Você sabia que um logotipo tem uma filosofia ao ser desenvolvido? É isso mesmo, e hoje nós vamos conversar com você sobre essa questão.
Queremos te mostrar qual é o processo de evolução de uma logomarca e como garantir que a sua empresa tenha o “emblema correto para o que ela deseja transmitir”.
Ou seja, mostraremos a parte conceitual de como um logotipo é desenvolvido. Assim você saberá quando será preciso modificar, ou não, o logotipo da sua empresa.
Então, vamos lá!
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Como um logotipo é desenvolvido conceitualmente?
O logotipo é um signo de identificação por meio do qual o público vai identificar seus produtos e serviços em meio a um mar de concorrentes.
Quando um logo conta com um suporte de texto, chamamos o símbolo completo de logotipo. Isso significa que ele é a integração de um logo e um texto.
Por exemplo, isso fica muito claro no logo da Nike (quando não tem a palavra escrita) e em seu logotipo (quando há a união do símbolo com a palavra “Nike” escrita).
O que poucos sabem (ou dão importância) é que, por trás da criação de um logo, existe um trabalho extenso de pesquisa, um desenvolvimento que parte de pressupostos teóricos do design e da psicologia, envolvendo semiótica, cor, composição, conceito, etc.
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Para isso, um designer leva um bom tempo para chegar ao símbolo ideal, que seja bonito e funcional para a necessidade específica do cliente
Por tanto, não se apegue muito ao seu primeiro logo. Não perca meses de trabalho nele. Mas atenção: De forma alguma o subestime.
O fato de você poder utilizar uma solução mais rápida, de forma alguma indica que você deve utilizar uma solução de baixa qualidade.
Tenha a noção que não se produz um bom logotipo por menos de 2 ou 3 mil reais. Dependendo da complexidade, muito mais.
Portanto se você irá economizar no logo, tenha a certeza que está economizando no fator originalidade, em vez de qualidade.
Um logotipo mal projetado, tem o poder de te trazer problemas. Ele te gera dor de cabeça na hora de imprimir. Na hora de aplicar sobre fundos diferentes.
Ou mesmo quando você precisa reduzir de tamanho. Na verdade o que você economiza no início, gasta no futuro.
A última coisa que você quer quando está iniciando é que a sua marca seja um problema.
Que ela não seja fácil de ser identificada e ser reproduzidas em todas as mídias possíveis. Entregar a responsabilidade de criar seu logotipo a um amador, pode ser um grande tiro no pé.
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Tipografia
Quando se trata de fazer uma logo, escolher uma boa tipografia é um dos pontos mais importantes para que a logo alcance o estado da arte.
Um designer profissional tenta compreender o contexto em que a logo e o público alvo dos clientes está inserido para criar uma logo bonita, que chame a atenção e reflita os valores da empresa.
Recapitulando
- Logo: Vem do termo grego “Logos” que que simplesmente significa “Significado”.
- Logotipo: A palavra Logo como mencionado vem do grego “logos” que significa “Significado” e Tipo também vem do grego “Typos” que significa “Figura ou Forma”.
- Logomarca: Como mencionado, “Logo” = “Significado” e Marca vem do germânico “Markas” que significa “Significado”!
- Marca: Um nome, termo, sinal, símbolo ou projeto gráfico, ou a combinação de todos acima com o intuito de definir, identificar e diferenciar um produto, serviços ou empresas entre si.
Ou seja, é a empresa em sua totalidade, desde sua identidade visual a sua personalidade.
Como você viu, basicamente o logo ou logotipo é apenas uma representação gráfica da empresa, instituição, pessoa e etc. com a principal forma de simbolizar e dar referência.
Neste caso, quando você chega até um designer ou empresa de criação e solicita um logotipo e somente ele, esse será o trabalho desenvolvido!
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