Hoje eu quero falar sobre um dos assuntos que mais me encanta: as fantásticas Flagship stores.
Como você sabe, aqui na Romero somos apaixonados por Retail Design, e por essa razão, as Flagship Stores (lojas conceito) ganham as nossas atenções.
Quero explicar o que elas são, como elas transformam completamente a relação do cliente com a sua marca e como elas mudam a percepção de valor de um produto. São realmente poderosas as lojas conceito.
Então, vamos conversar sobre isso. Fique confortável e aproveite a leitura.
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Conhece uma Flagship Store?
Há duas coisas que levam a gente a fazer compras: necessidade ou desejo. Mas e se o conceito da marca e de seus produtos for apresentado de um jeito inovador, oferecendo uma experiência tão agradável que a compra ganhe outra motivação?
Isso existe: são as flagship stores, ou concept stores – termo que pode ser traduzido como “lojas-conceito”. E é tendência mundial.
Quem entra em uma ótica, por exemplo, geralmente busca um par de óculos por recomendação médica.
Porém, como a ideia já chegou ao segmento, o cliente encontra bem mais do que lentes e armações nesses lugares, pois os ambientes e o atendimento são pensados para estimular os sentidos e transformar a compra em um momento de prazer.
As flagship stores podem ser resultado da adaptação de lojas convencionais ou já nascer com essa proposta, dependendo do nível de investimento financeiro e de quão bem se conhece o público atendido.
A transformação passa por ideias simples, como perfumar levemente o local, ou pela criação de espaços específicos para o público-alvo – por exemplo, um ambiente informal para uma clientela descontraída, ou sofisticado para consumidores elegantes, entre outros perfis.
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Quais são as características das Flagships Stores?
Com a necessidade de o cliente sentir-se mais confortável e ambientado no seu espaço de compra, esse segmento valoriza recursos visuais, como ornamentação e arquitetura, explorando aspectos emocionais e sensoriais.
Para que o negócio venha a tornar-se loja conceito, o produto deve ser exposto de forma atraente, expressando originalidade.
Nesse sentido, a loja conceito diferencia-se pelos seguintes aspectos: iluminação, música, ambiente, cheiro, posicionamento do produto e atendimento personalizado.
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Tudo isso é oferecido ao público com bastante autenticidade e criatividade da loja que busca ser única e expressar novos conceitos. Ela deve apresentar as seguintes características:
Valores da marca explorados pela publicidade do produto;
- A comunicação dos valores da marca;
- Ambiente customizado;
- Novas sensações despertadas no consumidor, por exemplo, por meio da música e cheiro;
- Eventos de apresentação do produto;
- Serviços personalizados de consultoria;
- Interatividade proporcionada pelo espaço.
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Exemplos de Flagships no mundo
O conceito surgiu nos anos 1990 por iniciativa de grandes marcas. Inicialmente eram lojas temáticas buscando quebrar a frieza das lojas de departamento. A 10 Corso Como, em Milão (Itália), e a Colette, em Paris (França), foram pioneiras.
A Niketows ficou famosa depois que criou um ambiente essencialmente esportivo como seu tema. Após visitar uma loja flagship Niketows, você vai saber um pouco mais sobre a marca e sobre o universo dos esportes.
A loja flagship da Barbie possui filiais em todo o mundo. Nelas, é possível customizar uma boneca em inúmeros detalhes, vestir-se como uma ou cuidar das unhas e dos cabelos no spa construído no local. Esses lugares ainda dispõem de uma sorveteria, de um restaurante internacional e de um espaço para festas infantis.
Já na loja flagship da Levi’s, é possível ter o corpo digitalizado por um scanner, o que permite que produzam uma calça totalmente exclusiva e adequada ao corpo, que também pode ser customizado nos detalhes.
No mesmo local há uma banheira especial que permite um mergulho refrescante com a calça, depois o jeans é seco no próprio corpo contando com o auxílio de secadores.
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O que são Pop-up Stores?
Definidas como lojas temporárias que atraem os consumidores justamente pelo curto prazo que ficam abertas, as pop-up stores, destacam-se e fazem sucesso por meio de intervenções artísticas e afins.
Assim se dá o funcionamento de uma pop-up store: diferente dos empreendimentos tradicionais planejados durantes longos períodos, poucos dias ou meses são suficientes para uma loja pop-up ganhar forma.
Entretanto, diferentemente de uma loja itinerante, ela não exige continuidade; o que define seu conceito é a possibilidade de explorar um lugar de maneira momentânea, tal como seu público e o próprio potencial do negócio, sendo a grande vantagem captar e interpretar oportunidades, fazendo assim com que o consumidor, de fato, acredite em uma ideia remota e passageira a ser usufruída em um determinado tempo.
Agora que você já sabe o que são Flagship Stores e como elas mudam completamente a percepção de marca dos clientes. Que tal marcarmos uma reunião para falarmos mais sobre o design do seu varejo?
Estou disponível para conversarmos e trocarmos experiências.
Agradeço a leitura e até a próxima!