Manual Completo com todas as tendências de Design de 2023

Você sabe que aqui nós adoramos falar sobre as tendências de design, não é mesmo? E quando o assunto pode ser utilizado para trazer informações que vão fazer a diferença na vida dos nossos clientes, então a coisa fica melhor ainda.

Pensando nisso, hoje trouxemos aquele manual completo, só com as tendências que prometem transformar o nosso 2023. 

São aquelas estratégias de design que vão mudar completamente a forma como a sua empresa se comunica com os clientes.

Então, vem com a gente que vamos começar! 

Leia também: Cor do ano: como ela influencia a percepção dos clientes?

Por que entender as tendências de design para 2023?

Com o final de cada ano, vêm os anúncios da cor do próximo e quais as suas tendências. 

Esses holofotes bem pesquisados de empresas líderes geralmente abrem caminho para tendências em todos os setores, especialmente design de interiores.

A Cor do Ano 2023 da Pantone, anunciada há pouco dias atrás, é para aqueles com uma abordagem destemida e ousada para o design.

O eletrizante “Viva Magenta” (18-1750) é um tom vermelho dinâmico com alta saturação em sua cor. Embora esse tom intenso, sem dúvida, chame a atenção, também é inspirador na minha opinião.

E já que estamos com o pezinho em 2023, decidi estudar um pouco não apenas as cores que estão por vir, mas elementos de decoração que devem dominar o próximo ano, tanto no design, como na moda.

Confira aqui os principais elementos e cores que devem dominar em 2023.

Mas antes, entenda o que é pragmatismo criativo!

Eu dei uma breve descrição da situação, mas há uma definição ainda mais curta e bastante popular entre os designers que resume bem as tendências de 2022: o pragmatismo criativo.

Pragmatismo criativo é um conceito que reúne o espírito livre da criatividade e a visão prática do pragmatismo.

Em outras palavras, é uma combinação de diversão e beleza com realidade e lógica.

Neste artigo, eu vou mostrar quais são as tendências mais populares em gráfico design atualmente, e aqui está a minha lista:

Elementos que fazem uso do pragmatismo criativo:

  • Elementos 3D e 2D misturados
  • Candy colors (cores doces)
  • Design holográfico
  • Formas e fontes psicodélicas
  • Elementos visuais inclusivos
  • Ilustrações feitas a mão
  • Tons suaves da natureza
  • Fontes grandes e em negrito
  • Nostalgia
  • Antidesign
  • Fontes retorcidas
  • Formas geométricas
  • Vidro e cristais

Neste guia para o próximo ano, separamos 12 tendências de marketing, design gráfico e branding, que vão te ajudar a ficar preparado e por dentro do que esses nichos esperam encontrar em 2023.

Leia também: Gatilhos mentais visuais, vamos falar sobre eles! 

O que afeta as tendências em design gráfico?

Você sabe o que mudou mais rápido do que qualquer coisa? Nós mesmos.

Todos nós passamos por grandes mudanças desde 2019.

Consequentemente, nossas preferências e nossos gostos também mudaram…

Você não pode esperar que os usuários gostem de um produto criado e desenvolvido com base nas tendências pré-pandemia ou antes do iPhone 13.

Portanto, é preciso conferir as últimas tendências de design gráfico para modernizar o seu produto e torná-lo mais valioso.

Um certo Misticismo

No contexto do design, o misticismo engloba o uso de ícones que remetem a astrologia e ao universo dos símbolos.

Essa é uma tendência do design gráfico que tem ganhado cada vez mais força, pois usa elementos que fazem parte da crença popular como, por exemplo, os signos do zodíaco, olhos que tudo veem, yin e yang, cruz de malta, flor de lótus, corpos celestes e geometria sagrada.

E quanto ao Minimalismo?

O minimalismo está se tornando cada vez mais estendido, pois os designers estão buscando maneiras de simplificar seus designs.

Isto é feito através da remoção de elementos desnecessários, usando cores mais neutras e espaçamento simples.

O objetivo é criar designs clean e elegantes que são fáceis de entender e navegar.

Em sua essência, o design minimalista (ou minimalismo) é funcional. Sem extras, sem desperdício.

Cada elemento – incluindo formas, paleta de cores e tipografia – é necessário.

Uma forma ou forma geométrica simples recebe o poder de substituir um objeto ou ideia mais complexa. A simplicidade na forma e na composição é valorizada acima de tudo.

O minimalismo funcionou porque nossos olhos e cérebros têm apenas uma quantidade finita de atenção para dar a um design.

Ao dar aos nossos olhos menos itens para considerar, dedicamos mais atenção aos que estão lá. Isso torna o minimalismo muito versátil: de aplicativos a logotipos, embalagens e produtos impressos, não há design que não possa se beneficiar dessa tendência.

