Dicas incríveis para você arrasar na hora de elaborar a decoração do próximo ponto de venda.
Chega de mais do mesmo, hoje nós vamos dar uma série de dicas incríveis para você transformar a sua loja e ter um ponto de venda criativo.
Quanto tempo precisaremos? Menos de 5 minutos, a nossa intenção será passar todas as informações de maneira muito rápida, prática e direta. É só o tempo de você tomar um cafezinho.
Antes de começarmos a lista de dicas, precisamos definir o que será chamado de ponto de venda, sabemos que esse termo serve para diversos usos e cada área encontra nele uma aplicação diferente.
Vamos considerar como Ponto de Venda (apenas para esse artigo) tudo o que estiver em exposição dentro da loja, ok?! Sendo assim, quando falarmos PdV estamos falando dos displays, das prateleiras, das bancadas, das vitrines.
Como diria Mufasa (o Rei Leão) “Tudo o que você está vendo, Simba, é o ponto de venda. Tudo o que os seus olhos puderem enxergar. Até onde o Sol toca é o Ponto de Venda” – temos certeza de que ele disse algo parecido com isso.
Então, vamos começar.
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Trabalhe as cores
Mas é claro que a primeira dica precisa ser voltada para as cores, evidente. Pois elas são fundamentais para qualquer decoração, ainda mais quando nós queremos impressionar ou causar uma sensação nos consumidores.
As cores evocam sentimentos, despertam a curiosidade, chamam à atenção. As cores são o primeiro passo para você trabalhar o seu ponto de venda criativo. Como trabalhar com elas? Fácil.
Vamos passar uma lista das principais cores e os seus efeitos. Lembrando que diferentes culturas podem olhar para as cores de maneiras diversas, mesmo assim, vale a pena ter essa lista de dicas na manga.
Azul
Cor preferida de milhões de pessoas, inclusive – não é brincadeira – ela foi considerada a cor mais famosa do mundo. Também, contando com a ajuda do céu no time das azuis, como não seria né.
Azul é a cor da tranquilidade, da meditação, em alguns tons ela pode ser associada a introspecção. É uma cor versátil, vale a pena acreditar no azul.
Amarelo
O amarelo é a cor da energia, das forças positivas, da clareza, da ação. Uma cor que está presente no fogo e no relâmpago não poderia ser de outra maneira.
Dependendo da intensidade o amarelo pode ser ainda mais dinâmico do que todas as outras cores. Super-heróis com raios amarelos demonstram velocidade, é a cor de quem é ágil.
Laranja
O laranja está pertinho do amarelo na questão de ação, força, energia. Podemos dizer que ela está no meio do caminho entre o amarelo e o vermelho. Na realidade, ao analisar o círculo cromático, você descobre que ela está realmente entre o vermelho e o amarelo.
É uma ótima cor para usar com frutas, já que traz essa energia gostosa do verão. Guarde essa cor como uma ferramenta útil para criar um ponto de venda criativo.
Vermelho
O vermelho é o fogo, a paixão, o sangue, a carne crua. Vermelho é uma cor que não se permite ser ignorada. Ninguém passa direto de uma decoração vermelha sem prestar atenção ao que está acontecendo.
É uma cor que fala alto, diz à que veio, demonstra força, garra. O vermelho (assim como o roxo, falaremos abaixo) deve ser usado com moderação. Investir em excesso em uma decoração vermelha pode cansar os olhos do público.
Roxo
Roxo é a cor da realeza. Durante a Idade Média Europeia, foi uma das cores mais difíceis de se desenvolver, eram necessárias misturas caríssimas de produtos e materiais, daí ganhou destaque como sendo uma cor rara.
Hoje o roxo já pode ser fabricado com muita facilidade, contudo, a fama pegou. Para usar corretamente o roxo no seu ponto de venda criativo nós indicamos que você tenha cuidado. Ela também é – acredite ou não – a cor da criatividade. Então, use-a com sabedoria.
Verde
O verde vem logo em segundo lugar como a cor preferida da maioria das pessoas. Claro, ele também conta com a ajuda incrível da natureza jogando no time das verdes, poder ter a flora no seu time realmente é uma ajuda e tanto.
Mesmo assim, vale usar o verde para criar decorações no seu ponto de venda criativo. Como você pôde imaginar, essa cor está associada à natureza, às boas energias, à ecologia. Mas também pode ser encontrada em decorações aventureiras ou rústicas.
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Crie formas
Agora que nós já pincelamos as características das principais cores, resta falar sobre como organizar os elementos dentro do seu ponto de venda, para que eles fiquem criativos. Uma ótima saída é criar formas, desenhar com os objetos, enfim, chamar a atenção do público criando um cenário.
Você já deve ter notado como em alguns supermercados os produtos são organizados para ficarem em forma de castelos, ou casinhas, enfim, sim, aí está parte do que nós queremos dizer.
Nós não estamos dizendo para você usar os seus produtos dentro do ponto de venda e criar esculturas com eles, embora você possa fazer isso, a ideia não é exatamente essa. Queremos apenas que você apure o olhar para criar decorações que estejam fora do comum. Brinque com as possibilidades.
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Conte histórias
Outra sacada bem legal está em contar histórias com os elementos da loja, utilizando ferramentas do storytelling para elaborar a decoração criativa do ponto de venda. Como fazer isso? Inspire-se. Toda história tem um personagem, também tem um conflito, uma ação, um ponto de virada e uma resolução.
Coloque algo como personagem, explique qual é o problema, demonstre como esse problema é resolvido e mostre como tudo ficará melhor após a resolução. Toda essa história pode estar condensada em algo tão simples quanto uma fotografia.
Por exemplo, anúncios de sorvete, uma pessoa está em baixo do sol (calor/sede), tomando sorvete (frescor/saciando a sede) e com um sorriso no rosto (felicidade por ter a sede saciada). Trata-se de treinar o olhar, temos certeza de que o seu ponto de venda pode contar histórias tão incríveis quanto essa.
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