Se você está pensando em entrar no ramo da gastronomia, então precisa ver as nossas dicas sobre como ter um restaurante de sucesso.
Abrir restaurantes faz parte do sonho de muitos empresários. O setor é repleto de luxo e glamour. Pois, apesar dos desafios é possível abrir um restaurante de sucesso.
Com as informações certas você pode garantir que o investimento seja direcionado para as atitudes corretas.
Hoje nós vamos dar uma série de dicas sobre como abrir um restaurante de sucesso, com elas você será capaz de encontrar caminhos para a sua marca neste que é um dos setores mais deliciosos do mercado.
Ter convicção e foco
Você estará entrando em um mercado altamente competitivo. O Brasil é um dos campeões em números de restaurantes do mundo. Para ter um paralelo, a cidade de São Paulo só perde para Nova York em números reais de estabelecimentos.
Sabendo do desafio, você deve entrar no jogo com foco e convicção. Acreditar na sua marca, ser completamente apaixonado pelos seus serviços e acreditar no valor do cardápio.
Sem uma dedicação tão intensa, dificilmente você conseguirá criar um restaurante de sucesso. Perdoe as palavras duras logo no primeiro item, mas trata-se da verdade.
Atenção às regras
Ter um restaurante não é fácil. São diversas leis que acabam interferindo nas ações do estabelecimento e até atrapalham o funcionamento do local. A lei seca, lei antifumo, lei do silêncio, apenas para citar as três mais comuns, são responsáveis por diversos problemas e situações.
Contudo, você precisa entender que as regras estão postas por um motivo e jamais – jamais – cair na tentação de entrar na informalidade. Muitos restaurantes burlam essas e outras leis, apenas para descobrirem no futuro que os seus clientes não confiam neles e o trocaram por opções mais baratas sem titubear.
Para ter um restaurante de sucesso você precisa despertar e conquistar a confiança do público. Essa confiança pode ser gravemente comprometida se os clientes testemunharem o restaurante burlando leis ou quebrando regras.
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Invista no atendimento
Ele deve ser excepcional. É preciso treinamentos e investimentos para que juntos seus colaboradores possam desenvolver o máximo das capacidades na hora de atender. Você não vai conquistar um atendimento com essa qualidade se os funcionários estiverem sem preparo e desmotivados.
Outro problema presente nos restaurantes são as altas taxas de abandono da função. Muitas pessoas não conseguem se adaptar aos horários largam o trabalho sem comunicar aos responsáveis. Valorize seus colaboradores. Tente reter os talentos com planos de carreira, essa atitude pode resolver a alta rotatividade do setor.
Você também pode dar chance para que os funcionários tenham participação na empresa. Muitos são estudantes de gastronomia e sonham em abrir o próprio restaurante, encontre meios para captar esses talentos antes que eles partam para a concorrência.
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Crie o ambiente certo
O segredo aqui é encontrar o equilíbrio. Tentar impressionar os clientes com um ambiente extravagante e luxuoso pode ser desconfortável, por outro lado, arriscar em decorações simplistas também é um passo que precisa de atenção.
Para conquistar o cliente você deve estar ciente dos hábitos do seu consumidor ideal, é a boa prática de conhecer o público-alvo. Depois, você irá dispor as mesas e a decoração visando esse consumidor.
Forçar uma situação – seja em direção ao luxo, ou ao minimalismo – é uma receita para o fracasso. Pode passar a impressão errada para o público, posicionar o seu restaurante como pedante, ou então extremamente simplório, afastando os consumidores.
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Dê especial importância ao cardápio
Não importa qual seja o seu público alvo, ou o tamanho do restaurante, para desenvolver um cardápio de sucesso você deve considerar os alimentos e produtos que fazem sucesso durante a estação e oferece-los por um preço justo.
Muitos restaurantes fecham as portas, pois não conseguem compreender os desejos dos clientes ao longo dos meses. Esses restaurantes caem no erro de tentar oferecer opções de sopa no verão, ou bowls de açaí em pleno inverno. Acredite, erros tão grosseiros quanto esses acontecem o tempo todo.
Outro erro está em dar ao seu cardápio preços exorbitantes na intenção de passar uma mensagem ao mercado. Acredite, isso não vai funcionar. Se a sua marca ainda não tem renome, dificilmente os clientes estarão interessados em pagar mais por um prato que eles podem encontrar em outro local.
Faça o gerenciamento dos problemas
Na engenharia ele é chamado de análise de riscos, para a medicina é o gerenciamento dos riscos, na arquitetura leva o nome de análise e prevenção dos problemas, não importa a terminologia correta, contanto que você compreenda a aplicação.
Trata-se de ter um plano de ação para cada urgência que poderá surgir dentro do seu restaurante. Vamos aos exemplos: um cliente está especialmente enfurecido, garanta que a equipe esteja treinada para lidar com a situação.
Tome nota que treinamento passa longe de improviso, uma equipe treinada conta com subsídios para saber como e quando agir, deixar que seus colaboradores contém somente com a capacidade de improvisar diante de um problema pode ser arriscado.
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Administre as despesas
Claro que a intenção de todo empresário é focar nos lucros e fazer a administração deles, entretanto, saber como lidar com as perdas e as despesas faz parte de todo o universo envolvendo um restaurante.
Frutas que podem ter passado do prazo, alimentos que já não servem para o consumo, desperdícios deixados pelos clientes, copos e taças que tenham quebrado, garrafas de vinho que foram esquecidas sem a rolha e fizeram com que o conteúdo perca o valor.
São diversas situações que representam um desperdício material aos empresários que estão investindo em um restaurante, é preciso dedicação especial para saber lidar com esses números e garantir que o gerenciamento das despesas seja feito com competência.
Como ter um restaurante de sucesso
Essas são as principais dicas para ter um restaurante de sucesso. Sabemos que o assunto não se encerra apenas em um artigo, contudo, agora você já tem um caminho a ser seguido.
Ficou com dúvidas ou gostaria de obter mais informações? Entre em contato conosco. Somos especialistas na criação e no crescimento das marcas, para nós será um prazer dividir com você tudo o que sabemos sobre o assunto.