O design minimalista está em toda parte.

Leia também: os grandes desafios do Franchising em 2023

Então temos que falar sobre os Dados Personalizados

Nesta era digital de coleta de dados sem fim, não é surpresa que marcas líderes, aplicativos virais e até mesmo usuários do Reddit tenham visualizado informações pessoais de maneiras ultra compartilháveis.

Afinal, quem não gosta de aprender mais sobre si mesmo?

A prova disso é o grande sucesso que faz a tendência de “as mais tocadas em 2022” do Spotify, por exemplo.

Motion graphics e animações estão em alta

Nos últimos anos, os conteúdos de vídeo só aumentaram em popularidade, especialmente por causa de plataformas de mídia social como TikTok, Instagram e YouTube.

Podemos esperar que cada vez mais marcas criem conteúdo animado e aumentem o engajamento por meio de movimento e interatividade, substituindo postagens estáticas e banners por reels e outros conteúdos de vídeo curtos.

E os Blobs, já ouviu falar deles?

As formas amorfas de poças, chamadas de “Blob” por Philip VanDusen, estão se tornando uma tendência como um importante elemento visual dentro de um layout.

Isso pode ser usado como um campo de cores para compor e harmonizar o layout ou para mascarar uma foto ou ilustração de forma interessante.

Tudo tem uma vibe vintage

A tendência retrô vai resgatar a as ilustrações vibrantes e a tipografia volumosa e groovy dos anos 70, de quando a era disco contagiou as artes visuais.

A graça é ter uma pegada imperfeita, arredondada e até ondulada, como se os desenhos e tipos estivessem dançando.

A década foi marcada por inovações – ou melhor, transgressões – no design gráfico. São composições ousadas e chamativas, criadas com cores vibrantes.

A cereja do bolo neste tendência é usar e abusar de um contorno preto bem demarcado nas ilustras e fontes.

Os visuais nostálgicos ganharam muito espaço em 2022 e, em 2023, a estética vintage continuará alcançando novos patamares.

Reimaginar o passado por meio de apresentações criativas de informações certamente fará as pessoas terem boas lembranças.

Portanto, não se segure com os retrocessos!

Fontes Serifadas

Times New Roman, Garamond, Jenson. Essas célebres fontes têm algo em comum: a serifa. Os pequenos traços que ornamentam as extremidades das letras surgiram com as maiúsculas romanas.

Como os romanos não documentaram o seu processo de escrita, a origem da serifa é controversa.

A teoria mais aceita diz que o ornamento surgiu de forma acidental, a partir das ferramentas da escrita usadas na época: o pincel e o cálamo de ponta quadrada.

Isso quer dizer que o uso da serifa estava completamente alheio a preocupações de legibilidade.

Hoje é de senso comum que as fontes serifadas devem ser usadas em caixas de texto corrido e materiais impressos porque em teoria elas facilitam a leitura, criando linhas definidas que os olhos seguem com naturalidade.

Mas há quem discorde: existem evidências de que os leitores nem vêem as serifas, que acabam sendo filtradas pelo cérebro e passam despercebidas. Ou melhor, passavam.

A tendência para 2023 é fazer com que todos notem o maravilhoso mundo das serifas, enquanto adornam composições minimalistas.

Inteligência Artificial

Ok, esse é de longe o tema mais polêmico. 2022 foi o ano em que o mundo assistiu a Inteligência Artificial começar a gerar imagens a partir de algumas palavras em questão de segundos.

O Midjourney, o DALL-E 2 e, mais tarde, o Lensa abalaram a comunidade criativa nos últimos meses.

Um misto de empolgação e medo tomou conta e enquanto parte do povo começou a experimentar gerar todo tipo de imagem, alguns artistas começaram a trazer implicações éticas para a discussão.

O fato é: softwares de arte por IA usam enormes bancos de dados de imagens para aprender como compilar novas ilustrações a partir dos nossos pedidos.

Muitas dessas imagens de banco de dados vêm de obras de arte feitas por artistas humanos reais e seu uso não é previamente autorizado por eles.

Isso está causando reações intensas dos artistas contra a arte por IA, pois eles têm seus trabalhos supostamente explorados por softwares de IA pagos e não veem nenhuma compensação por isso.

A Artstation, uma das plataformas de arte digital mais proeminentes, viu artistas se mobilizando e pedindo que a arte por IA fosse banida dela

Apesar da polêmica ética e do medo do que acontecerá com a indústria da arte e ilustração em um futuro próximo, é inegável que a AI art é uma grande tendência e está tornando o processo de geração de imagens muito mais rápido e acessível a não-artistas de uma forma que nunca foi visto antes.

