Olha, eu não sei vocês, mas eu sou do time que acredita que os bons assuntos devem ser tratados mais de uma vez. E hoje eu trouxe um tema de bastante sucesso no empreendedorismo atual: metodologia Scrum.
Para falar a verdade, abordar metodologias ágeis é algo que precisa ser feito com bastante cuidado e carinho. Já que há inúmeras certificações e profissionais que são mais do que especialistas no assunto: são verdadeiros faixas-preta.
Sendo assim, pense nas dicas que eu vou apresentar sobre Scrum como uma série de práticos e de hábitos desenvolvidos por entusiastas no assunto. Que descobriram no dia a dia uma forma muito mais ágil e moderna de executar os processos.
Muito bem, então vamos falar sobre o Scrum e como ele pode ser utilizado no dia a dia do seu varejo.
Vem comigo!
Comece pouco a pouco com o Scrum
Quando escrevi o primeiro artigo sobre Scrum, apresentando os lados positivos dessa metodologia ágil, a mensagem que mais ouvi e recebi foi: “gostamos muito do método, infelizmente estamos enfrentando desafios para colocá-lo em prática”.
E em quase todas as vezes as razões dessa dificuldade eram uma só: reformar todos os processos da empresa desde a fundação e implementar uma nova metodologia completamente diferente.
Veja, apesar do Scrum ser excelente, será muito difícil colocá-lo em prática se você tentar fazer todas as coisas ao mesmo tempo. A melhor solução é incorporar elementos um a um.
Comece com o mais importante, o Sprint, ou seja: selecione uma evolução que você deseja ver concluída e o tempo necessário para concluí-la. Pronto, depois incorpore o daily scrum, com reuniões diárias para tratar do desenvolvimento desse produto ou serviço.
Posteriormente, quando o time estiver mais maduro, você poderá selecionar os cargos e separar bem as hierarquias do Scrum. Então, vá etapa por etapa, uma coisa de cada vez.
Melhore a visibilidade e a transparência do Scrum no dia a dia
Aqui está outro grande desafio para as empresas que desejam incorporar o Scrum na sua rotina: visualização dos objetivos, das etapas e, principalmente, dos feedbacks de cada daily scrum.
O melhor que você pode fazer neste sentido é garantir que exista um quadro com todas as informações do Scrum. Neste vídeo você pode ver como criar este quadro e garantir que os dados estejam disponíveis para todos.
Outra solução é adotar um aplicativo, ou um software, principalmente se grande parte da sua equipe está trabalhando de maneira remota. Ou se existe uma parcela importante de profissionais que atuam fora do escritório (como arquitetos e engenheiros, por exemplo).
Defina Sprints com base em resultados sólidos
Essa dica é a mais importante e faz parte das bases do Scrum. Entretanto, muitas empresas insistem em colocar a metodologia ágil em prática, sem levar em consideração que ela existe apenas para priorizar aquilo que realmente traz resultados.
Sendo assim, antes de definir um Sprint tenha certeza de que o resultado (também chamado de produto ou complemento de produto) tenha um impacto fundamental.
Por exemplo, vamos imaginar a vida de um vendedor. Ele percebe que está perdendo a atenção dos clientes antes mesmo de conseguir desenvolver o seu pitch de vendas. Este profissional precisa focar na abertura, na sua conquista pré persuasão. Pode ser o tom de voz, a postura, até a forma como ele sorri, ou não.
Se ele passar horas treinando o Pitch! de vendas em si, poucos resultados vão aparecer. Já que a dor está antes mesmo dele ter a oportunidade de vender.
Isso serve também para as suas escolhas no que precisa ser melhorado nos seus produtos ou serviços. Certifique-se de que cada Sprint esteja cuidando do que é mais importante. Deixe as coisas que são “acessórios” ou melhorias futuras para outro momento.
Os papéis são importantes, mas o produto é o MAIS importante
Outra pedra no caminho de quem deseja implementar o Scrum, mas não sabe por onde começar. Muitas vezes, as empresas se perdem dividindo os diferentes papéis hierárquicos do Scrum e perdem o foco para o que realmente importa: o produto final.
Então, caso a sua empresa esteja com dificuldades para estabelecer um sistema hierárquico eficiente ao colocar o Scrum em prática, aqui vai uma dica que pode deixar muitas pessoas assustadas: ignore a hierarquia.
O mais importante é garantir que a equipe continue evoluindo, recebendo feedbacks para ajustar o curso e tenha a oportunidade de se reunir diariamente para debater o que será feito no dia seguinte e o que foi feito no dia de hoje.
Títulos e nomes pomposos são apenas para organizar os profissionais e se isso estiver atrapalhando a evolução. Então não há razão para ser implementado agora.
Se não causa efeito, precisa estar fora do Scrum
Por fim, como última dica, quero lembrar que o Scrum, assim como as outras metodologias ágeis, foca em obter resultados o mais rápido possível Baseando-se em uma filosofia de “erre sempre, erre o mais rápido possível”. O objetivo do Scrum é validar aquilo que é eficaz e descartar aquilo que não ajuda.
Então, mantenha todos os seus sentidos ligados para garantir que a sua equipe esteja sempre focada no que traz resultados para o Sprint atual. Se a questão for arrumar o estoque, por exemplo, limpar a vitrine não traz resultados. E assim por diante.
O foco e a concentração naquilo que precisa de melhorias agora trará efeitos incríveis já no curto prazo. Depois, na soma de todos os esforços, você vai notar que há um ganho muito maior em potência.
Espero que o artigo de hoje tenha trazido novas perspectivas sobre a importância do Scrum para o dia a dia das empresas modernas.
Quer saber mais sobre este e outros assuntos incríveis do empreendedorismo? Continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e análises sobre os principais lançamentos e as tendências do mercado.
Agradeço a leitura e até a próxima!