Nome de loja não é só criatividade

Nome de loja não é só criatividade

Já reparou como algumas lojas possuem nomes engraçadinhos? Sempre tem uma “La Casa da Coxinha”, ou então algumas mais divertidas, como “O Senhor dos Anéis”, para lanchonetes de Onions Rings. Mas, deixa eu te falar, nome de loja não é só criatividade.

Hoje eu quero mostrar para você a lógica de Naming e por que a elaboração de um nome para a sua loja é tão importante quanto todas as outras escolhas.


Tem mais, também quero derrubar a verdade de que existem nomes “bons” ou nomes “ruins”. Você vai entender que os nomes estão muito mais ligados com propósitos, do que com “certos e errados”.

Vem comigo que nós vamos falar disso.

Nome de loja é estratégico

A escolha do nome para a sua loja é uma solução estratégica. Isso mesmo. Na realidade, o nome é tão importante quanto outros elementos, como:

  • O logotipo
  • A escolha das cores
  • A localização
  • Os produtos que serão comercializados
  • O ticket médio dos produtos
  • Etc.

O nome da sua loja faz parte das suas estratégias de branding. É por isso que alguns nomes próprios, ou nomes “inspirados em momentos da vida”, acabam causando certos problemas para algumas lojas. 


Você vai entender o que eu quero dizer mais para frente neste artigo. 

Nome da sua loja é ativo mais duradouro dela

Sua loja possui muitos ativos, mas nenhum deles é tão duradouro quanto o nome.


Aliás, um nome forte, que esteja diretamente relacionado com a aquisição de um bom público, é capaz de salvar muitas lojas de muitos problemas.

Já parou para pensar quantas vezes uma marca grande acaba cometendo erros que poderiam levar a empresa toda à falência. E o que salva? O nome.

Por isso, um nome bem alinhado com os princípios da marca é o melhor aliado de uma loja. 

O processo de construção de nome pensando em estratégia

Agora eu quero falar sobre o processo de criação de nomes para que você compreenda como o Naming pode gerar resultados impressionantes para uma marca.


E é aqui também que você vai entender por que nomes próprios nem sempre são a melhor opção (mais uma vez, eles não estão “errados”, mas podem sim estar desalinhados).

Bom, o processo de criação de um nome segue assim:

  • Imersão na marca
  • Análise da concorrência
  • Necessidades de expressão no nome
  • Criação e geração de nomes
  • Registro de marca no INPI

Agora vamos falar de cada um em separado. 

Imersão no branding da loja

A imersão é o momento onde os responsáveis pela criação do nome vão mergulhar em toda a estrutura da marca. Aqui serão avaliadas questões, como:

  • Posicionamento da marca
  • Quais são os valores da marca
  • Quais são as crenças dessa marca
  • Quais são os objetivos da marca no longo prazo
  • O setor onde a marca está inserida
  • Quais são os arquétipos que fazem parte da personalidade dessa marca
  • Etc.

Perceba que é uma visão para dentro. Temos que olhar, primeiramente, nos pontos que a marca quer expressar para si mesma. 

Analisar a concorrência do seu varejo

O segundo passo, então, é avaliar os nomes da concorrência dessa marca.

Vamos imaginar, por exemplo, uma loja de calçados esportivos. Seus concorrentes possuem nomes, como:

  • Calçados e Cia.
  • Loja dos Tênis
  • Mundo dos Calçados
  • Loja dos Calçados 
  • Esportes é aqui
  • Futebol Total

Notou? Cada nome trará em si uma porção de associações automáticas. Ou seja, quando o cliente bate o olho na loja Futebol Total ele tem uma impressão totalmente diferente da loja Calçados e Cia.

Mesmo que as duas lojas vendem chuteiras, é provável que o cliente acredite que a Futebol Total é uma loja com mais opções, ou até melhores produtos. Tudo isso sem sequer passar pela porta de entrada. 

Então, antes de colocar um nome de família na sua loja, avalie se esse nome trará as associações desejadas.

É preferível escolher um nome muito mais “genérico” e aberto, do que investir fortunas em um Naming que pode atrapalhar os seus negócios. 

Quais são as necessidades do nome para a sua loja?

Agora que já avaliamos a concorrência, chegou o momento de decidirmos o que nós queremos com o nome da loja. Ou seja, quais são aqueles sentimentos que desejamos suscitar?

Nesse momento, temos que fazer uma lista, realmente uma lista, de objetivos para o nome da loja. Essa lista deve contar orientações específicas e orientações abrangentes, vou fazer um exemplo abaixo. Mais uma vez, imaginando uma loja de calçados, vamos para a lista de necessidades:

  • Expressar artigos de luxo
  • Mostrar que trabalhamos com calçados para eventos
  • Também temos opções modernas para o dia a dia
  • Modernidade
  • Leveza
  • Bom gosto
  • Bem estar
  • Classe
  • Premium
  • Custo alto 
  • Exclusividade

Viu só? É uma lista que gera inúmeras impressões em quem vai elaborar o nome para a loja. Tem algumas coisas bem específicas, como “Mostrar que  trabalhamos com calçados para eventos”, mas também há orientações abertas, tipo “leveza, classe, Premium”.

Criação do nome da sua loja

Depois de elaborarmos a lista anterior, é hora de passar para a parte de criação de nomes.

Agora vem um segredo: geração de nomes é volume, não insight.

Todo mundo acha que um bom nome vem de uma vez na sua cabeça e gruda, como se fosse um flash momentâneo de genialidade.


Mas a verdade é que os bons nomes brotam depois de trabalho árduo. Por isso, os responsáveis pela geração de nomes devem produzir 200, 300, até 500 opções.

Algumas lojas passam de 1.000 opções antes da escolha do nome final. 

Feito esse volume tão grande, é o momento de escolher as melhores opções com base nos elementos anteriores. Ou seja, no que faz sentido para o branding, no que faz sentido para o mercado (com base na concorrência) e no que expressa os sentimentos desejados.

Por fim, é hora de registar.

Registro de marca no INPI

Finalmente, é preciso procurar o INPI e fazer o seu registro de marcas e patentes.

É nesse momento que nós vemos como a geração de nomes por volume também se torna muito especial. Já que, se não for possível registrar o primeiro nome no INPI, basta escolher o segundo, o terceiro, etc.

Fim, agora você já entende como é a criação do nome para uma loja.


Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo notícias e novidades sobre o universo do varejo.


Agradeço a leitura e até a próxima!

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