Existem muitas possibilidades a serem exploradas, mas muita discussão ainda está por acontecer sobre como usar a IA de maneira adequada e ética.

Então vamos ficar de olho nesse tema em 2023 e ver como ele evolui.

Surrealismo 3D

Em 2023 daremos adeus ao realismo e ao minimalismo e daremos boas-vindas ao surrealismo e ao maximalismo.

Em resposta ao fim da pandemia de Covid-19, os designers estão mais psicodélicos e não têm medo de fazer uma declaração, nem de ocupar espaço.

A narrativa visual ficará mais imaginativa do que nunca nos próximos anos.

Você já deve ter notado que a nostalgia está em alta e essa tendência continuará em 2023.

As ilustrações retrô coloridas serão o foco e trazem essa sensação de dias mais fáceis que tínhamos nos anos 90.

Essa tendência pega visuais testados pelo tempo do passado e os traduz para os dias atuais.

Pedras

Assim como a madeira, as pedras também devem ganhar mais espaços nos projetos de interiores.

Desde o jardim interno até a estrutura da parede, as pedras poderão aparecer com força para indicar um lar mais aconchegante e elegante.

Cores neutras e cores naturais

As cores neutras são destaques entre as tendências de decoração para o próximo ano. Um dos motivos disso é a valorização do natural e do meio ambiente.

Existem diferentes formas de apostar nessa tendência de decoração, como no uso de móveis que simulam a estética da madeira.

Além dos móveis, também dá para adotar a madeira em pisos e painéis, combinando tons quentes e ricos para criar um visual que seja mais acolhedor, sem deixar a sofisticação de lado.

Outros tons que estarão em alta em 2023 são o branco e suas variações mais claras, como o off-white e o cinza.

Tons quentes mais suaves também estão em evidência e ajudam a passar uma sensação de relaxamento e de bem-estar, como o grafite.

Questão pessoal (casas e apartamentos)

Com 2023 prestes a chegar, a vontade por mudanças atrai os olhares do público que gosta de deixar sua casa cada vez mais a sua cara.

A cozinha é o lugar da reunião em família, onde os momentos de troca acontecem enquanto cozinham, comem, trabalham ou apenas jogam conversa fora, e por isso deve ser um espaço bastante confortável e aconchegante.

Dessa forma a que sempre realiza ideias e projetos diferenciados em seus empreendimentos, que podem ser conferidas nos apartamentos e estúdios da marca, traz algumas tendências do design de interiores para as cozinhas em 2023.

As cozinhas americanas e os espaços abertos estão caindo em desuso

A ideia é tornar a cozinha um ambiente isolado, para que, ao receber visitas, não haja a preocupação em ver pratos sujos e a bagunça feita na hora de cozinhar durante a confraternização.

Os apartamentos adiantam essa tendência através de uma porta com espelho que separa a cozinha dos demais cômodos.

Assunto escuro

Inicialmente, o tema escuro estava em muitos gadgets, depois começou a migrar para as redes sociais e outros aplicativos agora usados em sites.

Para quem dá às pessoas uma escolha de 2 temas (branco e preto) ganha vantagem entre os concorrentes.

A paleta principal neste caso será escura mas não deve usar muito, tem que ser adequada e não interferir na percepção normal do site.

Visual vintage

Os looks nostálgicos, que já ocupam espaço faz algum tempo, e a estética vintage continuarão sendo uma forte tendência em 2023.

A reinterpretação do passado tem um grande apelo para a comunicação.

Como está o mercado para design de interiores?

Um reflexo importante da pandemia do Covid-19 é a maior valorização dos espaços, especialmente os residenciais. 

Desde então, as pessoas estão mais preocupadas com o conforto e a qualidade de vida, e isso está diretamente ligado ao ambiente em que vivem e trabalham. 

Sendo assim, o mercado de design de interiores tem se expandido consideravelmente nos últimos anos e tende a continuar nesse ritmo nos próximos. 

Cada vez mais pessoas e empresas buscam espaços que sejam funcionais, modernos e personalizados. 

Outro fator importante que tem gerado muita procura por profissionais da área, e que também é uma das principais tendências de design de interiores em 2023, é a sustentabilidade. 

Essa é uma pauta relevante para o mundo e que cada vez mais pessoas dão atenção. 

Hoje, os principais tipos de empresas que contratam designers de interiores são:

  • Spas, resorts e hotéis;
  • Construtoras e imobiliárias;
  • Lojas especializadas em decoração e móveis;
  • Escritórios de arquitetura e design, etc.

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Agradecemos a leitura e até a próxima! 

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