Nos últimos anos, com o compartilhamento de informações online e a participação de cada vez mais profissionais nas redes sociais, trocando informações e ensinando sobre as suas profissões, muito mudou no mundo.
Por exemplo, antigamente, as estratégias e a “maneira de pensar” dos arquitetos, criativos, designers e desenvolvedores de produtos ficariam presas em seus escritórios. Nos anos 90 seria impensável para um varejista usar as estratégias criativas de um designer.
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Tudo isso mudou
Hoje, com algumas pesquisas, você é capaz de encontrar diversas estratégias e ferramentas de atuação aplicadas em outras áreas. O SCRUM do desenvolvimento de aplicativos é usado diariamente por empresas de todos os setores, e o Design Thinking também se enquadra nesse mesmo cenário.
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O que é o Design Thinking
De maneira prática, Design Thinking é aplicar “a forma de pensar de um designer”. Ou seja, orientar as suas decisões por uma mentalidade sempre focada em resolver problemas e facilitar ou encurtar processos já desenvolvidos.
As principais características do Design Thinking são:
- Empatia: foco completo na dor do cliente ou nos problemas apresentados por uma solução, deixando a empatia em destaque;
- Colaboração: designers não trabalham sozinhos, há sempre uma troca de ideias e feedbacks;
- Prototipação: o elemento mais marcante do Design Thinking, você irá dar materialidade para as ideias, transformar elas em substância;
- Inovação: um design thinker busca até mesmo novas maneiras de fazer algo que dá certo, de modo que melhore ainda mais os resultados;
- Visão do todo: para o designer thinker, o todo é mais importante que a parte, o resultado final demonstra como cada ação será orientada, não o oposto;
- Aprendizado com erros e feedback constante: projetos mudam, sempre.Independente do setor, sempre haverá uma mudança no processo e no Design Thinking essas mudanças são abraçadas e transformadas em estratégias melhores.
E você já implementou o Design Thinking na sua empresa? Deixe nos comentários.
Vamos conversar
Por fim, como eu sempre gosto de terminar, quero lembrar para você que isso não é um monólogo e todo este blog é na verdade um primeiro passo para que possamos conversar mais.
Adoraria saber a sua opinião sobre este e muitos outros assuntos. Afinal de contas, estamos enfrentando diversos desafios em comum e sei que você também busca compreender quais são as próximas tendências.
Sendo assim, entre em contato comigo e vamos marcar uma reunião.
Agradeço a sua leitura e até a próxima publicação.