Tendências de Mercado são lançamentos, inovações e tecnologias que estarão presentes neste ano de 2020.
Muitas delas falam do comportamento do consumidor como um todo. Focando muito mais em como a vida do cliente irá mudar. De todo modo, é importante para o varejo compreender essas transformações e assim trazer para dentro da loja o que já está acontecendo lá fora.
Acompanhe essas 7 tendências de mercado e prepare a sua marca para faturar ainda mais em 2020.
Boa leitura.
Como desenhar varejos vencedores utilizando a antropologia e a sociologia
1. Economia colaborativa
A economia colaborativa já está presente em nossas vidas, mesmo que muitos de nós sequer tenhamos consciência dela. Veja só:
- Os aplicativos de carona,
- Aplicativos para compartilhamento de quartos,
- Aplicativos de financiamento coletivo
- Aplicativos de colaboração (trabalho)
Todas essas soluções fazem parte dessa tendência.
E não é só na prestação de serviços que a economia coletiva mostra as caras. Até mesmo as wikis são exemplos ótimos de como no futuro tudo será realizado em cooperação entre as pessoas.
Basta perceber como a colaboração diminui o desperdício. Os gastos são inteligentes e economizam recursos como dinheiro, tempo e espaço. Estima-se que soluções do tipo movimentarão 335 bilhões de dólares em 2025.
Como aplicamos semiótica na construção dos significados em design para varejo
2. Sustentabilidade
Qualidade de vida está voltando ao cenário, ainda bem. Depois de muitos anos glamourizando o perfil “Workaholic”, as empresas estão focando em atitudes positivas e que tenham bons resultados a longo prazo.
Isso inclui a sustentabilidade. Desculpa, eu disse “as empresas”? Na verdade, eu quis dizer as pessoas. Elas estão muito mais interessantes em estilos de vida que possam garantir um conforto por muitos anos.
Sendo assim, a sustentabilidade entra como uma das grandes tendências do marcado para 2020.
3. Produtos artesanais (ou DIY)
Os vídeos de DIY (do inglês Do It Yourself) ganharam o público. Muitas pessoas passam horas pesquisando e descobrindo novas maneiras de utilizar velhos produtos que estão em casa, ou então jeitos de facilitar um processo dentro de casa.
Claro que essa tendência vem de rabeira na crise. Com menos recursos, os compradores preferem encontrar uma nova utilidade para uma coisa dentro de casa, ao invés de saírem para fazer uma compra nova.
Lojas e marcas que souberem tirar proveito da tendência DIY faturarão muito este ano. Pode apostar nisso.
A Black Friday provou o sucesso do Varejo Digital
4. Microfranquias
As microfranquias se apresentam como uma solução viável em meio à crise financeira no país. Esse é um modelo de negócio que tem seus riscos, como qualquer outro. Mas certamente são menores do que quando começamos um negócio do zero.
As franquias apresentam modelos escaláveis já preparados para o franqueado. Em suas versões micro, o investimento é ainda menor, o que reduz significativamente as chances de o investidor perder dinheiro. Como as grandes marcas apresentam valores muitas vezes inviáveis, vale a pena apostar nesse sistema.
A taxa de mortalidade no primeiro ano é de apenas 3%, enquanto alcança incríveis 23% em pequenos negócios. É o que diz um relatório da Rizzo Franchise.
5. Softwares as a Service (SaaS)
Já faz tempo que os softwares estão se tornando serviços, mais do que produtos. Até mesmo os jogos de vídeo gamem ganharam essa característica, mas o ano de 2020 promete expandir a tendência.
Antigamente você literalmente entrava em uma loja e comprava lá o software desejado para resolver um problema na empresa. Hoje, você deve contratar um serviço. E esse modelo apresenta vantagens nas duas pontas.
Do lado do consumidor é excelente, pois ele sempre terá um produto atualizado em mãos. Garantindo que o software (ou SaaS) adquirido esteja de acordo com as necessidades do mercado.
Para o lado do desenvolvedor também é incrível, pois ele terá esse fluxo constante de caixa vindo das assinaturas. O que facilita o seu investimento na busca por desenvolver ainda mais atualizações.
6. Experiência Única ao Usuário
Não é de hoje que a experiência do usuário é um assunto recorrente nos escritórios de empresas ao redor do mundo. Mas essa tendência que já é realidade se reinventa a cada ano, e por isso deve continuar marcando presença entre as principais previsões para o futuro.
Hoje as pessoas não compram apenas um produto, elas compram experiências. A venda se inicia muito antes do fechamento do negócio e a relação entre companhia e consumidor não termina após sua realização.
Interação em redes sociais, produção de conteúdo regular, SAC 2.0, sucesso do cliente, suporte, pós-vendas e muitos outros elementos afetam diretamente a imagem da empresa, dos produtos e o valor intangível na ótica do cliente.
7. Tecnologia Disruptiva (sobretudo em aplicativos)
Como nós havíamos apontado no início do artigo. A tecnologia disruptiva está em aplicativos como:
- Uber
- Netflix
- Airbnb
- Nubank
- Spotfy
Eles são funcionais e modificam a cadeia de consumo. O que é exatamente a razão que nos faz chamar esses serviços de disruptivos. São novos, reestruturam o mercado, quebram modelos antigos e constroem seus próprios.
A tendência é que 2020 veja cada vez mais aplicativos disruptivos surgindo. Quais será que serão os próximos, você arriscaria?
Quer saber mais sobre varejo? Escalar, formatar, transformar, criar ou apenas trocar experiências? Entre em contato conosco. Nós vivemos o varejo diariamente e para nós será um prazer marcar uma reunião com você.
Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.