Quais são as novas tendências de consumo

Pesquisa feita pela WGSN, consultoria em análises e previsões de tendências, mostrou que a tecnologia não é o único fator relevante nas transformações do varejo. Na verdade, mais do que as inovações, os próprios consumidores são elementos impulsionadores de mudanças.

Nas palavras de Luiz Arruda (Head da WGSN): “Precisamos entender que os consumidores estão mapeando, estudando as marcas. Eles querem, inclusive, saber se as empresas mudaram seu modelo de negócio, principalmente quando este impacta a sociedade. O intuito dos consumidores é saber se as marcas estão alinhadas às suas novas demandas e a um propósito – além, claro, como se relacionam com suas necessidades. Ou seja, consumidores estão impulsionando o mercado em outro nível”.

Hoje nós falaremos ainda mais sobre as tendências de consumo e como a sua loja pode usar essas transformações para lucrar ainda mais em 2020.

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A forte presença do e-commerce

A sociedade é guiada pelos smartphones. Nesse cenário, as pessoas querem consumir usando seus dispositivos móveis.

Outra pesquisa, essa desenvolvida pela agência YouGov, mostra que 44% dos entrevistados entre 18 e 24 anos gostam de conversar com pessoas novas usando as redes sociais. Uma interação inicial que depois poderá ser transferida para a conversa “ao vivo”.

Com essa premissa em mente o varejista pode perceber que a tomada de decisão do cliente é feita antes da visita física. Por essa razão é importante que o consumidor tenha acesso ao conteúdo da empresa por outros meios que não somente uma visita à loja física.

A dica: incluir interações da sua loja nas redes sociais. Ou então colocar promoções especiais em sites e publicações nas redes sociais.

O investimento em experiências

As experiências são o aspecto vencedor dentro de um restaurante, por exemplo. Na verdade, para o setor alimentício falar sobre a experiência do cliente em relação à marca é uma obviedade. Os restaurantes sabem que a comida boa pode até trazer o cliente, mas o que faz um consumidor voltar é a experiência vivida lá dentro.

Essa verdade não está presente em todas as lojas. Muitos varejistas investem pesado em produto e promoção. Garantem que as lojas tenham preços baixíssimos e vendem opções que a concorrência não tem.

Por outro lado, pecam severamente na experiência do cliente dentro da loja, e aí está um erro enorme. É tempo de garantir que o seu cliente saia da loja com mais do que um produto em mão, saia com uma ótima história para contar.

A construção da confiança

As pessoas estão desconfiadas. Muitas as instituições caíram em descrédito: governos, imprensa, marcas e até empresas. Sendo assim, investir na confiança virou o caminho certo para quem deseja prosperar

Quer ver o tamanho do problema? Um estudo do MIT revelou que 89% das crianças entre os 6 e 10 anos de idade acreditam que a Alexa sempre diz a verdade. Ou seja, essa questão com a confiança deverá se agravar com o tempo.

Para conseguir despertar a confiança do consumidor você vai precisar se posicionar e ter voz. Apoiar causas. É preciso entender os temores dos clientes, criar estratégias que diminuam esse problema por meio da transparência.

Essa é a palavra crítica para o consumidor atual, transparência. Ele não aguenta mais comprar produtos que prometem e não cumprem. Esse consumidor prefere que a sua loja entregue pouco, mas que cumpra o que prometeu. Do que tente entregar muito e no fim não consiga cumprir nada.

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É tempo das preocupações climáticas

Vamos falar a verdade: as preocupações climáticas causam ansiedade. Basta parar e conversar com uma pessoa durante alguns minutos e você verá que o assunto logo estará em algum problema referente ao estado do clima.

Cidades no Brasil sofrem com chuvas torrenciais, enquanto outros pontos sofrem com secas e queimadas. Países aparecendo nos telejornais diariamente mostrando como o clima está transformando a rotina das pessoas do lugar.

As preocupações climáticas estão em evidência e se a sua empresa fingir que nada está acontecendo pode acabar dando um tiro no próprio pé. É tempo de criar posicionamento e garantir que o consumidor esteja ao seu lado nessa.

Depois poderá ser tarde demais.

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O que as novas tendências de consumo trazem para o varejo?

Apesar da crença popular, as novidades não são centradas em menor participação do contato humano. As pessoas não serão substituídas por máquinas, eliminando todas as interações humanas.

Na verdade, as novas tendências de consumo provam que uma pessoa terá contatos muito mais honestos e sinceros com outras pessoas. As interações puramente técnicas e robóticas ficarão para a Inteligência Artificial.

As pessoas se comunicarão com mais criatividade, com contato humano verdadeiro, com uma troca honesta e sincera entre ideais e ideologias. Sendo assim, as novas tendências de consumo trarão essas questões para dentro do varejo: a humanidade de volta nas relações.

Um cliente deseja entrar na loja e ser atendido como uma pessoa cheia de objetivos, desejos e vontades. Não apenas como um número, um mero comprador.

Caso contrário, ele efetuará a compra pelo e-commerce, afinal de contas, o contato lá é totalmente inexistente.

Então, se esse texto pode deixar alguma coisa essa coisa é a esperança. Sempre haverá espaço para as marcas que souberem criar conexão com os seus clientes, mais do que transformar eles em meros números em uma planilha.

Quer saber mais sobre varejo? Escalar, formatar, transformar, criar ou apenas trocar experiências? Entre em contato conosco. Nós vivemos o varejo diariamente e para nós será um prazer marcar uma reunião com você.

Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.

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