O que são arquétipos de marcas e como escolher o seu?

Arquétipos de marcas são as personalidades das empresas. Ou seja, eles determinam como essa empresa se comporta diante de diversas situações.

Sendo assim, é crucial que você saiba utilizar em os arquétipos, para que a sua empresa seja capaz de se conectar com as pessoas corretas.

Hoje nós vamos falar sobre esses arquétipos. Como são utilizados e quais são as melhores alternativas para quem deseja obter melhores resultados com branding.


Vem com a gente! 

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O que são arquétipos de marcas no design?

Pense em uma pessoa de personalidade forte e em outra que não se posiciona ou tem traços misteriosos muito fortes. 

Qual das duas tem maiores chances de ser lembrada, associada ou mencionada ao assistir a um filme, ver algum produto ou até mesmo com conversar com alguém?

Com toda certeza, é aquela que apresenta características mais marcantes ou, até mesmo, trabalha melhor o seu personal branding.

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O mesmo acontece com marcas

Aquelas que não se posicionam ou tentam abraçar uma série de causas ao mesmo tempo, só que de maneira superficial, dificilmente serão lembradas em meio a processos decisivos. 

Por isso é preciso investir em visão, valores e no arquétipo, que reúne todos esses pilares em um recorte específico.

Além de gerar reconhecimento de marca e se destacar no mercado, são criadas pontes de conexão genuínas entre a oferta do produto e o recebimento da mensagem pelo consumidor.

Pense em grandes empresas que se destacam nos seus nichos de atuação

Ao comprar uma bolsa da Chanel, você não está pagando apenas por um saco de tecido que guarda objetos. 

Existe uma essência, toda uma construção do que é ter um bem de consumo daqueles e como isso reflete no dia a dia do consumidor.

O mesmo acontece com o Starbucks, por exemplo: por que não comprar o café da lanchonete da esquina e recorrer a uma empresa que vende a mesma bebida por muitos reais a mais? 

A lista é extensa e os exemplos podem ser substituídos por centenas de outras marcas que construíram uma personalidade tão forte ao ponto de venderem um estilo de vida.

Os arquétipos, então, existem justamente para fortalecer essa essência e criar ofertas que vão além da simples necessidade de ter algo, mirando no desejo, implicações sociais e gatilhos emocionais que envolvem o ato de realizar compras específicas.

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Além disso, o impacto dos arquétipos em uma sociedade cada vez mais exigente é real

As pessoas estão se cansando de discursos rasos e disfarçados com hipocrisia quando, no fundo, o único desejo da marca é gerar vendas e lucrar em cima do seu público.

Por isso, existe um esforço geral na hora de se comunicar.

A proposta de valor é um pilar responsável por gerar identificação do público que, por sua vez, busca por marcas com propósito.

Quais são os tipos de arquétipos de marca que existem?

Depois de aprender sobre os arquétipos de marca e como eles são poderosos para melhorar a relação entre uma empresa e o seu consumidor, é hora de descobrir mais sobre eles.

No total, existem 12, que são:

  • O Inocente;
  • O Sábio;
  • O Herói;
  • O Fora da Lei;
  • O Explorador;
  • O Mago;
  • A Pessoa Comum;
  • O Amante;
  • O Bobo;
  • O Cuidador;
  • O Criador;
  • O Governante.

Selecionamos os principais arquétipos de marca para que você consiga entender o conceito e implicações práticas em uma estratégia de marketing.

O Herói

Avançando nos principais arquétipos de marca, encontramos o herói.

Destinado a mudar o mundo, esforçado, corajoso e bem “sangue nos olhos”, esse perfil é altamente produtivo e está pronto para encarar qualquer desafio que surja em seu caminho.

Nas ações publicitárias, você vai reparar na maioria das vezes um certo ar de que com o devido esforço e dedicação, tudo é possível.

A superação de falhas do cotidiano é vista de maneira muito forte como forma de vencer no final: heróis não se deixam abalar com respostas negativas ou processos que caminharam contra o previsto.

É impossível não pensar na Nike como uma das principais marcas que reforçam esse arquétipo.

Seja nas produções em vídeo ou nas imagens que estampam lojas, e-commerce, outdoors e redes sociais, existe uma sensação de esforço, dedicação e muito suor envolvido.

A força é muito bem retratada de formas sutis, mas, ao mesmo tempo, muito impactantes.

Um dos principais artifícios é o uso de “modelos da vida real” — como atletas ou figuras de superação — em meio a alguma atividade física ou com um semblante inspirador.

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