Inovar no varejo se trata de pegar o que é comum e transformar em algo novo, único e moderno. Esperamos que esse artigo seja útil para você e que cada dica possa ajudar na construção do varejo que você tanto deseja.
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1. Acredite nas redes sociais
As redes sociais são as mais importantes formas de comunicação moderna, por meio delas novos clientes podem chegar à sua loja. Estabeleça relação com o seu público e faça ele se sentir ouvido, essa atitude simples fará com que o público crie identificação com a marca.
2. Invista em tecnologia
A tecnologia tem gerado benefícios para o varejo. Por meio dos softwares de gestão, por exemplo, você consegue promover inovações em todos os processos da loja.
Automatizar as tarefas do setor de vendas pode ser a solução perfeita, ou então do estoque, do financeiro. Ela também pode auxiliar na redução dos custos, ainda atuar no aumento da produtividade e na melhoria do atendimento.
3. Desenvolva a oferta do produto ou serviço
Oferecer produtos ou serviços da mesma maneira que a concorrência é a receita para afastar a inovação. Entenda: o produto ofertado pode ser exatamente o mesmo, mas a forma de apresentar a oferta precisa ser diferente. Invista na gameficação, por exemplo, ou então utilize ferramentas de Storytelling.
Atraia a atenção do público fazendo-o enxergar valor agregado ao seu produto ou serviço. Entregue mais do que itens, roupas ou serviços. Venda grandes histórias, inclua soluções.
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4. Faça avaliações periódicas
Para saber se a estratégia está correta será preciso fazer avaliações periódicas. Responda às 3 perguntas essenciais:
- Os benefícios irão atender às minhas necessidades?
- Qual é o custo da implementação?
- Em quanto tempo vou recuperar o investimento?
O valor da inovação dirá se ela vale a pena ou não.
5. Considere o papel da inovação no varejo
Vou inovar em qual sentido e por qual razão? São duas questões que estão presentes na cabeça de todo empreendedor e talvez também estejam na sua. Em realidade, inovar por pura e simples atitude pode parecer uma solução sem praticidade.
Considere a sua posição dentro do seu mercado, faz tempo que a loja não passa por uma boa repaginada? E quanto à concorrência, como está o ritmo de inovação nela? A nossa dica é muito mais conceitual. Parte do principio que você deve mergulhar nas características que fazem da sua marca quem ela é.
Muitos escritórios poderiam dizer para inovar e ponto final. Sem qualquer apego, Contudo, sabemos que o mercado funciona de maneira diferente. Avalie a sua marca, considere as possibilidades, faça as 3 questões apresentadas no item anterior e, se desejar inovar, comece a sua inovação passo a passo.
6. Seja relevante moralmente
Está crescendo em âmbito mundial a tendência do consumo consciente. Por conta das causas ambientais, criadas para conscientizar sobre os impactos do consumo desenfreado no planeta, e também por conta das campanhas divulgadas pelas redes sociais.
O consumidor moderno tem perspectivas avançadas à respeito dos valores morais, ideologias, causas, posicionamentos e atitudes que as empresas fornecem sobre os produtos consumidos. Um cliente moderno quer mais do que comprar tênis ou fazer uma refeição. Ele quer confiar no produtor desse tênis e no chefe do prato.
Seja essa marca de confiança.
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7. Seja relevante em conteúdo
A empresa precisa ser relevante para o cliente também em questões de conteúdo. Entregando para ele mais do que produtos ou serviços, entregando informações. Só assim esse cliente sentirá confiança para investir.
Você deve usar estratégias com marketing de conteúdo para propagar a visão da marca e conquistar credibilidade com o público.
8. Faça sentido
Qualquer mudança realizada no seu negócio precisa fazer sentido para a empresa e para os clientes. Isso irá impactar o consumidor, gerando satisfação. Acompanhar os desejos, assim como as necessidades do seu público são importantes.
Oferecer produtos ou serviços de qualidade, com preço justo e respeito aos gostos do consumidor. Os ideais do seu comércio devem estar caminhando junto dos desejos do seu público-alvo.
Se o seu consumidor gosta de lanches veganos é preciso abraçar a tendência. Se o consumidor assumir determinada posição social frente à uma questão apresentada nas redes sociais, sua marca deve se inteirar sobre essas questões e buscar não ofender os clientes.
Posicionamento faz parte da inovação no varejo.
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9. Invista na experiência do consumidor
A loja precisa encantar o cliente. Mas esse cliente deve sentir sinceridade nas atitudes dos vendedores e na decoração escolhida. O gestor atua com convicção ao zelar pela aparência do ponto de venda e oferecer o atendimento com excelência. Essas são as condições essenciais quando nós falamos sobre experiência do consumidor.
Proporcionar a melhor experiência também vai maximizar as chances de fidelização. Portanto, todos os detalhes do ponto de venda precisam estar alinhados com às particularidades do público-alvo.
Por exemplo: se a loja vende produtos para jovens, convém investir em ambientes descontraídos, oferecendo atendimento prático e multichannel, pois essa geração tem forte apelo à tecnologia e irá valorizar lojas que estão ligadas nessas questões.
10. Faça a fidelização do seu cliente
Nós já sabemos, você já sabe e quem está entrando no mercado agora logo irá descobrir, fidelizar custa menos do que conquistar novos clientes. Ponto pacífico no assunto.
Mas, o que muitas empresas perderam de vista é que a inovação precisa focar, também, na fidelização dos clientes. E não penas na conquista dos novos.
Vamos dar um exemplo: você já deve ter percebido como algumas faculdades investem grandes esforços em criar promoções para conquistar novos alunos, mas se esquecem de investir na manutenção dos alunos antigos.
Esse aluno antigo então se forma, mas não usa o nome da instituição no mercado de trabalho, garantindo que faculdade jamais ganhe notoriedade pelos talentos que gera.
De um certo modo isso também ocorre nas lojas do varejo, focadas em conquistar novos clientes deixam os antigos de lado, estes, amargurados, buscam a concorrência. Inovar é manter o que é bom para buscar o que é incrível. Inovar não é desfazer, portanto, não desfaça laços.
Esperamos que essas dicas tenham levantado boas questões sobre a força e as razões da inovação. Agora chegou a sua vez de comentar, como está o papel da inovação no seu mercado e o que você espera para os próximos anos?
Temos muito orgulho de afirmar que estamos entre as empresas mais inovadores do país, principalmente dentro do retail design, se você quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.