Acreditamos que o varejo deve se preocupar com diversas áreas de atuação. Para nós um bom varejista vai além de apenas saber vender. Ele também precisa estar ligado em uma grande gama de conhecimentos, isso envolve as tendências de marketing digital para 2020.
Pois, como sabemos, quem não vence no marketing digital certamente está com um caminho seguro para cair no anonimato. Essas são as regras do jogo. Nós não as fizemos, mas queremos garantir que você varejista saiba como elas são jogadas.
Hoje falaremos sobre as tendências de Marketing Digital para 2020. Nosso objetivo é garantir que você, sua loja e sua marca, estejam em dia com o que existe de mais moderno no mercado em termos de promoção e valorização do seu branding.
Então, vamos lá? Boa leitura!
Como desenhar varejos vencedores utilizando a antropologia e a sociologia
1. O streaming vem forte como uma das tendências de marketing digital para 2020
No Brasil a Apple TV+ acabou de surgir, a Amazon Prime também vem ganhando espaço com as suas primeiras produções exclusivas. A Netflix quer mais do que nunca solidificar seu Status de principal provedora de Streaming, ao mesmo tempo que a Disney entrará com todas as suas cartas na mesa.
O que todas essas informações significam? Que o Streaming será poderoso em 2020, e lojas que souberem aproveitar mais esse canal de comunicação com seus clientes terão uma nova forma de atingir esse público qualificado.
2. Os influenciadores são mais do que tendência de marketing digital para 2020
Depois de estudarmos muito o mercado da comunicação, para nós tornou-se difícil separar entre um influenciador e uma chamada “mídia tradicional”. Uma vez que, de certo modo, todos nós somos influenciadores e influenciados.
Mas em 2020 a tendência é que os chamados influenciadores digitais (profissionais) ganhem ainda mais espaço, quando comparados com as formas tradicionais de promoção. O que abre mais oportunidades para o varejo.
Encontrar o influenciador certo para a sua marca é um passo importante na sua busca por promoção. Perceba que o influenciador certo não é necessariamente aquele com mais seguidores, mas sim o que tenha o público engajado e que esse público esteja dentro da sua persona.
Como aplicamos semiótica na construção dos significados em design para varejo
3. O DeepFake irá surgir com tudo em 2020
Filmes com a presença de atores póstumos já estão sendo lançados. Star Wars e Velozes e Furiosos foram os primeiros da lista, mas essa realidade ficará ainda maior em 2020. Na China, um telejornal também já é apresentado por âncoras que não existem, personagens totalmente feitos em computação gráfica.
O DeepFake funciona, mais ou menos, como os exemplos citados. DeepFake é usado para criar versões falsificadas de vídeos. São produtos trabalhados de modo que o público não consiga saber a diferença entre o que é real ou não. Em outras palavras, o DeepFake permite que uma pessoa consiga fazer um vídeo, com voz e movimento, colocando alguém em uma situação que ela jamais esteve.
Mas tudo o que é usado para fazer coisas ruins, também pode ser usado para trazer novas possibilidades. Imagine as oportunidades de promoção e vendas que uma tecnologia de edição tão avançada poderá trazer para o mercado.
4. Será que 2020 é o ano do Telegram?
Entre as tendências de marketing para 2020 nós também podemos apontar uma ascensão do Telegram. Enquanto muitas lojas estão se acostumando com o atendimento por WhatsApp, o Telegram vem crescendo e tem tudo para se tornar mais um canal de comunicação.
Estrategicamente para o varejo a mudança não deverá causar um impacto muito grande. As estratégias comunicativas utilizadas em um aplicativo deverão funcionar no seguinte. Basta que a loja saiba usar os recursos de cada um com atenção.
É hora de criar uma conta para a sua loja no Telegram, e se você ainda não tiver, passou da hora de receber atendimentos ou contatos pelo WhatsApp.
A Black Friday provou o sucesso do Varejo Digital
5. O Tik Tok pode virar coisa séria em 2020 e se tornar uma das grandes tendências de Marketing Digital
Muito se fala sobre o uso do Pinterest e diversas estratégias de marketing foram construídas sobre ele. Mas quem realmente superou o Facebook e o Instagram e tem tudo para se tornar uma plataforma de sucesso é o chinês Tik Tok.
Hoje o aplicativo é usado sobretudo por adolescentes, mas essa ferramenta poderá encontrar seu caminho comercial – e profissional – nesse ano que estamos iniciando.
O Tik Tok é simples, uma rede de compartilhamento de vídeos curtos. Mas, diferente do Youtube, o Tik Tok permite que o público compartilhe vídeos curtos e facilita a edição e a montagem das cenas. É algo para prestar atenção.
6. O Tik Tok poderá ser grande, mas ninguém vai superar o Instagram
Apesar da crescente do Tik Tok e do aplicativo ter superado o Instagram em números de downloads no Brasil (nos últimos meses). O Insta ainda terá o seu reinado garantido em 2020.
Isso pois muitas pessoas estão abandonando o Facebook e migrando para a rede social focada em imagens. Acontece que o Insta também se tornou uma plataforma segura para a compra e venda de produtos.
Ou seja, com suas diversas funcionalidades e recursos que são parecidos com o Tik Tok o Insta continuará sendo a rede social preferida das pessoas. Mas lembre-se de jamais colocar todos seus ovos em uma só cesta. Não há razões para investir em uma rede social sozinha. Estratégias múltiplas dão melhores resultados.
Essas foram as nossas dicas do que será tendência de Marketing Digital em 2020
Uma pincelada rápida sobre tudo o que está surgindo. Esperamos que as dicas tenham sido úteis para você. Temos certeza de que muitos recursos ainda estão distantes das estratégias do varejo (como o DeepFake), mas convém manter os olhos abertos para essas tendências.
Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe nas suas redes sociais.
Quer saber mais sobre varejo? Escalar, formatar, transformar, criar ou apenas trocar experiências? Entre em contato conosco. Nós vivemos o varejo diariamente e para nós será um prazer marcar uma reunião com você.
Muito obrigada pela leitura, até a próxima publicação.