Você sabe o que é Visual Merchandising e quais são as suas funções dentro do varejo? Hoje nós vamos conversar sobre essa especialidade de dar dicas de como criar uma estratégia eficiente
Podemos pensar no Visual Merchandising como uma das camadas do Marketing. Ele aborda especificamente a apresentação dos seus produtos ou da sua loja. O Marketing é um guarda-chuva que cuida de diversos assuntos e entre eles está a parte visual dos seus produtos, da sua loja ou da sua marca.
O Visual Merchandising é o responsável por atrair a atenção do público e transforma-los em clientes. Com campanhas bem elaboradas é possível conquistar as pessoas, cativar, despertar a curiosidade e, por que não, emocionar.
Para compreender melhor as suas características e a sua aplicação, hoje nós vamos falar um pouco mais sobre Visual Merchandising. Ajudando você a elaborar melhor os seus anúncios e organizar os expositores na loja. Boa leitura!
Qual é a importância do Visual Merchandising?
Ele é uma das peças fundamentais na experiência de compra do cliente. Em outras palavras, o Visual Merchandising será uma das primeiras coisas que o público irá se lembrar depois de passar por uma loja.
Dizendo assim, é possível imaginar a importância de uma campanha bem elaborada, mas não é apenas a impressão visual que deve ser considerada. O Visual Merchandising também será responsável pela personalidade de uma marca, produto ou loja.
Em tempos de redes sociais, o público não está mais interessado em empresas frias ou sem personalidade. Cabe ao Marketing elaborar uma comunicação eficiente com o seu público, e o Visual Merchandising é uma das principais ferramentas nesse processo.
Quais são as características do Visual Merchandising?
Por definição, todas as campanhas e todos os esforços de Marketing que estiverem relacionados a imagem são definidos pelo Visual Merchandising. Mesmo que pareça óbvio, é sempre bom citar quais são as características de um Visual Merchandising eficiente.
Portanto, nós vamos criar uma lista básica de bons passos para seguir na hora de elaborar ou avaliar uma campanha de Visual Merchandising. Assim você poderá escolher bem como e com quem fechar as suas campanhas. São boas dicas e que servirão para praticamente qualquer esforço de Marketing.
Dicas de como elaborar uma boa campanha de Visual Merchandising
Comunique de forma clara
Essa é a primeira dica e talvez a que pareça mais evidente, contudo, não são poucas as lojas que ainda erram nesse sentido. A comunicação visual entre a loja e o cliente está correta? O cliente tem todas as informações que precisa? Ele parece confuso ao entrar em contato com a sua campanha?
Um cliente confuso está sempre a um passo de ir embora. É importantíssimo que todos os banners, propagandas, os expositores – e mesmo os colaboradores – estejam em harmonia na loja. As informações devem estar claras e objetivas. Se o cliente precisar ficar desvendando mistérios ou lendo nas entrelinhas, ele vai se cansar e procurar a concorrência.
Campanhas confusas, pôsteres obscuros e lojas bagunçadas são a receita certa para a desistência.
Cuidado com a apelação
Todo cliente tem uma tolerância de até onde ele aceita um Visual Merchandising apelativo e carregado. Você deve avaliar o seu público alvo e ter certeza de que as suas campanhas estão dentro dessa tolerância, ou o público irá perceber o erro.
Chamadas em cores vibrantes, anúncios ostensivos e poluição visual dificilmente funcionarão a longo prazo. Você deve sempre considerar a experiência de compra do cliente. Lembre-se: se o cliente perceber que está sendo pressionado para fazer uma compra, ele vai se retrair.
A dica de ouro é: veja sempre para quem você está comunicando. Saiba dosar as cores, e caso perceba que uma campanha não está dando certo, não tenha medo de se reinventar.
Uma loja pode começar com minimalismo e depois encontrar o seu público com propagandas mais carregadas. Saber analisar os desejos e os limites do seu cliente é um passo certo para uma campanha eficiente.
Encontre a sua personalidade
Indo no mesmo sentido da dica anterior, é preciso encontrar a personalidade da sua loja. Muitas vezes o Visual Merchandising é confundido com uma propaganda pura e simples. Isso talvez já tenha sido verdade, mas hoje o cliente está mais exigente e o varejo precisou se reinventar.
Para encontrar a personalidade, primeiro você deve analisar a experiência de compra do cliente. É importantíssimo que você faça esse exercício no lugar dele. Imagine-se entrando na loja, analisando os produtos, conversando com os vendedores.
Ao fazer isso você será capaz de avaliar quais são as qualidades e os defeitos da loja. Faça perguntas simples, como por exemplo: qual é a experiência que eu gostaria de ter? Onde está o ponto de conforto deste ambiente? O que eu mais gostei e o que eu menos gostei?
Apenas com essa prática você já será capaz de encontrar uma personalidade para a loja. Reavaliando algumas decisões, mudando a decoração e modificando a abordagem dos colaboradores.
Não fuja da tecnologia
A última dica é talvez uma das mais importantes. Procure pensar em um exemplo de sucesso em que a empresa, marca ou loja, se voltou contra a tecnologia e venceu. Não apenas isso, qualquer profissional que tenha virado às costas para os avanços da tecnologia e vencido.
Portanto, o varejo deve seguir o mesmo exemplo. Não existem razões para subir um muro e manter a tecnologia do lado de fora. É preciso se adaptar a ela e incorpora-la ao cotidiano.
Aplicativos, experiências virtuais, VR, QR Code, todas essas opções estão no mercado e todas elas serão incorporadas ao varejo cedo ou tarde. Compreender a tecnologia e saber utiliza-la em favor próprio é a opção mais seguras para quem deseja se destacar da concorrência.
Esperamos que essas dicas tenham elucidado melhor quais são as características de um Visual Merchandising eficiente. Se você gostou das dicas, não deixe de compartilhar a nossa publicação.
Caso tenha ficado com dúvidas, entre em contato conosco. Nós estamos sempre disponíveis para conversar e trocar experiências. Caso deseje saber mais sobre Visual Merchandising, acompanhe as nossas publicações, estamos sempre trazendo as melhores novidades quando o assunto é Marketing e varejo.