Como conquistar resultados criativos em um mundo tão acelerado? Já notou com esse problema é tenso e traz inúmeros desdobramentos ao longo do dia? Mas há uma solução prática que pode ser utilizada hoje mesmo por qualquer pessoa: o mindfulness.
Mindfulness ou atenção plena é uma prática milenar que ganhou mais atenção nos últimos anos com a aceleração do mundo moderno.
Hoje nós temos tantas distrações que fica difícil realmente se concentrar em alguma coisa. E sem concentração não há solução profunda e bem pensada. Somente ideias rasas e comuns.
Hoje eu vou mostrar para você como o mindfulness transformou a minha vida de empreendedora e tenho certeza de que ele vai transformar a sua também.
Atenção plena diminui a ansiedade
O que é a ansiedade? Um sentimento negativo causado pela expectativa de que algo ruim possa acontecer com você. Essa sensação pode ser disparada por diversas causas, mas nos casos mais graves ela vem sem qualquer motivo aparente.
A prática do mindfulness traz alívio quase que imediato para situações de ansiedade. Tem mais, treinar regularmente a atenção plena também garante que você levante barreiras mentais contra a ansiedade desmotivada.
Claro que não se trata de uma fórmula mágica, e algumas pessoas possuem transtornos de ansiedade severos que necessitam de uma intervenção médica. Entretanto, o mindfulness pode, sim, ser um excelente aliado na luta contra esse problema tão comum hoje em dia.
Reduz os erros causados por conceitos pré-concebidos
No livro “Rápido e Devagar” o cientista prêmio Nobel Kahneman explica como nossa mente funciona com inúmeros vieses cognitivos: traduzindo, nós formamos ideias completas sobre diversas coisas antes mesmo que a mente consciente saiba do que está acontecendo.
Sabe quando você “bate o olho em alguém” e não gosta da pessoa? Este é um dos efeitos dos vieses cognitivos.
Em muitos casos, esses vieses têm efeitos negativos, pois deixam a nossa mente cheia de preconceitos, assim a vida e as relações se tornam limitadas. A prática do mindfulness demonstrou uma melhora significativa na relação entre o alarme disparado pela mente inconsciente e as ações da mente consciente.
Ou seja, após treinar muito você perceberá que muitas ideias pré-concebidas (e erradas) continuarão surgindo na sua mente, mas quando isso acontecer você terá ferramentas mentais mais fortes para organizar melhor as suas ideias e agir com base em princípios, e não preconceitos.
Auxilia na prevenção da depressão
Longe de mim querer falar em detalhes sobre o que é ou não a depressão, entretanto, a prática do mindfulness demonstrou melhoras significativas em diversos transtornos mentais: entre eles a depressão.
Pessoas que praticam o mindfulness mostram uma resiliência maior em relação aos desafios impostos pelo dia a dia. E isso tem impacto positivo na vida.
Tem mais, praticar a atenção plena também é a melhor maneira de se conectar com o presente. Estratégia fundamental para evitar os sintomas mais fortes da depressão.
Aumenta a satisfação com o próprio corpo
Esta é uma vantagem do mindfulness que mostrou resultados sobretudo entre as mulheres. A relação feminina com o próprio corpo pode ser complexa por infinitos motivos internos e externos. Portanto, saber que um exercício psicológico é capaz de trazer melhorias nessa área é um verdadeiro presente.
Praticantes de mindfulness, de modo geral, se mostram mais abertos em relação às diferenças. Isso também se expande para a forma como lidamos com os nossos corpos.
Sentir-se bem sendo quem você é muda completamente a sua vida pessoal, amorosa e profissional.
Deixa mais inteligente
Sim, o mindfulness tem impacto direto na capacidade cognitiva dos praticantes. Por manter a mente organizada, limpa e sempre em constante vigilância com o tempo presente, é comum que o mindfulness esteja diretamente relacionado com o aumento das notas dos estudantes, por exemplo.
Ao praticar a atenção plena por cerca de 3 semanas você já sente os primeiros benefícios, percebe como as informações se tornam mais claras na sua cabeça e é capaz de observar as vantagens por trás de cada novo ensinamento do dia a dia.
Diminui sua sensibilidade às distrações
Qual é o seu nível de resiliência para as distrações do dia a dia? Veja que interessante.
Toda distração tem por trás dela um desejo inconsciente por recompensas.
Vamos imaginar que você precise terminar uma apresentação para enviar ao novo cliente e alguém do seu lado abre um vídeo e começa a conversar sobre as novidades em de uma série do Netflix.
Seu cérebro então faz uma conta: qual das duas ações garante uma recompensa mais rápida: terminar meu relatório, ou ouvir sobre a série? Essa conta é tão veloz que você não tem nem tempo de notar, quando perceber já estará conversando sobre os episódios, enquanto o relatório fica de lado esperando.
É o velho teste do marshmallow. O que você prefere: comer um doce agora, ou segurar esse doce na mão por 2 horas e comer 5 doces depois? Pessoas sem o treinamento apropriado comem o doce na hora.
Praticando o mindfulness você será capaz de aumentar a sua resistência às distrações do dia a dia. É um jeito de dizer ao cérebro impulsivo: “espere, antes da recompensa de falar sobre o nosso programa favorito nós precisamos terminar isso aqui, que não traz recompensas tão incríveis, mas é importante para a vida.”
Parece até uma brincadeira, mas isso muda tudo.
Que tal: vamos praticar o mindfulness?
Espero que o artigo de hoje tenha levantado ótimas ideias na sua cabeça. Se ficou com curiosidade sobre a prática do mindfulness, prometo que vou trazer dicas de como aplicar no dia a dia da sua empresa.
Continue acompanhando o blog para obter mais dicas de empreendedorismo, vendas, sucesso e design. Estou sempre trazendo segredos e novidades sobre o universo do varejo.
Agradeço a leitura e até a próxima.