Tudo o que você precisa saber sobre o Metaverso [ATUALIZADO]

Tudo o que você precisa saber sobre o Metaverso [ATUALIZADO]

O Metaverso vem crescendo nas conversas empresariais. Mais do que nunca, os empreendedores estão preocupados com os desdobramentos dessa nova tendência na tecnologia e na relação entre as pessoas e as empresas. 

Pensando nisso, nós colocamos o nosso time para pesquisar e nos comprometemos a manter este artigo atualizado.

Tem mais, também elaboramos um Manual Completo sobre o Metaverso. Com todas as informações mais relevantes sobre este tema.

Então, quer saber o que é o Metaverso e quais são as últimas novidades sobre o tema? Continue a leitura! 

Leia também: Gastar em Outubro ou esperar a Black Friday? O que os clientes estão pensando?

Tá, Metaverso??

A tecnologia está desenvolvendo mecanismos cada vez mais sofisticados para transportar o usuário para o universo digital em experiências totalmente imersivas, interativas e com alto grau de realismo.

Muito já se fala de inteligência artificial e realidade virtual e aumentada. Mas um novo conceito ainda em ascensão promete ser a grande tendência para os próximos anos: o metaverso.

Ele nada mais é do que um espaço coletivo e compartilhado na web associado a tecnologias que recriam a experiência física no ambiente digital, formando relacionamentos que são, ao mesmo tempo, online e offline.

O recurso nasce como uma estratégia omnichannel, interligando diferentes ferramentas para estreitar a relação físico-digital e aprimorar a experiência do usuário (Fonte).

E a tal da Realidade Virtual?

A realidade virtual (RV) é um ambiente gerado por um software (programas) que simula a realidade.

Para experimentá-la, são necessários alguns equipamentos, como óculos, headsets (fone de ouvido), ou até mesmo, capacetes de RV.

Dessa forma, o usuário pode ter uma experiência imersiva nessa nova camada da realidade.

Para facilitar a compreensão, eu quero você imagine aquele filme de terror que você tanto gosta, ou então, aquele videogame que marcou a sua infância.

O que você sentiria ao colocar um óculos e um headset (fone de ouvido) de RV e ter as mesmas experiências sensoriais do personagem principal? Vendo e ouvindo tudo em primeira pessoa. Fantástico, não? Isso é uma aplicação da realidade virtual.

Leia também: Halloween: por que a data é tão importante para o Brasil? 

O que podemos esperar do futuro?

Sem dúvida nenhuma, o futuro do Metaverso é de mais adeptos e crescimento.

Desde que a cultura, o modo de comunicação, o consumo de informações e também a forma de realizar compras mudaram, se tornando mais fortes no ambiente online, impulsionados principalmente pela pandemia, a necessidade de evolução por parte de empresas e o investimento no universo do Metaverso se torna inevitável.

E muitas empresas já têm investido na tecnologia, apontado por estudos publicados no portal Investing.

Como primeiro exemplo temos o caso do Facebook, com o Horizon Worlds, que vem construindo e testando mundos e comunidades em realidade virtual.

Tudo o que você precisa saber sobre o Metaverso [ATUALIZADO]

Dá para entender como vai funcionar o Metaverso?

O Metaverso tem a proposta de modificar totalmente a maneira como interagimos com o mundo digital.

Isso significa dizer que estaremos inseridos, imersos no mundo virtual. E isto seria uma modificação aguda na nossa forma de comunicação.

Sendo assim, tablets, celulares e computadores dariam lugar para uma experiência nova, onde deixaram de ser mediados por telas para sermos inseridos num espaço que seria uma espécie de realidade virtual com realidade aumentada.

O Metaverso já está sendo utilizado por várias empresas e fazendo uma projeção da sua evolução, podemos imaginar que todos aqueles que ficassem imersos nessa atmosfera teriam seus avatares personalizados para poderem se comunicar com a sua rede, trabalhar e fazer compras, por exemplo.

Em outras palavras, a construção do Metaverso sugere um mundo novo e diferente do atual, onde os usuários pudessem criar suas próprias experiências e relações com outros usuários e com outros eventos, como assistir uma partida de futebol ou negociar imóveis digitais.

Leia também: Dia das Crianças no Varejo: 5 dados que traduzem a data!

