As soluções sustentáveis e modernas para o varejo surgem em um momento de transição do nosso mercado. Hoje, os consumidores estão atentos aos esforços das empresas em nome do meio-ambiente.
Dados mostram que mais de 65% das pessoas se recusaria a comprar em uma loja, ou de uma marca, se elas soubessem que essa empresa não tem estratégias para conter os danos à natureza.
Por isso, trata-se de um tema tão importante. Então, vamos lá, vamos descobrir como tornar o seu varejo mais sustentável.
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Conheça os programas de Responsabilidade Social para Varejo
O Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo foi criado com o intuito de apoiar empresas e entidades varejistas a incorporar práticas sustentáveis na gestão diária dos seus negócios.
Desenvolvido pelo FGV desde 2003, o Programa é pioneiro na promoção da temática no setor varejista brasileiro.
Seus objetivos são mobilizar, capacitar, reconhecer, gerar e disseminar conhecimento sobre as práticas de responsabilidade social e sustentabilidade de empresas e entidades varejistas de todos os portes, setores e regiões do Brasil.
Por meio de suas atividades, o FGVcev tornou-se referência nacional nessa área.
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Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo
O Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo foi criado em 2003 com o intuito de reconhecer e incentivar projetos desenvolvidos por empresas e entidades varejistas de todo o Brasil.
Em seis edições realizadas (2003, 2004, 2006, 2008, 2010 e 2012), o Prêmio teve mais de 580 projetos inscritos e estimulou a implantação de iniciativas sustentáveis em todos os setores do varejo brasileiro.
As melhores iniciativas sustentáveis inscritas no prêmio foram reunidas pelo FGVcev em um banco de práticas com acesso gratuito.
Pegada corporativa mais sustentável no varejo
Além de reduzir as emissões de CO2, implementar a logística reversa, já se constata um esforço para participar de forma ativa da economia circular, o que deve ser considerado na produção da marca própria ou exclusiva.
O trabalho híbrido por exemplo, é um caminho para repensar as relações de trabalho e também o impacto da mobilidade, estresse, desperdício de tempo etc.
Isso como parte de esforços de longo alcance para incutir uma cultura de sustentabilidade de ponta a ponta.
O que inclui explorar maneiras inovadoras de facilitar a flexibilidade do trabalhador, sem prejudicar a qualidade da produção da equipe.
Para varejistas maiores, essa transição para um ambiente de trabalho combinado pode ser relativamente simples, mas para os que ainda não apostaram totalmente no digital ou com infraestrutura e ferramentas de comunicação obsoletas, o abismo de inovação será difícil de superar.
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Sustentabilidade em supermercados: uma questão estratégica
O mundo sofre com problemas ambientais há gerações, mas só nos últimos anos as consequências têm despertado maior preocupação.
Se as empresas não mudarem sua conduta diante do meio ambiente, todos sofrerão com isso.
Mas engana-se quem pensa que a sustentabilidade é facilmente aplicada nos negócios.
Por exigir mudanças internas de comportamentos e práticas regulares para minimizar impactos, esse trabalho precisa ser feito de forma regrada e contínua.
Não só isso, é necessário que as empresas estejam dispostas a cumprir com os seguintes pontos.
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Compromisso pessoal e público com o meio ambiente
Todas as pessoas que compõem o quadro da empresa devem assumir o compromisso contínuo com a sustentabilidade.
Os líderes devem estimular o avanço da economia circular, criando práticas mais verdes e dando às pessoas a responsabilidade de cumpri-las.
Além disso, devem elaborar grupos de discussão com todos os stakeholders e colaboradores para que, juntos, todos criem um caminho positivo e voltado para o bem ambiental.
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