Talvez você já tenha percebido que não existe Franchising sem tecnologia, não é mesmo? Afinal de contas, as inovações estão intimamente conectadas com as franquias e o varejo em si.
Por isso, hoje quero mostrar para você como a tecnologia vem sendo utilizada para transformar as lojas e o que nós podemos aprender com isso.
Então, vem comigo!
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Por que a tecnologia é tão importante para o Franchising?
Embora seja cada vez mais perceptível aos olhos de todas as pessoas, os dados também mostram, de maneira prática, como varejo e tecnologia estão interligados.
Segundo uma pesquisa da Córtex, o setor varejista é o que mais investe em tecnologia para auxiliar os seus negócios no Brasil. Foram mais de 233,4 mil empresas avaliadas.
Desse público total das empresas, ainda, 19 mil delas investem em soluções tecnológicas pela necessidade de oferecer recursos para atender aos clientes.
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E, quanto maior for a empresa, maior será o investimento.
Essas formas de atendimento tanto podem ser relacionadas a serviços, a exemplo do desenvolvimento de aplicativos ou site, como também podem estar associadas a mais segurança na comunicação e vendas.
Dessa forma, a relação entre tecnologia e varejo passa a ser básica e fundamental.
Todos os negócios precisam adotar práticas que os permitam evoluir e se tornar empresas atualizadas.
Hiperpersonalização
Um dos pontos mais relevantes da atualidade no varejo é a hiperpersonalização.
Trata-se de um novo estágio de personalização, em que se cria mensagens, ofertas e recomendações únicas para cada cliente no tempo certo.
Ou seja, é falar exatamente com quem precisa ouvir.
É preciso oferecer o que o cliente precisa.
Para isso, é necessário conhecer bem cada consumidor, gerenciar e integrar os dados sobre eles e trabalhar uma cultura centrada no cliente.
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Otimização de processos
No geral, você obtém melhorias consideráveis nos processos internos.
O tempo para cada um é reduzido, bem como são evitados eventuais problemas que geralmente eram comuns.
Inteligência artificial
Com os avanços tecnológicos que surgem cada vez mais no mercado, um dos maiores desafios dos varejistas é aprender a usar os dados de maneira otimizada e eficiente.
Por conta disso, a Inteligência Artificial se transforma em uma importante aliada na hora de automatizar processos de trabalho, usar melhor os recursos disponíveis e ter uma visão estratégica da área de atuação.
Um bom exemplo disso está na gestão de estoque.
A partir do auxílio de ferramentas especializadas, se torna mais simples diminuir os prejuízos por falta de produtos, problemas com data de validade ou excesso de volume.
Ao ter todas as informações contabilizadas e atualizadas em tempo real, você consegue também identificar os níveis ideais de produtos para sempre fazer investimentos na medida certa.
Compras com realidade aumentada e virtual
A realidade virtual e aumentada consiste basicamente em usar realidade aumentada, ou seja, imagens 3D para criar interações entre o mundo físico e virtual.
As possíveis aplicações dessa tecnologia no varejo são diversas, que vão desde a navegação pelos produtos até a experimentação virtual.
Já existem lojas de móveis, por exemplo, que usam esse recurso via aplicativo para ajudar o consumidor a ver se os itens se encaixam em seu ambiente.
O setor de vestuário é outro que promete intensificar as experiências dos clientes com essa tecnologia.
Metaverso
O metaverso já é considerado o terceiro pilar do varejo omnichannel.
“O primeiro é o varejo físico e o segundo, o digital”, afirma Pastore.
O termo caracteriza uma expressão virtual da realidade, que permite aos consumidores interagirem entre a representação digital de si mesmos e produtos, marcas e canais.
Marcas já oferecem, via pagamento com carteiras digitais, produtos para avatares que só existem no metaverso.
“O desafio para o varejo é integrar ecossistemas que promovam a interoperabilidade de recursos, conectando os dois mundos, físico e virtual, para que os usuários transitem de maneira fluida em experiências imersivas em 3D”, adiciona.
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