Oceanos Azuis eles são para médias e pequenas empresas, ou só para as grandes

Oceanos Azuis: eles são para médias e pequenas empresas, ou só para as grandes?

As pequenas e médias empresas têm espaço nos oceanos azuis, ou a verdade é que essas oportunidades estão relegadas apenas às grandes corporações? Neste artigo eu vou conversar com você sobre este tema.


Quero contextualizar a questão dos oceanos azuis e mostrar para você a relação entre as empresas e o tamanho da oportunidade que elas têm para crescer no mercado.


Então, vamos lá, que o papo de hoje está bem legal. Fique confortável e aproveite a leitura!

Qual a diferença entre o oceano azul e o oceano vermelho?

O chamado Oceano Vermelho é um cenário extremamente competitivo. Além disso, suas condições levam a margens de lucro muito pequenas e, em alguns casos, à comoditização de produtos e serviços. Afinal, a luta acirrada entre as empresas pode transformar rapidamente toda a inovação duramente alcançada em algo obsoleto, mediante os esforços dos demais players em superar cada iniciativa do mercado.

Tanto para se oferecer um benefício valorizado pelos clientes em um patamar superior aos concorrentes, quanto para produzir com custo mais baixo é preciso um enorme esforço operacional, financeiro e de estratégias de marketing. Da mesma forma, atender a um nicho exige um profundo conhecimento deste pequeno mercado e, muitas vezes, ele não é grande o suficiente para gerar um volume aceitável de receitas.

Nesse contexto, W. Chan Kim e Renée Mauborgne escreveram no ano de 2005 o famoso livro “A Estratégia do Oceano Azul”. Ensinando a fazer o que alguns resumem como “detectar e explorar novos mercados, livres de concorrentes”, a metodologia apregoada pelos dois apresenta uma série de ferramentas. Além disso, apresenta 8 pontos fundamentais que devem ser seguidos por aqueles que desejam fugir do sangrento e competitivo oceano vermelho para navegar com muito mais sucesso pelas calmas águas de um oceano azul e próspero.

Oceanos Azuis eles são para médias e pequenas empresas, ou só para as grandes
Oceanos Azuis eles são para médias e pequenas empresas, ou só para as grandes

Estratégia do Oceano Azul: Por que adotar?

No livro A Estratégia do Oceano Azul, Chan Kim e Mauborgne listam oito vantagens da metodologia para as empresas:

Estratégia baseada em dados

A teoria do oceano azul surgiu a partir do estudo de mais de 150 ações estratégicas em dezenas de indústrias ao longo de mais de cem anos. Ou seja: não se trata de uma “modinha”, mas de uma análise científica e qualificada.

Prescreve um processo estruturado

Criar um oceano azul é um processo sistemático com etapas bem definidas, como criar o estado da arte da indústria, traçar “rotas de fuga” do oceano vermelho e identificar as melhores táticas de conversão de clientes (vamos falar sobre isso adiante!). 

Combina diferenciação e baixo custo

O oceano azul desobriga os empreendedores de escolher entre diferenciação (a entrega de valor dos produtos) e otimização de custos. Um dos objetivos dessa estratégia é criar as condições para que a empresa fomente a inovação pelo melhor custo-benefício.

Examine os setores alternativos

As organizações concorrem com seu segmento de atuação e com outros também. Para entender, imagine que Uber e Táxi são concorrentes diretos, certo? Mas além disso, empresas que oferecem aluguel de patinetes e bicicletas também podem competir, por mais que seja uma proposta diferente. O mesmo pode ocorrer com redes de cinema com restaurantes e teatros, já que são todas opções de lazer.

Como você pôde ver, a Estratégia do Oceano Azul não está relacionada, verdadeiramente, com o tamanho das empresas. Mas sim com a capacidade de percepção e ação das organizações.

Aliás, empresas pequenas costumam ter ótima resposta aos estímulos do mercado. É por isso que StartUps enxutas conseguem desbravar oceanos inteiros, antes que os colossos sejam capazes de alcançar.


Gostou do artigo de hoje? Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo do varejo.


Agradeço a leitura e até breve! 

Somos um time de profissionais especializados e apaixonados por impactar pessoas. Desde modelagem e estratégia do negócio, passando pelas criações de design (posicionamento, identidade visual, verbal e espacial, e serviço) até a implementação