Bem-vindos à Nova Realidade do Futuro

As possíveis formas de se fazer negócio sempre se multiplicam com o avanço da internet e é claro que o Metaverso irá trazer uma nova realidade para o mundo corporativo.

Além da comercialização de bens e serviços virtuais, como por exemplo lançar uma linha de roupas virtualmente, assistir filmes, shows e teatros nesses ambientes online, o Metaverso também poderá alterar a nossa vida offline.  

A Microsoft visa a criação de um ambiente para modificar a dinâmica do trabalho, que já foi afetada pelo distanciamento social.

Videoconferências se tornaram essenciais em tempos de pandemia, mas com uma estrutura binária: ou o usuário está dentro dela ou fora dela. Assim que a reunião acaba, o usuário se desconecta e volta ao isolamento, sem outras interações com os profissionais.

No metaverso isso seria diferente: a maneira de trabalhar não estaria restrita apenas naquela videoconferência, você poderia sair da sala de reunião online, porém continuar conectado ao ambiente corporativo, andando pelos corredores e até cruzar com os colegas de trabalho na pausa para o café.   

Para outras vertentes, podemos citar o ensino e o entretenimento, que também poderão entrar para esse universo, pois literalmente o usuário poderá “estar na internet”, interagindo fisicamente com objetos virtuais.

É válido ressaltar um conceito que ganhou destaque: os “gêmeos digitais” ou “digital twins” no termo original. O conceito designa uma classe de conteúdos que representam, de forma digital, elementos do mundo real. Isso possibilita que carros, e até obras de artes, por exemplo, tenham um clone online. 

Leia também: Chegou a nossa vez de falar sobre Quiet Quitting: Demissão Silenciosa!

E como imaginamos que isso vai mudar as nossas vidas?

Imagine que você precisa fazer uma cirurgia. Ela é definitiva para que você se mantenha vivo, não há outra escolha. Mas o único médico qualificado para esse procedimento está no Japão e você, no Brasil.

Bem, a primeira solução possível para este problema seria fazer o deslocamento do médico ou do paciente, certo? No entanto, quando o metaverso for uma realidade, isso não será mais necessário.

Uma das aplicabilidades que os pesquisadores dizem ser possível para esta tecnologia é realizar cirurgias à distância através de robótica. 

Leia também: Autoavaliação na sua empresa: entenda por que é tão importante!

Fantástico, certo?

Mas esse não é o único (nem o maior) impacto que o metaverso trará.

Com o avanço da tecnologia, é muito provável que ele comece a fazer parte do nosso dia a dia e “mude a cara” das nossas atividades rotineiras:

Trabalho

Nos últimos tempos, muito se fala sobre a “gamificação”, uma transposição da linguagem dos jogos (com sua lógica e metodologia) para outras áreas, como a vida escolar ou mesmo profissional. Com o metaverso, isso ganhará mais peso.

As reuniões que acontecem dentro desta realidade poderão ganhar um caráter mais criativo, em cenários fantásticos que conversem com o tema tratado.

Tolerância

Sabemos que o preconceito, em especial o racismo, é muito presente em nossa sociedade. 

Agora imagine dialogar com um avatar que não tem nenhuma das características que nós reconhecemos?

Com a pele roxa, traços próximos ao de algum animal e nenhuma identificação de gênero, como saber quem verdadeiramente está por baixo daquela figura?

Há quem acredite que esse será um importante passo para a ruptura com esses padrões de intolerância e avanço para uma sociedade igualitária.

Fim das distâncias

Com a chegada da internet, pode-se dizer que houve um encurtamento das distâncias.

Isso porque, através de uma tela, é possível estar em todos os lugares do mundo. Mas com o metaverso, as distâncias simplesmente desaparecerão.

Ir à casa de um amigo significará conhecer o seu espaço pessoal dentro do metaverso – algo tão simples quanto um estalar de dedos.

Leia também: O Design Europeu está equilibrando o jogo x Design Americano

Inovação, tecnologia, novidades e tendências

Sabemos que para manter uma empresa competitiva é preciso correr atrás das melhores informações. Por isso, aqui na RomeroLab nós gostamos de trazer os mais diversos assuntos sobre os tópicos mais importantes para as empresas modernas.

Inscreva-se na nossa Newsletter e fique por dentro das grandes novidades do mercado.

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação