Apesar da transformação do trabalho para o modelo Home Office, muitas ainda contam com os escritórios para garantir a produção do dia a dia. Entretanto, hoje não dá mais para uma empresa ter aquela produtividade média ou baixa.
Se o colaborador vai até o escritório ele quer produzir muito e garantir que o trabalho seja bem feito.
E o melhor modo de trazer essa produtividade para a sua empresa é investir em estratégias de design. Por esse motivo, hoje trouxemos 8 segredos da organização dos espaços para garantir uma maior comodidade e muito mais produção na vida do seu escritório.
Sendo assim, se você sente que a sua equipe poderia criar muito mais, este artigo é para você.
Veja também: Vantagens de um bom design: como a ergonomia traz produtividade
Iluminação, iluminação e iluminação
Você já deve ter ouvido alguém falando sobre as três principais preocupações de quem vai comprar um imóvel: localização, localização e localização. É uma velha piada dos corretores. Pois bem, nós designers também temos a nossa, e ela é:
Iluminação, iluminação e iluminação.
Tudo começa com a escolha correta das luzes. Desde a montagem de um vídeo para a internet, até a organização espacial de um escritório. Sem luz não há trabalho. Portanto, garanta que o seu ambiente tenha luzes apropriadas para o conforto de todos.
E atente-se para a palavra conforto. Luz em excesso também pode ser um problema.
Uso correto das cores
Se as luzes são o primeiro ponto, as cores obrigatoriamente são o segundo. Pois são estes elementos que vão ressaltar, ou esconder, certas características de um cômodo.
Por exemplo: você já percebeu como uma sala escura é muito menor e mais abafada do que um ambiente todo pintado de branco? Pois é, estratégias simples assim fazem toda a diferença na produtividade dos colaboradores.
Dica: faça o pão com manteiga acompanhado de uma xícara de café. Ou seja, invista no simples, no básico, principalmente se você for cuidar das cores por conta própria. Menos é sempre mais.
Para empresas em que os funcionários precisam estimular a criatividade, como agências de publicidade, o laranja pode ser uma cor interessante. Já para locais em que é preciso manter a calma, como em call centers, o azul e o verde-claro são boas opções para a pintura.
Leia mais: É hora de pensar em reformulação: Arquitetura de Varejo para trazer resultados
Mobiliário – o calcanhar de Aquiles do empresário desatento
Para que os colaboradores de uma empresa produzam mais, os móveis precisam ser funcionais e confortáveis. Ao comprar cadeiras, por exemplo, é recomendada a escolha das que tenham uma boa ergonomia e sejam reguláveis.
As cadeiras reguláveis podem ser adaptadas à altura de cada pessoa, facilitando a manutenção de uma boa postura. Isso evita problemas de saúde, como dores nas costas.
Os móveis também precisam ser funcionais, como mesas com gavetas e divisórias, que possibilitem que os papéis e materiais de escritório sejam sempre muito bem organizados. Assim, se evita perder tempo procurando onde está uma pasta ou documento importante, por exemplo.
Plantas e áreas vivas – traz inúmeros benefícios
Outra boa dica é investir em uma área verde para o seu escritório. Não precisa ser algo extremamente acentuado e chamativo, apenas algumas plantas já cumprem bem a função.
Inúmeros estudos apontam que manter plantas por perto diminui o estresse. Além de tudo, elas estão super na moda e é possível encontrar uma variedade enorme de opções por preços atraentes. 7
Mais sobre Design: Entenda a importância do Design de Varejo
Aromas– os gatilhos secretos da nossa mente
Eu já tenho um artigo falando sobre gatilhos mentais, dá uma olhadinha lá. O que você precisa entender é que para nós é praticamente impossível ignorar um bom cheiro. Ele atua diretamente em um sistema do cérebro que supera até mesmo a nossa força de vontade.
Neste caso, aconselho que você controle os aromas presentes no seu escritório, para que todos os colaboradores tenham uma experiência produtiva. Do contrário, pode acontecer o próprio escritório assuma o controle dos cheiros.
E aí você fica com um ambiente que tem aromas de mofo, produtos de limpeza, papel, tinta, entre tantos outros problemas. Invista em um borrifador de aromatizante, ou outras estratégias. Isso tornará o ambiente muito melhor.
Salas colaborativas
Essa é uma estratégia que funciona mesmo que cada funcionário ainda tenha a sua própria estação de trabalho. O segredo está em criar ambientes colaborativos, como salas de reuniões, onde os funcionários podem trabalhar em conjunto.
Mas atenção, as salas colaborativas não são espaços para apenas bater papo, é preciso oferecer recursos para que os profissionais possam realmente produzir.
Caso seja impossível ter uma sala extra apenas para isso, então certifique-se de que as estações de trabalho não sejam completamente fechadas e limitantes. Você terá que encontrar o equilíbrio entre manter a privacidade dos profissionais e oferecer um local de trabalho em que todos possam se comunicar e interagir com liberdade.
Leia em seguida: Não me faça pensar: Dicas práticas de Design para o PdV
Salas de descanso
Também chamadas de salas de descompressão, são espaços onde os colaboradores vão para esquecer os problemas e deixar o cérebro relaxar um pouco. É importante que o seu time de profissionais entenda que a sala de descanso precisa ser usada como um break.
Então, faça treinamentos constantes e mostre-os que o uso do Smartphone em excesso é responsável por cansar o cérebro. Ir para uma sala de descanso e ficar com os olhos vidrados nas telinhas dos aparelhos é o mesmo que não descansar.
Investir neste espaço é uma ótima alternativa para empresas que atuam em mercados especialmente estressantes, como T.I’s, seguradoras, entre tantas outras.
Bem-estar do colaborador
Por fim, a última dica é sobre o bem-estar do colaborador. O papel do designer é garantir que todos os profissionais possam trabalhar em um ambiente acolhedor, confortável e produtivo.
Para isso, nós indicamos que você faça reuniões e pergunte aos seus profissionais quais são as melhorias urgentes dentro do ambiente de escritório. Esse survey interno trará um panorama muito bom sobre as principais dificuldades enfrentadas por todos.
Espero que o artigo de hoje tenha trazido ótimas ideias para você.
Quer saber mais sobre como utilizar o design para aumentar a produtividade do seu escritório? Marque uma reunião comigo. Adoraria conversar e trocar experiências.
Agradeço a leitura e até a próxima.