Imagine precisar de um grande número de ações em locais diferentes, vamos supor, lançar uma nova identidade visual para a sua marca nas lojas que fazem parte da franquia. Ou então organizar a aplicação de layout em seus pontos de venda.
A logística necessária para a execução de todas essas ações – e muitas outras – leva o nome de Rollout. O termo importado do inglês significa desenrolar, contudo, ganhou aspectos polissêmicos ao entrar no nosso mercado.
Mas o Rollout também pode abordar lojas separadas, ou ações específicas. Nem sempre ele está destinado aos trabalhos em conjunto. Um Rollout pode ser a elaboração e a incorporação de uma solução em apenas uma loja.
Hoje nós vamos conversar sobre o que é um Rollout. Mostraremos exemplos da funcionalidade e tiraremos as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é Rollout, um serviço?
Vamos por etapas, para começarmos é preciso dizer que Rollout não se trata apenas de um serviço. Utilizando a definição letra por letra, Rollout é o processo de replicar um novo conceito a pontos de venda existentes, ou na elaboração dos novos PDV’S.
Perceba que quando nós utilizamos o termo processo, a funcionalidade da ação muda de figura. Serviços são atendimentos pontuais para um problema, processos são planejamentos que abraçam diversas soluções dentro de um mesmo desenvolvimento.
Desse modo, elaborar um Rollout passa por duas etapas: o planejamento e a execução.
É importante frisar: nem todo processo de Rollout será uma reforma completa, também faz parte do que é um Rollout lidar com mudanças menores, que tenham pequenas interferências, como a reforma de uma fachada, por exemplo.
O planejamento do Rollout
Para planejar um Rollout é preciso conhecer a sua marca, fazer uma análise do mercado em que ela está inserida, conhecer a concorrência e analisar quais são os pontos fortes e quais são as áreas em uma ação é necessária.
Um Rollout é um planejamento completo de desenvolvimento da sua marca. Ele aborda várias áreas de atuação – como você verá ao longo desse artigo. Um Rollout bem executado é capaz de repaginar completamente uma loja ou até reposicionar uma marca.
“Mas você disse anteriormente que um Rollout pode ser só a reforma da fachada, agora está falando em transformação completa“. Quer transformação maior, para a experiência de compra do seu púbico, do que a reforma da fachada?!
A execução do Rollout
Se o planejamento é importante, a execução não fica por menos. Quando pensamos em um Rollout aplicado para toda uma rede de franquias, é possível imaginar como cada etapa deve ser cuidadosamente executada.
O Rollout também precisa lidar com termos burocráticos, como a documentação e a legislação, além de estar adaptado para o funcionamento das lojas, o horário de funcionamento do Shopping, as políticas para execução da obra, etc.
Quais são as atividades abordadas em um Rollout
Após falarmos sobre o que é um Rollout, é preciso dizer em quais áreas ele irá atuar, então vejamos. Lembrando que todas as ações de um Rollout podem acontecer em pontos isolados, como apenas uma loja, ou em toda a franquia.
Isso dependerá da definição do nível de intervenção nos projetos. Além de outros fatores de execução: como o horário de funcionamento das lojas, a homologação dos fornecedores, legislação local, entre tantos outros intens.
Um Rollout lida com cada etapa do processo, desde a concepção do projeto até a execução dele.
Vejamos quais são as intervenções que estão dentro do escopo do Rollout
Atualização da identidade visual
A identidade visual de uma marca é absolutamente importante para o reconhecimento dela dentro do mercado. Sendo assim, a atualização de uma identidade visual precisa da organização presente em um processo de Rollout.
Como dissemos, a atualização da identidade visual pode ser feita pontualmente, em apenas um ponto de venda. Entretanto, com ações orquestradas, também é possível atualizar toda a identidade visual da marca em diversas filiais, sem deixar nenhuma das franquias de fora.
Atualização do conceito e layout arquitetônico
Ainda dentro dos parâmetros de visual merchandising, mas já abordando elementos de arquitetura. Também é possível fazer Rollout do conceito e layout arquitetônico.
É a repaginação de toda a estética e organização espacial dos ambientes. Uma verdadeira reconfiguração.
Aqui nós temos um exemplo de Rollout executado para que você possa ter exemplos visuais dos projetos.
Atualização dos equipamentos
Um Rollout também engloba a atualização dos equipamentos utilizados pelas lojas.
Receber e expor novos produtos ou serviços
Certos produtos especiais requerem um cuidado diferente na elaboração dos expositores, está dentro do escopo do Rollout pensar nas melhores maneiras para fazer essa exposição.
Isso também serve para o visual merchandising de um novo tipo de serviço, afinal de contas, a comunicação visual será o primeiro passo para o cliente entrar em contato com os novos serviços oferecidos.
Implantação de acessibilidade
Projetos de acessibilidade precisam ser considerados com eficiência e sem que interfiram na dinâmica da arquitetura. Não é difícil nós vermos projetos de acessibilidade completamente improvisados, que além de serem disfuncionais, não colaboram para a estética geral da loja.
Utilizando as ferramentas do Rollout é possível criar projetos de implantação de acessibilidade que harmonizem com o projeto arquitetônico presente no local. Isso resultará em entradas funcionais, ideais para quem dependerá delas, sem interferir de maneira negativa no design como um todo.
O Rollout é tudo isso e ainda mais
Como nós dissemos no início do artigo, Rollout é um termo em inglês que ganhou o status de palavra polissêmica no nosso idioma, ou seja, pode significar muitas coisas.
Na dúvida, para nós, o Rollout é a capacidade de entender as suas necessidades e criar um projeto que esteja alinhado à todas elas.
Ficou com dúvidas ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, nós estamos disponíveis para sanar todas as suas dúvidas e trocar experiências. Deixe-nos explicar para você o que é o Rollout e como ele pode ajudar a sua marca.
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