5 tipos de liderança que trazem resultados para o varejo

5 tipos de liderança que trazem resultados para o varejo

Tipos de liderança são estratégias e técnicas utilizadas pelos gestores para atingir os resultados dentro de uma empresa ou organização. Hoje eu quero falar sobre aquelas que melhoram o desempenho de um varejo – e quais não são indicadas.

Quero começar o artigo reforçando que estou falando de tipos de liderança, não dos líderes em si. Já que todos nós somos capazes de transformar a forma como lideramos os nossos colaboradores.

Então, quando eu falo de um líder autoritário, por exemplo, isso não significa que ele seja assim sempre e não possa mudar. Todos nós podemos e é justamente por acreditar nisso que hoje eu trouxe as 5 lideranças que mais trazem resultado para uma loja.

Então, vem ver de perto. 

Liderança autocrática

Quero começar o artigo trazendo os 2 tipos que não devem ser incorporados no varejo. E a primeira delas é a liderança autocrática, ou a liderança focada no líder. 

Na autocrática há uma valorização exacerbada das habilidades do gestor. Ou seja, ele é quem sabe de tudo, ele é quem decide tudo. 

E o principal problema é que este tipo de liderança acarreta erros comuns do dia a dia, como:

  • Centralização das informações
  • Falta de criatividade na elaboração das soluções
  • Feedbacks mais lentos/não sinceros em relação aos problemas

Ou seja, quando um líder é autocrático e não permite que seus colaboradores dêem uma opinião, o fluxo das informações desacelera. Não há uma resposta honesta vindo dos profissionais e aí tudo desaba.  

Liderança paternalizada

Já a liderança paternalizada é aquela focada em “ser o paizão da equipe” (aqui uso o termo paizão, por ser mais comum no mercado, mas também existe a liderança da mãezona, digamos assim).

Essa liderança está no extremo oposto da autocrática. Ela se foca em tentar fazer com que todos se sintam bem o tempo todo. Um exemplo engraçado é o personagem Michael Scott da série The Office. Ele é incapaz de gerar um feedback corretivo, pois não quer perder a amizade do seu time.

Essa liderança também é prejudicial para o varejo, pois uma gestora (um gestor) tem que focar em resultados, além de se concentrar no bem estar de todos. Isso implica em algumas vezes tomar atitudes que podem desagradar alguns profissionais. Como corrigir um ato, etc. 

Veja também: Como ter um varejo fortalecido mesmo em crise

Liderança democrática

A liderança democrática é quando a gestora dá voz a todos, mas usa essas informações de modo que se atinja o bem comum. É uma das primeiras estratégias que você deve implementar no seu varejo. 

Lembre-se de que o estilo democrático também ajuda na divisão das obrigações. Ou seja, se todos têm voz, então todos também têm participação nos resultados. Tanto os positivos, quanto os negativos.

Há uma divisão por igual da responsabilidade.

Isso é bom, assim os colaboradores percebem que suas ações têm peso. E assim pensam melhor antes de sugerir ou “votar” em uma ação. 

Liderança motivadora

A chamada liderança motivadora é aquela em que a gestora se concentra em reforçar os resultados positivos. Isso é bom para garantir que o time esteja sempre com o olho no prêmio, por exemplo.

Este é um modelo de liderança que pode ser somado com outros, por não ser necessariamente excludente. 

Saiba mais: como conquistar mais seguidores e aumentar os resultados nas redes sociais

Liderança situacional

A liderança situacional surge quando um determinado acontecimento faz com que uma líder apareça. Normalmente, a liderança situacional ocorre durante crises.

Por exemplo, vamos imaginar que você precisou dispensar alguns vendedores da sua loja, entre eles uma gestora de equipe. E os profissionais restantes ficaram sem uma líder oficial por algumas semanas.

Nesse tempo, é bem provável que outra vendedora, ou outro profissional, tenha assumido o papel de liderança. E isso pode ocorrer com ou sem intenção. Há um fluxo natural para que exista sempre uma pessoa responsável pelas decisões principais. 

Essa colaboradora então vive uma realidade de liderança situacional. Que depois pode se transformar em uma liderança de fato. 

Veja também: dicas de sucesso para o varejo, cresça mais

Liderança liberal

A liderança liberal é muito parecida com a democrática, mas ela parte do princípio de que “tudo pode, desde que seja benéfico ao todo”. Ou seja, há uma vasta liberdade de ações e pensamentos.

Na liderança liberal as “regras” são descartadas, e novas vão sendo reescritas conforme a necessidade. 

Ela traz benefícios em alguns pontos, por exemplo:

  • Perdem-se os vícios de operação, já que as novas formas de fazer alguma coisa surgem conforme a necessidade;
  • Há um aumento da contribuição geral;
  • Crescem as chances de que soluções criativas ocorram;
  • Há maior entendimento entre os presentes, após o tempo de adaptação.

Entretanto, pelo seu carácter permissivo, essa liderança sofre alguns problemas, como:

  • Colaboradores mais conservadores não costumam responder bem
  • Existe uma fase de adaptação, onde muitas discussões são necessárias
  • Pode-se perder muito tempo avaliando inúmeras faces de um problema que seria resolvido rapidamente por uma liderança com “pulso firme”

Leia também: o que compartilhar nas suas redes sociais e como conquistar mais clientes com as publicações

Liderança do tipo Coach

Por fim, chegamos ao 5º tipo de liderança que deve ser pensada para fazer parte do seu varejo. A liderança chamada de “tipo Coach”, tem  dois focos:

  • Pessoas
  • Resultados

E ela parte do princípio que as pessoas são fundamentais para que sejam obtidos os resultados. Sendo assim, é a liderança que valoriza a comunicação, a troca honesta de ideias e informações.

É também uma liderança que exige participação de todos. Já que a líder está tão concentrada em fazer o que é melhor para a organização, ela não aceitará nada menos do que o comprometimento total dos seus colaboradores.

Essa liderança tem uma frase bem marcante que diz: “Contrate devagar, demita rapidamente” . Pois, para a líder Coach, um membro da equipe que não estiver focado 100% no crescimento geral pode ser substituído por outro que esteja. 

Esses foram os tipos de lideranças mais comuns do mercado e aqueles que você deve considerar para o seu varejo.

Agora você já sabe qual postura assumir e como procurar gestores para liderar a sua equipe de colaboradores.

Espero que o artigo de hoje tenha levantado ótimas ideias na sua cabeça. 

Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue acompanhando o Blog.

Estou sempre trazendo dicas e novidades sobre o universo do varejo e o empreendedorismo.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação