Qual é a personalidade da sua loja? Vamos avaliar

O branding no varejo provavelmente é uma das principais formas de fazer com que a sua marca fique na lembrança do consumidor.

É através dele que você consegue deixar uma marca na mente dos clientes, trazendo mais do que imagens visuais, mas também despertando sensações quando eles pensam na sua marca.

Apesar disso, nem todo varejista dedica a atenção e o tempo necessários para desenvolver um bom branding

Mesmo porque, fazer isso exige estudo da sua loja, da sua marca e certeza de qual mensagem você quer passar para os clientes.

Pensando em te ajudar nessa busca e a melhorar a imagem que a sua marca deixará nos clientes, criamos esse artigo.

Nele você vai entender em detalhes o que é o branding, qual a sua importância e como desenvolvê-lo.

Você não vai querer perder essa chance de sair na frente da concorrência, não é mesmo?

Então vem com a gente e boa leitura!

Leia também: Cor do ano: como ela influencia a percepção dos clientes?

Nome, logomarca e identidade visual

É preciso ter um nome, logomarca e identidade visual desenvolvido por profissionais de marca e publicidade.

Devem ser feitos de forma pensada, organizada e estruturada, ou seja, deve ter sentido e fundamentação na hora escolher as cores e formas.

O designer realizou um estudo para a empresa, criando um “cartão de visitas” atrativo.

“É preciso um profissional que saiba que até a tipografia transmite mensagens.

Se não escolher uma fonte que tenha a ver com o negócio, vai gerar um ruído de comunicação”, explica o especialista.

Um negócio de comidas e bebidas naturais deve, por exemplo, apostar na cor verde para construir a sua identidade visual. Isso porque instintivamente vinculamos o verde à natureza.

Para usar outra cartela, será preciso investir muito mais em comunicação, a fim de explicar e convencer a clientela de que aquela cor e marca está relacionada à comida natural.

“Às vezes a pessoa passa por uma fachada azul, e ela ignora porque está procurando um lugar de comida natural.

Leia também: Gatilhos mentais visuais, vamos falar sobre eles! 

Então, este tipo de estudo só um profissional pode dar, e economizar nesta hora pode se tornar um problema”, alerta Renan Sousa.

Uma alternativa para quem não tem muito para investir na identidade visual da empresa, é contratar profissionais recém-formados, mas já com experiência em branding.

Marketing de influência

As redes sociais deram espaço para o surgimento do marketing de influência.

Basicamente, esse segmento do marketing utiliza os influenciadores digitais para promover os seus produtos para os seguidores deles.

Estes, por sua vez, fazem parte do público que a sua empresa deseja atingir.

Com esse tipo de estratégia, a sua marca consegue se fortalecer nesse ambiente de redes sociais.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma outra vertente que também pode ser implementada no seu modelo de negócio varejista.

Procure produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo e que desperte o interesse dos seus consumidores.

Esses conteúdos podem ser artigos no blog da empresa, infográficos, webinars, e-books, vídeos etc.

O marketing de conteúdo serve para atrair, nutrir e educar os leads durante a jornada de compra e se posicionar como autoridade nos assuntos aos quais sua empresa se dedica.

Leia também: os grandes desafios do Franchising em 2023

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Agradecemos a leitura e até a próxima! 

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