos produtos a sua sorveteria receberá clientes durante o ano todo, tenha certeza. A inovação é a única maneira de transformar um produto tipicamente sazonal em um business de poder durante todos os meses do ano.
Encontre e proponha soluções, analise o mercado, conheça o seu público, avalie as condições da sua localização. Enfim, mergulhe de cabeça na sua marca e encontre lá as estratégias para continuar vencendo mesmo durante o inverno.
Invista pesado em promoções
Mesmo colocando todas as ideias em prática você vai perceber que o público tem uma tendência natural a evitar sorveterias no inverno, o que não deve assustar você, apenas precisa ser considerado.
Sendo assim, garanta que muitos produtos tenham promoções arrasadoras. Estamos falando daquelas promoções que fazem os olhos dos clientes saltarem.
Coloque um sabor de sorvete com o melhor preço possível para a sua sorveteria e alie essa estratégia ao crescimento do cardápio, com produtos mais sofisticados e de preços mais encorpados.
O cliente será conquistado pelo preço muito baixo e depois vai se encantar com as opções e as variedades de sabores especiais para o inverno, estas com preços justos.
O desafio está em fazer o cliente entrar em uma sorveteria no inverno, uma vez dentro dela, abraçado por um ambiente agradável e encantando com as opções disponíveis, esse cliente irá consumir e sair de lá satisfeito.
Mantenha sempre a marca intacta
Muitas vezes na busca por manter a sorveteria crescendo mesmo no frio muitas empresas acabam perdendo de vista as características naturais da marca. Algumas sorveterias até mesmo viram “cafés” ou, incrivelmente, “mini padarias” e ficam completamente descaracterizadas. Não faça isso.
Seus clientes precisam saber que estão dentro de uma sorveteria, uma sorveteria com vasta opções de sabores, uma sorveteria preparada para atende-los mesmo em dias frios: mas ainda assim uma sorveteria.
Pois, caso eles percam essa questão de vista você terá problemas enormes no futuro. O inverno vai passar e os dias quentes vão voltar, e aí a sua sorveteria descaracterizada vai perder clientes pois será incapaz de atrair o público comum do verão.
E tem mais, se a sua marca ficar realmente descaracterizada é provável que a sorveteria perca clientes em todas as épocas do ano: já que no inverno as pessoas não vão buscar pelo sorvete e no verão a marca não é percebida como um local refrescante e agradável.
Sendo assim, coloque as dicas em prática, mas tenha consciência e saiba dosar a mão nas ações. Sua sorveteria não pode deixar de ser o que é.
Quer saber mais sobre varejo? Escalar, formatar, transformar, criar ou apenas trocar experiências? Entre em contato conosco. Nós vivemos o varejo diariamente e para nós será um prazer marcar uma reunião com você.
Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.