O Mercado de Franchising é próspero e muito se engana quem pensa o contrário. Só nos últimos 5 anos, os investimentos nesse setor já superar os R$65 bilhões (de acordo com jornal Valor Econômico).
Então, estamos falando de um segmento que nutre e constrói marcas de sucesso.
Mas, nem só de flores é que vivem o Franchising brasileiro. Por isso, hoje nós vamos apontar os 3 maiores desafios do setor.
Queremos conversar com você sobre os problemas que afetam o nosso mercado e quais são as alternativas para resolvê-los.
Muito bem, vamos começar.
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Desafios inerentes ao mercado de Franchising
O mercado de franquias é uma das opções de negócios mais escolhidas pelos empreendedores brasileiros.
É um setor muito diversificado e que apresenta um risco menor do que os encontrados em empreendimentos inéditos.
Não quer dizer que o franchising não apresenta desafios específicos, são questões que começam a se manifestar conforme a rede cresce, e precisam ser encarados de modo estratégico.
Esses desafios podem, inclusive, se transformar em impulsionadores de crescimento e geradores de valor para franqueadores e franqueados
Em 2023, o franchising vem com uma vantagem competitiva nos negócios, por tudo que fez nesses últimos anos, e com toda a capacidade de adaptação que o setor permite.
Tivemos um crescimento muito grande em 2022 e o sistema de franquias só tem a crescer ainda mais. Temos que pensar também que cada marca tem seu ritmo de crescimento.
Tem mais, a inflação e juros altos precisam estar na conta das empresas, mas deixando um pouco de lado as condições macroeconômicas do País, o varejo, para ser competitivo, precisa ser eficiente no online e no off-line.
Programas de fidelidade também fazem parte do dia-a-dia do comerciante. E a partir desses programas, a marca vai conseguir formar uma base de dados para conhecer e interagir melhor com seu cliente.
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A comunicação em Rede
As redes de franquias costumam se comunicar com seus franqueados por meio de sistemas informais e descentralizados, como e-mail e aplicativos de mensagem. O melhor a se fazer é otimizar o fluxo de comunicação com as unidades, mas isso não acontece em todas as franquias.
A comunicação descentralizada pode resultar em perda de dados, retrabalho, duplicidade ou contradição nas informações, excesso de mensagens e falhas nas interações.
Novos modelos de franquia, que priorizam o home office, delivery ou cidades menores, devem continuar avançando, na visão dos especialistas. Só está começando.
Ainda existe muito mercado para crescimento, principalmente para os que envolvam tecnologia no modelo de negócio, como vimos em delivery ou vendas por canais digitais.
Alguns avanços em omnicanalidade foram observados ao longo dos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito para chegar a um modelo ideal, que inclua a experiência na loja física na equação.
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O setor deve passar por um novo amadurecimento na questão que envolve expansão, principalmente nas ferramentas adotadas pelas redes
Devemos observar uma maior conscientização do perigo potencial em termos e práticas como aceleração, escalabilidade e crescimento agressivo.
Os mesmos métodos já foram adotados em outras ocasiões e se provaram ineficazes para a manutenção sustentável de uma rede.
O perfil do franqueado não deve mudar, mas o foco em produtividade deve ser intensificado, bem como todo um rol de soft skills que passaram a entrar na agenda de requisitos para se abrir uma franquia.
Hard skills fazem parte dos treinamentos e podem tornar franqueados capacitados a tocar o negócio. Já as soft skills serão as cerejas do bolo, conforme o tipo de negócio e as características necessárias a cada um deles e existentes em cada candidato.
Com o encarecimento do lead de franquia, o multifranqueado pode ter um papel ainda mais crucial na expansão das redes em 2023. Isso, ele sugere, demandará uma atenção das empresas à criação de uma frente de atendimento e condições diferenciadas para este perfil.
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