Você sabe o que é naming?

Talvez essa seja uma das questões mais confusas para os empreendedores, sobretudo àqueles que estão ingressando no mercado agora.

Hoje eu quero conversar sobre o naming, sua utilização, suas etapas e as facilidades que essa prática traz para a vida do empreendedor.

Veja mais: Varejo pós-pandemia: Lojas mais tecnológicas e pessoas mais humanas

O que é Naming?

Falando de maneira direta, naming se trata de transformar as características não palpáveis de uma marca em um nome. Ou seja, é a condensação de tudo aquilo que faz parte das estruturas da marca transformadas em um nome que traga na mente dos consumidores as características desejadas.

Contudo, sei que essa prática pode acabar perdendo espaço em alguns setores, sobretudo quando empreendedores gostam de colocar o nome das suas empresas com base em eventos emocionais.

Por exemplo: é comum que um empreendedor queira colocar o nome do seu negócio com as próprias iniciais, ou fazer um jogo de palavras com base nos produtos vendidos. Etc.

Entretanto, investir em uma boa estratégia de naming garante que a empresa tenha, desde a fundação, um direcionamento sólido para conquistar o público desejado e surgir no mercado como o que ela sempre desejou ser.

Leia também: Novo semestre: como proteger o seu varejo da crise

Quais são as etapas do Naming?

Por fazer parte do branding de uma empresa, o Naming funciona em etapas correlatas, elas são: 

  • Pesquisa
  • Projeto
  • Rota Criativa: descrição, sugestão, invenção, inovação
  • Construção morfossintática
  • Brainstorming
  • Filtro e aplicação da solução

Note que uma estratégia de Naming precisa obedecer diversas etapas de fluxo prático e criativo. Ou seja, o responsável pelo Naming irá revezar entre momentos de pura criação, e momentos de análise crítica dos resultados.

Dessa forma, no final do processo a empresa terá diversas opções para nomes que estão intimamente ligados com a área de atuação do negócio. Entretanto, esses nomes também serão feitos considerando-se estratégias de posicionamento e também os arquétipos regentes daquela empresa.

Ou seja, nomear o seu empreendimento é uma ciência que merece tanta atenção quanto todas as outras etapas de branding. 

Gostou do artigo de hoje? Deixe um comentário e obrigada pela leitura.

Vamos conversar

Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.

Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.

Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.

Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação