Olá, hoje eu quero conversar com você sobre um dos assuntos que mais gosto: visual merchandising. Meu objetivo é mostrar que com um pouco de planejamento, e força de vontade, você pode criar projetos incríveis para a sua loja.
Como Designer que sou, apaixonada pela minha profissão. E pesquisadora contumaz do mercado, sei que com poucos elementos podemos desenvolver soluções que ficarão na mente dos clientes por muito tempo.
Então, é isso o que eu vim trazer para você. Aquelas 7 tendências de visual merchandising para quem pretende arrasar logo no primeiro semestre de 2021.
Muito bem, vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura.
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Focar na experiência completa do seu cliente
Agora vamos conversar um pouco sobre as funções da sua vitrine. Pense no assunto, todo o visual merchandising da sua loja tem um objetivo definido: gerar estímulos. Que podem ser passivos, como apenas dar informações, ou ativos, como pedir que o cliente faça algo.
Portanto, ao elaborar a sua vitrine tenha consciência de todos os estímulos que estão sendo gerados por aquela estratégia de visual merchandising. E aí você terá muito mais consciência das escolhas.
Quando eu digo para você pensar na experiência completa do seu cliente, busque dar o maior número de estímulos possíveis. Desde que todos eles tenham o mesmo objetivo.
Então, você pode investir em:
- Estimular o tato
- O olfato
- O paladar
- A visão
- A audição
Vitrines de lojas de doces são especialmente eficazes quando falamos sobre focar na experiência completa do cliente. Mas lojas de roupas também são capazes de trazer estímulos interessantes. Como vestir um manequim de biquíni em um dia muito quente. Etc.
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Dar voz ao Storytelling
Se na primeira dica nós falamos dos objetivos por trás de cada estímulo, aqui eu quero trazer a atenção para que cada mensagem construa uma história maior. Então, estamos dando um passo extra na complexidade do seu visual merchandising.
Vamos supor que na primeira dica você criou o estímulo para que o cliente fique com água na boca, ao olhar para uma foto especialmente atraente. Muito bem, agora é hora de usar esse estímulo como parte de uma narrativa.
Storytelling é uma das principais ferramentas/disciplinas para gerar engajamento no seu público. Eu tenho diversos artigos sobre o tema e prometo que vou trazer ainda outros. A dica que eu deixo agora é: use o Story e veja como os resultados vão aparecer.
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Aplicar materiais diferentes na vitrine
Outra ótima solução para quem deseja desenvolver estratégias interessantes de visual merchandising é investir em materiais incomuns para a vitrine. E o que são materiais incomuns?
Bem, todos os elementos que de alguma maneira dão uma quebra nas expectativas.
Vamos supor que a sua loja tenha uma vitrine trabalhada com elementos Country/Western, então é de se esperar que tenha muita madeira, cores escuras e couro. E aí se no meio do visual merchandising você utilizar um elemento completamente plástico e brilhante?
Percebe como essa quebra de expectativa pode trazer a atenção para pontos específicos da vitrine. O segredo está em usar os diferentes materiais para despertar o interesse do público pelo seu principal produto.
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Se inspirar na moda
Essa é especialmente eficaz para lojas de roupas, mas praticamente todo o varejo pode contar com a moda para dar uma força na hora de criar o Visual Merchandising.
A dica é muito simples, basta pesquisar as últimas tendências da moda e observar como as marcas estão se comunicando. Simples assim.
Se a linguagem falada pela sua loja for aproximada com a linguagem das marcas que ela vende. Você estará criando um vínculo de confiança com o seu público e isso faz toda a diferença.
Veja: não é apenas “vestir os manequins com roupas da moda”, ou “expor a moda”. Mas falar a mesma língua da moda. Se conectar de verdade com quem gosta de pesquisar sobre as últimas tendências.
Posicionar-se como alguém que entende de moda. Essa é a dica. Fazendo isso o seu visual merchandising ficará incrível. Não há dúvidas.
Dar dinamismo às luzes
Como designer eu sempre preciso chamar atenção para as luzes. Pois o uso correto delas é capaz de tornar até mesmo a vitrine mais simples em um projeto incrível e sofisticado.
Quando eu digo para você usar as luzes com dinamismo eu estou querendo que você preste atenção na força que este elemento tem. Tudo o que está iluminado ganha mais destaque.
Por outro lado, se você iluminar a vitrine inteira por igual, pode acontecer de gerar uma confusão nos clientes. Gerando aquela poluição visual desagradável.
Então a dica é: muitos elementos? Use as luzes com sabedoria e crie uma hierarquia de prioridades e forças. Poucos elementos? Pode usar as luzes por igual e garantir que todo mundo tenha o seu espaço.
Customizar os móveis
Essa é uma das dicas que eu mais gosto. Adoro quando estou passeando entre as lojas e vejo uma vitrine em que os móveis são usados de maneira incomum e inteligente.
Um criado mudo que serve como prateleira. Um banquinho usado para destacar outros elementos.
Sempre há um móvel novo para uma função nova. Use a imaginação. Customizar os móveis é uma alternativa simples e barata para trazer vida ao seu visual merchandising.
Incluir interatividade
Na última dica eu deixei aquela que não é unanimidade entre os varejistas, mas que pode trazer inúmeras soluções interessantes. Interatividade é quando o cliente tem a opção de entrar em contato com o que está acontecendo na vitrine.
Ou seja, locais para ele colocar a mão, botões para apertar, músicas para ouvir, até mesmo câmeras que colocam os clientes em um ambiente especial.
As tendências em interatividade incluem VR (Realidade Virtual) e AR (Realidade Aumentada). Essas duas formas de utilizar a tecnologia estão em alta em diversos shoppings e em muitas lojas e certamente agradam muito os clientes.
Essas foram as dicas de tendências de visual merchandising para 2021. Espero que o artigo de hoje tenha trazido boas ideias para você.
Quer saber mais sobre o assunto? Envie uma mensagem. Adoraria conversar e trocar experiências.
Agradeço a leitura e até a próxima.