Os 7 tipos de consumidores que você precisa entender

Os 7 tipos de consumidores que você precisa entender

Olá, tudo bem com você? Como você sabe, este blog trata, sobretudo, de design de varejo. Entretanto, é sempre bom lembrar que aqui nós falamos, também, de todos os assuntos que envolvem o dia a dia do empreendedorismo. Hoje então eu trouxe os 7 tipos de clientes que você precisa conhecer.

Atender bem estes clientes significa melhorar a relação da sua marca com os seus consumidores. E assim obter melhores resultados no dia a dia da sua empresa.

Então, sem mais demora. Vem ver de perto quais são os 7 tipos de clientes que você precisa conhecer e como lidar com cada um deles.

Fique confortável e aproveite a leitura. 

Leia também: Saiba tudo sobre Estoque Mínimo e Máximo: conceitos fundamentais para o lojistas

1. Iniciador

Em um primeiro momento, há o Iniciador, esse tipo de consumidor é quem irá sugerir a ideia de comprar um produto ou serviço.

Em uma família, pode ser uma criança de 9 anos que viu um comercial de um novo brinquedo na TV.

Essa criança vai pedir o brinquedo aos pais, iniciando assim um processo de compra.

2. Influenciador

Outro tipo de consumidor é o influenciador, que é tão comentado hoje em dia e deu origem até mesmo a uma nova área do marketing: marketing de influência.

Tem esse nome porque influencia a decisão de compra, literalmente falando.

Pode ser desde um amigo que mostra o quanto o seu smartphone tem um bom custo-benefício até um review sobre um prestador de serviço.

Curiosidade à parte, no Brasil, os influenciadores já se tornaram a principal fonte para tomada de decisão de compra.

Você sabia disso?

Parentes e amigos aparecem em primeiro lugar no estudo da Qualibest, seguidos por criadores de conteúdo em segundo lugar.

Então, não deixe de conferir meu artigo sobre como encontrar influenciadores no seu nicho de mercado.

Mais ainda sobre varejo: Truques de Branding para usar no seu varejo

3. Trabalhador esforçado

Esse consumidor não desanime, tenta ao máximo alcançar seus objetivos para adquirir produtos ou serviços exclusivos ou que lhe deem maior status.

Geralmente,  tem um grande conhecimento em gerenciamento de tecnologia e, portanto, compra frequentemente online. Pode realizar uma compra sem pensar e se deixa levar pelas aparências.

4. Consumidor decisor

Assim como o nome sugere, o consumidor decisor é aquele que decide fazer a compra, sem precisar ser influenciado por ninguém ou sem levar em consideração fatores externos. 

Geralmente, se o cliente é o responsável pela renda e não precisa de auxílio para efetuar a compra, ele pode ser encaixado dentro deste tipo de consumidor.

Para que você consiga entender melhor, podemos representar essas pessoas por grupos como:

  • Pais;
  • Empreendedores de pequenos e médios negócios;
  • Gestores financeiros;
  • Setor de compras.

Saiba mais: 9 Dicas para melhorar os seus feedbacks e engajar os seus colaboradores

5. Geração Z

A também chamada Gen Z é composta, em sua maioria, por pessoas no início da fase adulta, mas ainda com grande relevância nas decisões de consumo.

Também usam as redes sociais de forma maciça, mas são mais cuidadosas com a imagem que elas podem gerar, por isso, a gestão da brand persona é importante para proporcionar uma relação mais pessoal.

Esse também é o motivo para serem mais adeptas às videoconferências e canais do YouTube que transmitam conhecimento direcionado.

As celebridades e pessoas famosas não são os principais influenciadores da Geração Z, mas sim os Youtubers e especialistas que representam seu nicho ou causas em que acreditam.

Leia também: Como usar o Copywriting no Visual Merchandising da sua loja

Os 7 tipos de consumidores que você precisa entender

6. O cliente surfista

Considerado um potencial comprador, esse é um dos tipos de consumidores que podem ser convertidos em cliente fiel através de promoções em redes sociais, como o Instagram ou Facebook, blog, comunidades ou grupos.

A principal característica desse tipo de cliente é que ele começa a visitar sua loja regularmente para ver o que há de novo e, eventualmente, encontrar algo que gostaria de comprar.

Esse tipo de consumidor pode ou não estar procurando comprar, mas navega em vários sites apenas para determinar se algo lhes interessa, ou para matar o tempo.

Os surfistas navegam em alguns produtos em lojas virtuais, mas que também estão disponíveis em lojas físicas, e podem querer comparar preços ou marcas antes de comprá-los.

Dicas incríveis sobre varejo: Veja como Big Data está transformando o varejo moderno

7. Consumidor usuário

Por último, o consumidor usuário é aquele que de fato, terá posse sobre o produto ou passará a usar o serviço comprado. Importante ressaltar que aqui, ele nem sempre será o responsável pela compra de maneira direta.

No final das contas, todos nós acabamos sendo consumidores usuários ao ganharmos algo ou simplesmente quando adquirimos algo, seja por impulso ou necessidade.

Nesta etapa do processo, o consumidor estará mais dedicado à experiência do produto ou serviço para que consiga fazer a análise de qualidade e se de fato a compra valeu a pena em sua opinião.

Prontinho. 

Espero que este artigo tenha lhe dado ótimas ideias.

Quer aprender muito mais sobre design de varejo e todos os assuntos pertinentes à vida dos empreendedores? Então, continue acompanhando o Blog.

Estou sempre trazendo dicas, segredinhos e novidades sobre o universo das lojas.

Agradeço a leitura e até a próxima. 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação