Hoje nós compilamos diversas informações que foram levantadas lá no nosso Instagram, são as principais dúvidas de design enviadas pelos nossos seguidores.
Mas, como o nosso objetivo é garantir que essa seja uma leitura leve e direta. Resolvemos reformular o conteúdo e apresentar ele em forma de artigo.
Assim, você poderá obter as informações, sem precisar ficar lendo um conteúdo em forma de questionário e maçante. Combinado?
Então, vamos lá!
Leia também: Cor do ano: como ela influencia a percepção dos clientes?
O que é um bom design?
Um design bem elaborado é capaz de impactar o cliente à primeira vista, mas para isso é preciso levar em consideração uma série de elementos da loja e conectá-los com uma identidade visual que valorize a sua marca e os seus produtos.
Confira dicas que podem te ajudar a criar um design eficiente.
Leia também: Gatilhos mentais visuais, vamos falar sobre eles!
Conheça o seu consumidor
Não basta um display “bonitinho” que não se comunica com o consumidor e não atrai a atenção do seu cliente, concorda?
Uma comunicação visual agradável e inteligente deve trabalhar estratégias alinhadas com o perfil do seu público e, por isso, é fundamental que você o conheça de forma aprofundada!
Para todos os materiais de design no varejo, o principal direcionamento deve ser:
- Quem são os consumidores da loja?
- Quais os gostos e preferências deles?
- O que eles estão buscando?
- O que influencia a decisão de compra deles?
Leia também: os grandes desafios do Franchising em 2023
Como resolver a entrada da loja?
A entrada é o primeiro espaço que os clientes ocupam ao se aproximar da sua loja.
Ela também é conhecida como “zona de transição” ou “zona de descompressão”, e sua extensão varia de acordo com o tamanho do estabelecimento.
É nela que os clientes se desconectam do mundo lá fora e experimentam o que você tem para oferecer pela primeira vez.
Também é na entrada que os compradores começam a julgar se uma loja é barata ou cara, e se o ambiente como um todo (iluminação, decoração, vitrines, paleta de cores) é convidativo.
Como os clientes estão fazendo a transição para o universo do seu negócio, qualquer produto, sinalização ou cesta para compras que você deixar na entrada passará despercebido por eles.
Iluminação a favor de seus objetivos
Por meio do jogo de luzes, é possível controlar como o shopper percebe os ambientes e onde vai se sentir mais ou menos atraído.
A iluminação pode contribuir com a permanência do shopper nos espaços, incentivá-lo a ver móveis de maior distância, mais ou menos cores.
Além disso, pode alterar seu humor, estimulando-o a se sentir energético ou mais calmo para permanecer sentado.
Portanto, ela deve ser pensada de maneira estratégica para cada projeto.
“A iluminação tem um grande poder na arquitetura de loja
É importante que seja coerente e estratégica, pois ao mesmo tempo que ela pode exaltar, também pode prejudicar a visualização do seu produto e a experiência de compra.
Cuidados como tipos de luminárias e temperaturas de cor devem ser tomados para proporcionar conforto visual e evitar distorção das cores dos produtos.
O design mexe com estímulos sensoriais e contribui para aumento das vendas
Assim como a música, o design no varejo exerce um papel importante de influência nos aspectos sensoriais dos clientes. Isto acontece porque, quando bem conduzido, ele mexe com aspectos intangíveis no ambiente, como a sensação de bem-estar e leveza.
Com isso, o cliente acaba passando mais tempo em sua loja, porque se sente bem ali, o que aumenta as chances de ele ver e provar produtos que queira levar.
Além disso, também se pode iniciar um processo de identificação com a marca, o que definitivamente é uma das principais coisas que tornam um cliente adepto e simpatizante a ela.
E aí, gostou dessas dicas sobre a importância de utilizar elementos como o design no varejo para enriquecer a experiência de compra de seus clientes?
Então que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais?
Nosso Blog está de cara nova!
Utilizando os últimos recursos lançados para produção de conteúdo, nós demos um upgrade nos artigos do nosso Blog.
Agora, além dos conteúdos que você já conhece, também estamos trazendo estudos profundos sobre casos específicos.
Quer saber tudo sobre inovação, varejo, franchising, criatividade e design? Então, salve o nosso blog entre os seus favoritos e continue acompanhando as postagens.
Temos certeza de que a qualidade do conteúdo vai te surpreender.
Agradecemos a leitura e até a próxima!