Um artigo inteiro sobre inspirações de fachadas para lojas.
Como surgem as boas ideias? Muitos criativos consagrados dizem que elas surgem quando você tem as referências certas e sabe o que fazer com elas. Então, hoje nós vamos criar um artigo inteiramente de ideias de fachadas para lojas.
Assim você poderá se inspirar e pensar naquela reforma que a sua loja tanto merece. Por qual razão reformar? Bem, porque o mercado existe uma modernização da sua marca, mas estamos nos adiantando. Vamos conversar sobre isso depois.
Por agora, basta falarmos que uma boa reforma pode significar mais vendas, as vendas são metas vencidas, as metas representam crescimento. E o crescimento é a certeza de que a sua marca irá perdurar por muitos anos.
Viu só, como uma reforma na fachada faz toda a diferença? Hora de se inspirar.
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Aposte nas cores
Essa dica não irá excluir as anteriores – na verdade, vamos fazer um pacto. Você pode combinar todas as dicas que desejar, tudo bem? Mas voltemos. Apostar nas cores, o que isso significa e como pode ser feito?
Bem, apostar nas cores implica em criar uma paleta realmente pensada para causar impacto nos seus clientes. Não apenas aquela escolha de cores seguras, mas dar um passo extra e aplicar cores que causem sensações.
Qual o melhor modo de escolher as cores corretas? Há dois caminhos: experiência e contato profissional. Nós somos profissionais e temos experiência, então vamos dar algumas dicas nos itens que seguem.
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Cores vivas trazem energia
Se a sua loja vende brinquedos, artigos para adolescentes, para jovens adultos (conhecidos também como Young adults), então o uso das cores vivas poderá fazer mais sentido para o seu público.
Elas são cheias de energia, trazem sensações e sentimentos aflorados. Para um público calmo, introspectivo, as cores vivas podem significar excesso de informações.
Por outro lado, elas funcionam perfeitamente quando o consumidor é mais ativo e deseja produtos (ou serviços) que estejam dentro dessa característica.
As cores sóbrias são ótimas para locais formais
Por outro lado, as cores sóbrias, frias, escuras ou introspectivas, atendem ao público que tem como principal característica a contemplação. São aquelas pessoas que falam baixo, têm as ações comedidas, enfim, pessoas de um tipo diferente do exemplo anterior.
Veja bem, nós não estamos (de maneira alguma) falando que um público é de alguma maneira melhor que o outro. Inclusive, pessoas podem estar cheias de energia em um dia, e procurar por lojas com cores vivas, e mais introspectivas no outro, dando preferência para as cores frias.
O segredo está saber para quem você quer vender e quando. Uma loja de brinquedos e uma relojoaria podem vender para o mesmo cliente, mas elas investem em sensações diferentes desse consumidor. A loja de brinquedos conversa com o pai, enquanto a relojoaria conversa com o empresário, consegue compreender? Vamos explicando com calma ao longo do artigo.
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Nem sempre menos é mais
Quando falamos sobre fachadas (na verdade, quando falamos sobre design), logo surge a expressão “menos é mais”, e aí, tem-se a simplicidade como uma regra. É preciso tomar cuidado com isso, menos não significa ser simples, menos significa fazer o essencial.
O essencial para a sua marca pode ser uma fachada completamente tomada por detalhes, inspirada nas lojas francesas do século XVIII, rebuscada e trabalhada com muitos e muitos enfeites.
Se esse for o caso, sua loja está correta em ter uma decoração minuciosa. Por outro lado, uma academia pode preferir fazer a decoração minimalista, apenas com formas geométricas e poucas cores.
A frase “menos é mais” pode ser interpretada de maneira incorreta. Melhor dizer “aplique o que faz sentido para a sua marca”. Assim sua fachada irá agradecer.
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Passe mensagens
Por fim, é preciso compreender que as ideias de fachadas para lojas foram pensadas para que você veja como as outras marcas estão lidando com os clientes. Em outras palavras: quais são as mensagens que as marcas estão enviando aos consumidores?
Sua loja irá passar diversas mensagens, você esteja ciente disso ou não. Dependendo da escolha da fachada, os clientes pensarão uma ou outra coisa da loja, é natural. Assim como a concorrência também terá esta ou àquela impressão.
Sendo assim, no momento de elaborar a sua fachada é importante que você tenha bem claro em sua mente quais são as mensagens que você deseja transmitir para as pessoas, para o mercado e para a concorrência.
Peça ajuda de profissionais
Alguns desses itens são complexos, outros não são tão simples de serem aplicados. Seja como for, tratar de algo tão importante quanto a fachada pode levar mais tempo do que se imagina. Como última dica podemos lhe dizer para procurar a ajuda de profissionais.
Claro, pois uma equipe especializada será capaz de encontrar soluções e apontar caminhos que você pode não ter percebido.
Gostou das nossas ideias de fachadas para lojas? Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco. Somos especialistas em design para varejo. Será um prazer dividir com você tudo o que sabemos sobre o assunto.