Hoje eu trago para você dicas de como melhorar os feedbacks e engajar os funcionários da sua loja. Com isso, você terá um time muito mais unido, coeso e centrado em resultados positivos.
Antes de começarmos quero dar um pequeno aviso: apesar das dicas serem direcionadas sobretudo para empreendedores. Você também poderá utilizá-las no seu dia a dia.
Mesmo que você faça parte de uma equipe e não esteja em uma posição de liderança, é possível usar essas dicas para fornecer feedbacks para seus companheiros de trabalho e até mesmo para os gestores e os líderes.
Muito bem, vem ver de perto o que eu tenho a dizer sobre como melhorar seus feedbacks e conquistar melhores resultados no ambiente de trabalho.
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1. Dê o feedback imediatamente
Não demore! Não deixe para falar um mês depois, quando o fato já não tiver mais significado. Comece a praticar hoje.
Quando há uma situação que precisa de um retorno, esperar para fazê-lo “mais tarde” não é a melhor solução. Isso porque, quando procrastinamos algo, a tendência é que as atividades se acumulem, e, quando isso ocorre, não há tempo hábil para dar o feedback de maneira minuciosa e cuidadosa.
Em função disso, é importante fazer dessa prática uma constante na empresa. Dessa forma, além de não demorar a dar o retorno, possui um sistema organizado no qual pode haver, por exemplo, um momento do dia em que isso ocorra.
2. Use um bate-papo para quebrar o gelo
Não vá de cara falando sobre as questões profissionais, resultados de avaliações e planos futuros que você tem para o colaborador. Crie o famoso rapport com seu funcionário, da mesma maneira que um bom vendedor deve fazer com um cliente.
Pergunte sobre a família ou um curso que ele está fazendo; sobre aquela viagem que ele postou no Facebook. Tente criar um clima inicial favorável. Técnicas de Programação Neurolinguística também podem ajudar muito você neste momento.
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3. Entenda que Feedback individual e para equipe são bem diferentes
Existem inúmeras orientações para se alcançar uma ótima avaliação de colaboradores.
Alguns aspectos não mudam conforme o contexto, como, por exemplo, a objetividade do avaliador.
Contudo, quando se fala em analisar membros de uma equipe, é preciso considerar cada cenário.
A atitude padrão de “elogiar em público, criticar em particular”, apesar de perfeitamente válida, não tem o mesmo efeito em um feedback coletivo. Afinal toda a equipe deve estar ciente das falhas para poder colaborar com a solução.
Nesse ponto, o gestor precisará discernir sobre o que é necessário levar a todos e o que terá melhor resultado se informado de forma individual.
4. Não faça críticas pessoais
Muitos gestores pecam neste ponto, porque se irritam com erros ou equívocos de rota cometidos pelos colaboradores.
Nunca dê um feedback de correção quando estiver irritado. O tom de voz e as palavras usadas para transmitir uma comunicação dessas fazem toda a diferença.
Lembre-se de que você não quer criticar a pessoa, muito menos esmagar sua auto-confiança. Nunca critique a pessoa, refira-se sempre ao trabalho e lembre-se de ser um líder na situação, baseando seus comentários no desenvolvimento pessoal do colaborador.
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5. Reflita antes de dar o feedback
Esse é o primeiro passo a ser seguido antes de dar um feedback, afinal, em um ambiente empresarial, nenhuma atitude deve ser realizada sem que antes haja uma reflexão genuína sobre o assunto.
Uma simples frase dita sem pensar pode gerar enormes conflitos corporativos, certo? Dessa forma, reflita questões como:
- o feedback que pretendo dar é verdadeiro?
- o que eu programei dizer é bom para quem vai escutar?
- é necessário ou útil fazer todos esses apontamentos?
- isso ajudará o colaborador e a empresa?
Se as respostas aos questionamentos acima forem positivas, siga em frente e dê o feedback.
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6. Crie ambiente confortável psicologicamente
Independentemente da intenção, receber comentários sobre si pode ser uma situação desconfortável.
Feedbacks negativos realizados de forma incorreta tendem a colocar o ouvinte em posição de contra-ataque e fazem com que ele ignore os conselhos reportados.
Para quebrar a barreira, garanta que a conversa ocorrerá em um local aconchegante e reservado para os dois. Convide a pessoa para o bate-papo e inicie o diálogo.
Faça perguntas fora do âmbito de trabalho e depois, mostre sua preocupação em relação a ela — como humano e profissional.
Dessa forma, a absorção das suas palavras tende a ocorrer com maior facilidade e compreensão.
7. Tenha objetividade
Um erro que muitos líderes e gestores cometem ao avaliar suas equipes é escolher critérios muito subjetivos ou se perder em discursos idealizados.
Frases como “vocês são muito bons funcionários” ou “vocês são preguiçosos” não são formas eficientes de orientação ou reconhecimento.
Foque em fatos, exemplos e mudanças de comportamento, sem nunca camuflar uma crítica em um discurso.
Trazer dados para o feedback é a melhor maneira de comprovar os pontos que estão propondo melhorias.
Essa objetividade será compensada em práticas realmente resolutivas da equipe.
8. Esqueça a técnica do sanduíche
Sabe aquela velha técnica de falar algo bom, falar algo ruim e depois algo bom? Pode esquecer.
A maioria das pessoas já se acostumou e, quando começa com algo bom, já sabe: lá vem! O aspecto positivo, mesmo que seja real, pode cair no descrédito.
Então, o melhor é cada coisa no seu momento, para que o interlocutor não se confunda e se concentre no que é necessário naquele momento.
9. Use regra de três para o feedback de desempenho
O feedback ideal segue uma regra bem simples, em três dimensões:
- Mostre o contexto;
- Dê um exemplo do comportamento ou procedimento observado;
- Explique quais foram as consequências. Finalize indicando a mudança necessária.
Não tem como dar feedback na avaliação de desempenho sem passar por esses três itens.
E essas foram as dicas para melhorar os seus feedbacks e assim obter mais resultados no ambiente de trabalho.
Espero que o artigo de hoje tenha levantado ótimas ideias na sua cabeça.
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Agradeço a leitura e até a próxima.