O que é Merchandising?

Palavrinha simples e que está sempre no nosso cotidiano. Agora responda uma coisa, você sabe o que é merchandising? E quais são as melhores práticas para expor os seus produtos?

Saber expor os seus produtos da melhor maneira possível é um dos segredos de todo lojista, e quem cuida dessa exposição é o Merchandising, mas seja sincero, você sabe o que é Merchandising?

Algumas palavras em inglês acabam ganhando vida no mercado brasileiro e têm os seus significados transformados e expandidos. Merchandising é uma dessas palavras. Sua prática e o seu significado passa por várias etapas. Neste artigo nós vamos falar sobre o que é Merchandising e dar algumas dicas práticas de como melhorar ele na sua loja. Boa leitura!

Mas afinal, o que é Merchandising?

Merchandising é a organização e o planejamento da exposição de um produto ou marca. Dentro dele estão divididas algumas práticas tanto dentro quanto fora do ponto de venda – ou mesmo de endereços online.

Para o Merchandising é importante que o produto ou marca seja visto pelas pessoas certas no momento certo. Não se trata apenas da divulgação pura e simples, é um planejamento direcionado para a promoção de um produto.

Uma estratégia de Merchandising eficiente é capaz de oxigenar um produto que já estava ficando encostado, lançar um produto novo ou até de renovar uma loja. No varejo, o Merchandising será responsável por diferenciar a loja da concorrência, portanto, ele merece atenção especial.

Tipos de Merchandising

O Merchandising toma formas diferentes de acordo com a mídia – o local de exposição – e o público alvo desejado. Vamos resumir sobre cada um dos tipos de Merchandising para que você possa entender melhor sobre o que nós estamos falando.

Tipos de Merchandising dentro do ponto de venda

Como o nome sugere, são àqueles desenvolvidos para a utilização dentro do ponto de venda ou próximo a ele. Essas campanhas costumam possuir apelos visuais intensos – já que eles contam com a tomada de decisão do cliente no local da compra.

Entre os Merchandising dentro do ponto de venda estão:

Merchandising Visual: desenvolvido para prender a atenção do cliente e acelerar a tomada de decisão. Com esse merchandising o público será informado sobre uma promoção, uma oportunidade, algo que ele precise decidir ali, no ato.

Merchandising sonoro: esse é um tipo muito comum em hipermercados, mas que se bem utilizado também pode funcionar no varejo em geral. O cliente é informado a respeito da promoção através do sistema de som da loja. Nota: é preciso ter cuidado com esse tipo de Merchandising, a má utilização pode afastar os clientes.

Merchandising sensitivo ou de teste: esse é um segundo tipo de Merchandising que também faz um sucesso enorme em hipermercados, mas não só neles, também em perfumarias, docerias, chocolaterias, sorveterias – Humm!!! Acho que você já entendeu qual é o tipo, não é mesmo? Com esse Merchandising o cliente tem a oportunidade de testar ou provar o produto. Táctica excelente para despertar a atenção e a curiosidade do cliente.

Tipos de Merchandising fora do ponto de venda

Nem sempre o Merchandising estará evidente, também é possível criar campanhas onde o produto ou a marca sejam apenas mencionados. O objetivo do Merchandising fora do ponto de venda é tornar o produto familiar ao cliente e fazer com que esse cliente se lembre do produto ao entrar em um estabelecimento. Vamos aos tipos:

Merchandising editorial: Certamente o tipo mais comum de Merchandising fora do ponto de venda. Nessa estratégia a marca é apresentada em filmes, séries ou programas de TV. Veja bem, nós não estamos falando de uma propaganda. Você já reparou como alguns eletrodomésticos e automóveis têm as suas marcas expostas em filmes? Isso é o Merchandising editorial em ação.

Revistas, filmes, séries, influenciadores digitais, blogs, todos esses canais podem e devem ser usados como veículos para o merchandising editorial. O segredo é garantir que a promoção do produto não fique tão evidente a ponto de incomodar o público.

Merchandising visual e a propaganda: Por fim, o último tipo de Merchandising é justamente a propaganda ou os banners e outdoors que estão pela cidade. Aqui estão incluídas as propagandas de rádios, anúncios de televisão e internet. Tudo o que estiver diretamente ligado ao ramo da propaganda.

Dicas de como criar uma boa campanha de Merchandising

É preciso salientar que o assunto não se encerra em um artigo. Merchandising é um tema extenso e existem no mercado nacional diversas publicações interessantes sobre o assunto. De todo modo, para que você possa entender um pouco mais da prática do Merchandising, aqui vão algumas dicas simples:

Pense nas cores

Um erro muito comum na maioria das lojas é o varejista acreditar que os produtos novos devem ficar na frente e os mais antigos escondidos, cuidado. Antes de elaborar a sua vitrine ou o seu expositor, analise as cores dos produtos e das embalagens.

É muito importante que o seu consumidor seja levado pelos produtos de uma forma natural. Cores confusas e poluição visual geram um estresse que faz com que o público queira ir embora da sua loja o quanto antes – ou se afastar do seu quiosque. Portanto, é importantíssimo que você considere bem as cores de cada produto.

Deixe o cliente respirar

Essa dica serve tanto para o Merchandising visual quanto para o sonoro. Algumas lojas caem no erro de criar cartazes enormes e cores gritantes para chamar a atenção do cliente para uma oferta. Ou então elas utilizam o sistema de som para ficar lembrando vezes sem fim sobre o novo preço do televisor. Evite esse erro.

O público deve ser informado sobre uma promoção ou oportunidade, não surrado por ela. Metralhar o seu público com infinitas informações tornará o ambiente poluído, confuso e até – se nos permite o uso da palavra – hostil. Você não vai querer isso.

Um bom ambiente é um ambiente onde o público pode circular tranquilamente e obter as informações relevantes, sem escassez nem exagero.

Merchandising é um assunto vasto e que por vezes por se tornar muito técnico. Esperamos que com essa postagem simples nós possamos ter atendido a muitas dúvidas. Se você gostou das informações, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais.

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