Você sabe o que são metodologias ágeis?

A transformação no mundo do trabalho teve um início e não foi no departamento de inovação de alguma empresa. Tampouco no escritório do PMO da empresa. A verdade é que a revolução que nós vivemos começou em uma garagem, com garotos desenvolvendo softwares.

Pois lá eles criaram e incorporaram o que depois o mercado e as corporações viriam chamar de Metodologias Ágeis. 

Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas

E o que são as tais Metodologias Ágeis? 

São abordagens para desenvolver produtos com valores descritos no Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software, assinado em 2001, Utah. As metodologias ágeis defendem o planejamento adaptativo, times auto-organizados, multidisciplinares, melhoria contínua e  desenvolvimento evolucionário.

Algumas das máximas de trabalho presentes nas metodologias ágeis, são:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Interações entre os indivíduos que fazem parte de um projeto;
  • Processos de trabalho muito prescritivos prejudicam a capacidade de adaptação à mudanças;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

As duas ferramentas mais comuns de metodologias ágeis são: Scrum e Kanban. Eu já fiz uma postagem sobre o SCRUM, então vou falar brevemente sobre o Kanban.

Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise

Kanban

É um método para gestão do trabalho que usa cartões indicando cada tarefa de forma que equilibre a demanda e capacidade de entrega. Além das etapas, um sistema Kanban possui limites de trabalho em progresso, que determinam a quantidade máxima de trabalho que a equipe é capaz de executar.

O Kanban reduz o desperdício e encurta os ciclos de feedback. O objetivo é entregar no menor tempo possível e com uma certa previsibilidade.

Gostou das metodologias ágeis? Deixe um comentário e obrigada pela leitura.

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação