Saiba como fazer um planejamento de conteúdo para blog de varejo

Saiba como fazer um planejamento de conteúdo para blog de varejo

Sobre o que eu devo escrever, Romero? 

Pois é, você vê o dia todo dicas e mais dicas falando para ter um blog, uma rede social e “produzir conteúdo”. 

Mas o que é conteúdo, afinal de contas?

Bem, hoje nós vamos conversar justamente sobre isso. Quero mostrar para você como escolher um bom conteúdo para o seu blog e para as suas redes sociais. E com isso, ter todo o planejamento de e-mail marketing e newsletter também.

Então, muito bem, vamos começar.

Foco – dica principal 

Uma das maiores dificuldades é de como manter seu blog corporativo e não saber como impulsioná-lo a fim de ter uma grande audiência. Para conseguir manter o blog sempre ativo é necessário um planejamento mensal.

Estude todo o tipo de assunto que sua empresa pode abordar dentro das suas competências. Esses assuntos podem e devem ter a ver com a atualidade e as comemorações que existem no mês.

Os assuntos a serem abordados são chamados de pautas. Lembre-se que se sua empresa vende produtos eletrônicos, a pauta não deve ser sobre “dicas de como cuidar do seu cão”, por exemplo. Mas pode falar sobre reciclagem de materiais eletrônicos.

Não perca o foco. Com um planejamento mensal e com as pautas que conseguiu levantar em mãos, é a hora se programar.

Divida bem as publicações durante as semanas. Cuidado ao definir um planejamento de publicações diárias ou mais de uma por dia sem uma equipe dedicada.

Sua empresa tem pessoal disponível para essas atividades? Eles darão conta do recado? É comum no começo a existência de muitas pautas e a vontade de postar tudo de uma vez. Com o passar do tempo, essa procura pode começar a ser dificultada. Guarde algumas pautas para outros meses.

Visualize o que o seu cliente quer

Pense em quantas pessoas pesquisam por “casas para aluguel”, por exemplo. Sim, o volume de pesquisas é muito grande e, se por uma coincidência, esse for o seu ramo, prepare-se para uma briga contra gigantes. Isso não significa que você não possa ranquear bem, caso esse seja seu nicho. Significa que seu planejamento terá que ser ainda mais refinado se comparado com ramos menos competitivos.

Por outro lado, muitos se equivocam ao pensar que nichos menos competitivos são fáceis de trabalhar o Marketing de Conteúdo. Não é bem assim que funciona…

Tente visualizar um cenário em que os termos de pesquisa se relacionam com termos como “mineração”, por exemplo. Você vai notar que a concorrência é baixa, tirando artigos sobre minérios e curiosidades, você verá que empresas que trabalham o conteúdo como estratégia nesse nicho são poucas, só pra citar um exemplo. 

Independentemente do seu nicho ser concorrido ou não, o que importa é que seu conteúdo precisa necessariamente ser de qualidade e isso envolve responder efetivamente a dúvida de quem está pesquisando. Lembre-se que resolver um problema ou esclarecer uma dúvida sobre um assunto nem sempre significa falar por horas das vantagens de seu produto.

E quanto ao planejamento?

Definir as personas da sua marca vai muito além de conhecer informações básicas como idade e sexo. É preciso ir a fundo para conhecer características como o nível de escolaridade, hábitos e interesses.

Essas informações têm ligação direta com o tipo de conteúdo que será produzido em seu blog corporativo. Explicamos aqui o que é uma persona e como montar uma para sua empresa.

Além disso, lembre-se de produzir diferentes tipos de conteúdo, em diferentes formatos. Isso porque cada cliente está em um momento de compra diferente. Por isso, requer um conteúdo que seja específico para seu estágio na Jornada do Consumidor (seja ele de reconhecimento, consideração ou decisão).

Saiba como fazer um planejamento de conteúdo para blog de varejo

Quem é o comprador?

As personas são personagens “semi” fictícios que são criados a partir dos dados do seu público. Eles são importantes para a estratégia de conteúdo pois mostram como direcionar sua produção.

É importante não realizar a criação da Buyer Persona por achismo. Tente sempre pegar dados de clientes do passado e analisar, criando “grupos” regulares que definam um perfil. A partir disso é mais fácil fechar um conteúdo interessante.

Sabendo para quem você está criando conteúdo, você pode aplicar os conceitos de Topo, Meio e Fundo de Funil para criar um conteúdo mais direcionado.

Prontinho, com essas informações você já pode fazer a sua lista de assuntos interessantes para postar no seu blog e nas suas redes sociais.

E já sabe, para ler mais dicas como estas, continue acompanhando o nosso Blog e as nossas redes sociais. 

Agradecemos a leitura e até a próxima. 

 

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